Envie suas sugestões para uma São Paulo mais ciclável – últimos dias!

Foto: Willian Cruz

Foto: Willian Cruz

Desde abril deste ano, várias reuniões tem sido realizadas pela prefeitura de São Paulo para a revisão do Plano Diretor Estratégico. A última foi realizada no dia 27/07, mas o prazo para propostas e sugestões vai até o dia 31 de julho (quarta-feira).

É muito importante que nós, ciclistas, pressionemos o poder público pedindo a melhoria de condições de mobilidade!

Siga estes passos

Para solicitar infraestrutura cicloviária, por exemplo, o caminho é este:

1Clicando neste link, entre na opção do meio (Formulário de Proposta)

2Preencha nome, e-mail e CEP

3Na tela com doze opções, selecione a opção 2: “melhorar a qualidade do transporte coletivo público e as condições para ciclistas e pedestres reduzindo congestionamentos”

4Selecione “Investimentos prioritários”, é onde está a questão da mobilidade

5Escolha “Sistema viário (ruas, avenidas, etc)”

6A próxima tela perguntará se  isso é para uma região exclusiva ou para a cidade toda. Vai depender se sua proposta é apenas para uma avenida ou região ou se é para toda a cidade.

7Finalmente, surge uma tela com uma área para digitar sua solicitação/sugestão.

Muita coisa para pedir?

Ótimo. Mas faça uma solicitação nova para cada proposta que for enviar. Quebre temas complexos em várias solicitações.

Você também pode usar o mapa colaborativo, veja aqui.

Não deixe de participar!

Quanto maior o número de pedidos, mais chances de mostrarmos que existe uma real demanda para a melhoria da mobilidade urbana por bicicletas na cidade.


3 comentários para Envie suas sugestões para uma São Paulo mais ciclável – últimos dias!

  • Luciano

    William, fiz uma sugestão que acho que não é nova, mas não sei porque ainda não foi implementada (ou ao menos testada). Acho que deveriam criar corredores exclusivos para bicicletas em vias secundárias, suprimindo-se a faixa de estacionamento (ou Zona Azul). O corredor não precisa ser permanente, podendo funcionar das 7h00 às 20h00, por exemplo. Creio que o benefício para o transporte público, mais que compensa o transtorno pela perda de algumas vagas para estacionar, que acabam beneficiando poucas pessoas. Isso certamente vai estimular o uso da bicicleta, uma vez que um dos argumentos mais comuns contra o uso é o receio de dividir a rua com os carros. Além disso, não haveria interferência no fluxo atual do tráfego, já que a faixa não é utilizada para deslocamento atualmente. É uma medida que requer baixo investimento e de fácil implementação, e que pode ser revertida facilmente caso não tenha resultado. Um grande abraço e parabéns pelo site.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Cícero Soares

    Enviado: Para toda a cidade, “implementação de “acalmamento de tráfego”, reduzindo-se em 10 km/h os limites em vias com máxima de 50 e 60 km/h, para se tornar possível o compartilhamento (bicicleta e veículos motorizados) seguro no sistema viário. Obviamente, com as devidas e ostensivas sinalização (vertical e horizontal) e fiscalização.”

    Hum, pensando nessa sugestão da Rachel: “Quebre temas complexos em várias solicitações”… É, vou reforçar essa solicitação para pontos específicos dos meus trajetos habituais (ou nem tão, mas ainda bem conhecidos). Não só com redução de velocidade, também com solicitações de trechos de ciclofaixas e/ou ciclovias (onde não for conveniente o compartilhamento, mas, hum, convenientemente integradas a ele).

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Rosana

    Este site é um espetáculo! As organizações aqui do DF têm trabalhado muito também! Creio que seus textos são inspiradores das ações em prol do transporte por bicicleta para todo o Brasil.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>