Foto: Divulgação

Oficina Comunitária Cidade da Bicicleta, em Porto Alegre

Conheça mais uma ciclo-oficina colaborativa brasileira, estimulando o entendimento e a autonomia da mecânica de bicicletas.

Oficina Comunitária Cidade da Bicicleta. Foto: Divulgação
Leia também
Ciclo-oficina comunitária Mão na Roda, em São Paulo

Mobicidade – associação de ciclistas de Porto Alegre

Com os mesmos moldes da Ciclo-oficina Mão na Roda, realizada em São Paulo, a Oficina Comunitária Cidade da Bicicleta (OCCB) é um espaço coletivo de troca de ideias, aprendizado e compartilhamento de experiências sobre mecânica de bicicleta, que acontece toda segunda-feira, em Porto Alegre/RS.

O espaço também funciona com base nos princípios do faça você mesmo, onde quem tem mais conhecimento e prática da manutenção de bicicletas passa adiante sua experiência, sem custo algum. Lá é possível ter acesso a ferramentas, estrutura e auxílio de outros ciclistas.

“A Oficina Comunitária da Cidade da Bicicleta ensina voluntariamente as pessoas a consertarem suas próprias bicicletas, gerando autonomia e incentivando a cultura da bici, graças ao trabalho de voluntários e doações de simpatizantes”, diz o blog do projeto.

A OCCB acontece toda segunda-feira, das 16h às 21h, de acordo com a disponibilidade dos voluntários para a abertura e fechamento da casa.

Espaço Cidade da Bicicleta
R. Marcílio Dias, 1091 – Bairro Menino Deus
Veja no mapa

 

Imagem: Divulgação

Seja um voluntário

Se você quiser auxiliar no funcionamento da oficina ou no compartilhamento de experiências, basta ter vontade e interesse em participar. “Não é necessário conhecimento algum de mecânica de bicicletas, nem nenhum tipo de experiência, o único requisito é a vontade de aprender e compartilhar conhecimentos e disponibilidade para estar na oficina nos horários de funcionamento.”

Entre em contato pelo blog, pelo endereço de e-mail occb@libertar.se ou apareça na casa. As Oficinas, tanto de São Paulo quanto de Porto Alegre, são mantidas basicamente por doações (não só de peças como também de materiais de limpeza) e pelo trabalho voluntário da galera.

Atualmente a O.C.C.B conta com apoio de duas bicicletarias, a Aguiar Cycles e Ciclo Regert, que fornecem peças usadas para ajudar nas atividades do espaço.

Ajude você também!


Iniciativa comum em outros países

As ciclo-oficinas colaborativas são comuns lá fora. Veja alguns exemplos:

 

Cidade da Bicicleta

A Oficina Comunitária é realizada na Cidade da Bicicleta. Quem mora ou visita Porto Alegre não pode deixar de conhecer a casa, um espaço autônomo que fortalece ainda mais a cultura da bicicleta na cidade. Criada por ativistas em 2010, a Cidade da Bicicleta fica no bairro Menino Deus (veja no mapa) e recebe pessoas que acreditam, lutam e pensam a mobilidade urbana de PoA. Também é mantida por doações e eventos realizados para levantar fundos.

O espaço serve de ponto de encontro, local para atividades, festas, reuniões e assembléias, inclusive as da Mobicidade. “A Cidade da Bicicleta abriga ainda a Oficina Comunitária da Cidade da Bicicleta (O.C.C.B.) e o escritório do Laboratório de Políticas Públicas (LAPPUS), que por sua vez possui um grupo de ativismo em prol da Bicicleta, o Cicloativos“.

Lá estão sendo realizados os encontros de articulação e organização para o 2º Fórum Mundial da Bicicleta, evento que acontece em fevereiro de 2013. Em breve mais informações aqui no Vá de Bike.

Sua cidade também já tem uma oficina nesses moldes? Avise aqui nos comentários!

4 comentários em “Oficina Comunitária Cidade da Bicicleta, em Porto Alegre

  1. ola pessoal eu infelizmente nao tenho uma bicicleta para doação muito pelo contrario eu estou precisando de uma doaçaõ de uma bicileta só que no meu caso seria para que pudesse dar continuidade no meu serviço preciso urgente de uma bicicleta para mim continuar trabalhando desde ja obrigado se alguem puder me ajudar só nao estou trabalhando ainda por falta de uma bicicleta

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Bom dia pessoal,
    Muito boa iniciativa,quando eu for à Porto Alegre com certeza irei conhecer a oficina,sou morador em Maceió-AL,gostaria de saber de vocês, onde consigo comprar uma chave para sacar movimento central(minha bike é uma scoot scale 50)? É uma chave estriada de 2″ com haste,pagamos caro pela manutenção deste serviço tão simples,infelizmente existe um lobe que não se vende esse tipo de ferramenta para usuários,somente para logistas,no mais caso alguém possa me ajudar nessa garimpagem eu agradeço!
    Saudações a todos

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *