Márcia Regina de Andrade Prado | 17/11/1968 - 14/01/2009

Motorista que atropelou Márcia Prado continua dirigindo e não será preso

Motorista que matou Márcia não poderá ser preso. MP busca pena alternativa, para ‘condenação emblemática’.

Márcia Prado
Promotor afirma que o motorista que matou Márcia agiu com imprudência e tocou o guidão de sua bicicleta.
Leia também
Motorista, cuidado: uma “fina” pode resultar em morte

Saiba quem foi Márcia Prado

14 de janeiro de 2009 – um dia que não será esquecido

Relatos das ruas, pela própria Márcia Prado

Ghost Bikes de São Paulo

O processo contra o motorista de ônibus Márcio de Oliveira, que atropelou e matou a ciclista Márcia Prado na Av. Paulista, em janeiro de 2009, se arrasta há mais de quatro anos. Finalmente há novas informações, embora possam não ser exatamente a notícia que muitos ciclistas gostariam de receber.

Oliveira não será preso. “Como ele agiu de forma culposa (sem intenção), é réu primário e ostenta bons antecedentes, não é caso de encarceramento”, esclarece o promotor Roberto Livianu, do Ministério Público. Mas o promotor entende que o motorista agiu com imprudência e está decidido a buscar uma “condenação emblemática”.

Relembre o caso
Em janeiro de 2009, Márcia Regina de Andrade Prado foi morta por um motorista de ônibus, em plena Av. Paulista, enquanto se deslocava a trabalho em sua bicicleta. As notícias chegavam aos poucos e, a princípio, nos recusávamos a acreditar que fosse mesmo ela a vítima (leia aqui um relato desse dia). Márcia era uma ciclista experiente, que sabia pedalar nas ruas e que defendia uma cidade mais humana para todos.

Era signatária do Manifesto dos Invisíveis, que afirma que não precisamos de ciclovias na cidade toda para que a bicicleta se torne viável: só precisamos de respeito dos motoristas e aceitação da bicicleta como veículo, com o mesmo direito de uso das ruas que os automóveis.

Ciclista pagou com sua vida pela imprudência do motorista

De acordo com o portal Terra, o MP concluiu que o ônibus “acelerou e avançou na faixa” para ultrapassar Márcia, acertando o guidão da bicicleta e fazendo com que a ciclista fosse parar debaixo da roda traseira. “Ele claramente agiu com imprudência e fez um movimento muito brusco, que derrubou a ciclista e a matou”, afirma Livianu.

“Pedi a substituição da pena de privação de liberdade por prestação de serviços à comunidade. Ele deve se engajar com a associação dos bicicleteiros em um projeto social e se submeter a um curso, em que vai repensar a questão da postura do motorista com o ciclista. Pedi também a suspensão da carteira de habilitação por cinco anos”, afirmou o promotor ao portal Terra.

“Ele claramente agiu
com imprudência e fez
um movimento muito brusco,
que derrubou a ciclista
e a matou”

Atropelador continua dirigindo

Roberto Livianu buscou possibilidades de cassação do direito de exercer a profissão de motorista de ônibus, mas concluiu que isso não é possível. Márcio Oliveira continua trabalhando na empresa, mesmo depois de atropelar e matar Márcia.

“Eu achei lamentável que a empresa não o demitiu. Porém, não existe no Código Penal a punição de perda do exercício profissional, me dediquei bastante a examinar as hipóteses legais para esse caso. Acho que o que fica é que esse tipo de conduta pode produzir gravíssimas consequências para o motorista. Se a condenação ocorrer, ela será emblemática”, declarou o promotor, na mesma reportagem.

Qual pena alternativa você daria ao atropelador de Márcia Prado?

Passar os sábados no setor de acidentados de trânsito do Hospital das Clínicas? Pedalar na pista local da Marginal, para sentir na pele as ameaças dos colegas de profissão? Participar de atividades que ajudem iniciantes a andar de bicicleta nas ruas?

Deixe sua sugestão nos comentários da página. Mas, por favor, não sugiram “ser atropelado por um ônibus”. Vamos debater alternativas factíveis e que serviriam não apenas como medida educativa para o motorista mas também como exemplo para os demais motoristas que não se importam com a vida dos ciclistas nas ruas.

Está aberta a discussão. Qual pena poderia seria educativa e justa para o motorista que atropelou Márcia Prado?

32 comentários em “Motorista que atropelou Márcia Prado continua dirigindo e não será preso

  1. Vocês conclamam os “rigores da lei” porque nenhum de vocês é o réu! Ficam aplicando “sentenças” sem terem preparo para isso! A verdadeira sentença já foi dada: 3 anos e 6 meses, convertidos em prestação de serviços comunitários e suspenção da CNH por igual período! É isso, a medida do JUSTO, se excesso nem falta! Simples assim!

    Thumb up 0 Thumb down 1

  2. Por oportuno: noticia-se que motoristas de ônibus que atropelaram/mataram ciclistas nos últimos dias na cidade do Rio de Janeiro serão processados por homicídio culposo. Em dois casos, faz-se, S.M.J., uma injustiça: um menino atropelado ia pela calçada quando, dito por ele mesmo (assisti em reportagem), o cadarço do seu-dele tênis prendeu no pedal, o que fez com que ele caísse na pista de rolamento no exato momento em que passava o ônibus. Noutro caso, na Avenida Suburbana, um ciclista desceu uma rua transversal, ia cruzar a pista e chocou-se na lateral dianteira do ônibus, que ainda tentou desviar. Tristes ocorrências, mas não por culpa dos motoristas. Certo é que muitos ciclistas são irresponsáveis (não obedecem leis de trânsito, entendem, da mesma forma que os motociclistas, que o respeito a eles deve ser incondicional, …) e que que muitos motoristas de ônibus não respeitam ninguém (sinais, pedestres, ciclistas, outros carros, ..) e dirigem agressivamente, acham-se os donos das ruas (querem colidir, matar, ferir, parecendo quererem se vingar de quem está de carro ou aparentemente passeando, curtindo ou não trabalhando. Já vi acidentes de ônibus em que ficou bem claro que os motoristas dos mesmos deixaram acontecer (prazer mórbido!). Se culpa for dos outros, muitos deles deixam acontecer! Num outro caso, da Avenida das Américas, o ciclista cruza a pista lateral logo à frente de uma agulha (ele imaginou, de forma falha, que o ônibus seguiria trafegando pela pista principal), quando o ônibus toma a agulha e o atropela na pista lateral (o motorista do ônibus, principalmente por ser – ou deveria ser – profissional, deveria imaginar a possibilidade de o ciclista incidir em tal erro de raciocínio), podendo-se concluir, assim, por imprudência de ambas as partes, mais agravada em relação ao motorista – nenhum dos dois sabia o significado prático de Direção Defensiva. Imprudência (que junto, ou não, com negligência e imperícia, é um dos elementos formadores da culpa), significa, conforme dicionário: 1 Falta de prudência, de cautela; [ Antôn.: cautela, cuidado.] e 2 Ato impensado, irresponsável; IRREFLEXÃO [ Antôn.: ponderação, reflexão.] Quase ninguém conhece ou está interessado em conhecer ou praticar a legislação de trânsito, muito menos ainda nas partes relativas às bicicletas, principalmente a observação de distância lateral de 1,5 metros na ultrapassagem de bicicletas. O ciclista é frágil e exposto, naturalmente, pode se desequilibrar ou ser atingido, e ser atropelado por qualquer um veículo próximo, até mesmo por aquele que o desrespeitou. No caso da ciclista morta e objeto da matéria, tanto a empresa que não demitiu o motorista quanto o mesmo (culpado) que não se demitiu comprovam o baixo apreço que eles têm pela vida humana, daí porque deveriam ser exemplarmente punidos, a empresa em termos financeiros e o motorista com prisão.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Se a Marcia fosse da minha familia e eu sei que o cara está dirigindo impune por ai, eu não vacilava: sentava o dedo nele. Se a justiça não se faz pelo caminho certo, eu faria pelo caminho do chumbo.

    Thumb up 0 Thumb down 1

    1. Se fosse da sua familia ? A Márcia é da nossa família, uma segunda família em que todos compartilhamos. Podemos fazer manifestação na frente da garagem da OAK Tree onde trabalha e conversar com os donos para verificar que providencias estão fazendo para que não se repita. Treinamento para motoristas, e cobradores ( Ponto sego claro ).
      Eis algumas notícias da OAK Tree ( Google meus caros ):
      Atropelamento de ônibus (2005) http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1811200528.htm
      Paralisação: http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/04/24/onibus-da-oak-tree-voltam-a-circular-mas-categoria-mantem-reivindicacao/
      Excesso de velocidade: http://www.onibus.blog.br/?tag=excesso-de-velocidade
      Se ir procurando notícias em torno do consórcio ou da empresa OAK Tree, vai encontrar que a operação desta empresa é questionável. Não é somente isto, lembra que houve uma máfia controlando as companhias ? Será que não há irregularidades ainda que está somente posto debaixo dos panos ? E a exemplo de estacionamentos que apenas 8% estão com o alvraá em dia. Que diria as companhia de ônibus. Podemos estar em cima de um barril de pólvora, que precisa ser desarmado. A melhor forma é ir denunciando e reclamando, quanto mais gente fizer isto melhor, porque não vão poder intimidar uma multidão. E com esta pressão podemos ir ditar os termos, negociar melhores formas de trabalho para estas empresas.
      E olha só temos um blog do ponto de ônibus, que podemos usar em conjunção com os nossos esforços. O segredo é integrar com outros problemas, assim podemos ter soluções que atendam as árias partes da sociedade, em maior número (MASSA CRÍTICA) podemos melhorar as condições para ciclistas, pedestres, moradores, …
      http://www.onibus.blog.br/?p=2159
      Quer atirar a primeira PALAVRA ?

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Não acredito em prisão.. de que adiantaria ser preso? mas acho que não poderia mais ter a licença para dirigir, teria que prestar serviços à comunidade por uns 5 anos e gostei da ideia de pedalar em avenidas e sentir na pele o que os escrotos como ele fazem no trânsito com os ciclistas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Pena alternativa, pra mim, é o equivalente judicial a velha desculpa feminina da dor de cabeça.

    O cara vai lá, cumpre a tal pena alternativa, e aí? Mudou algo na mentalidade dele? No minimo vai perder um churrasco de família, um aniversário, vai chegar mais tarde em casa e ter de esquentar a comida do jantar no microondas… só, mais nada.

    Tinha era que ia pra cadeia mesmo, sentar no chão frio e tomar sol 1 hora por dia pra aprender… pena alternativa só serve pra Justiça não sair tão feia na foto pra dizer que tá punindo quando, na verdade, tá é rindo da cara da gente.

    Thumb up 0 Thumb down 2

    1. Cada um de nós tem um ponto de vista e infelizmente nenhum deles é o que de fato vai acontecer. O cara ta livre.

      Apenas para defender meu ponto de vista referente a pena alternativa, pra mim o cara deveria ficar no meio da avenida da praça da Sé catando bituca de cigarro, mas ele deveria estar vestido com roupa Laranja, Rosa, Verde limão, sei la, um uniforme chamativo com os dizeres “Pena Alternativa” ou sei la “Preso n.2”. Quero ver alguém jogar bituca depois disso.

      Ou, no caso desse cretino, deveria (PRO RESTO DA VIDA) frequentar hospitais (QUALQUER UM LONGE DA RESIDENCIA DELE) e em horários variados para poder ver o que acontece quando alguém é atropelado. Ao termino do turno que no meu ver pode ser 2 hrs diárias, mas ao término do DIA ele deve fazer um resumo do que viu e do que aprendeu e do que sente (min. 500 palavras).

      Por o cara no chão frio, sozinho numa cela acho a maior besteira por que não vai aprender nada, e se estiver com outras pessoas é pior, vai virar mulherzinha vai ficar com raiva e não vai aprender nada.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  6. devia passar, pelo menos, uma x por semana no setor de acidentados das clinicas, tb devia ser obrigado a fazer e dar curso de proteçao ao ciclista e pedestres e tb dar aula de como aprender a pedalar no bike anjo!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Se ele não será preso, creio que passar 12h (período de plantão) em todos os sábados por 3 anos no setor de acidentes de trânsito do HC ajudaria ele a refletir sobre a sua “imprudência”, mas, além disso, ele deve fazer um trabalho comunitário (paralelamente ou após este período) como ajudar na operação ciclofaixa aos domingos, ou participar em trabalhos em comunidades, ex: ensinar crianças carentes a andar de bike, etc.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Deveria ficar impossibilitado de dirigir veiculos de grande porte como onibos caminhões e afins. vai perder o emprego, ora arruma outro a Marcia não teve opção!

    Abraços

    Wilson

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *