Alguns trechos nem parecem São Paulo. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação

Pista nova da Ciclovia Rio Pinheiros deve ser inaugurada até o início de março

Veja em fotos como estão a via e os acessos que servirão de alternativa à interdição da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, para obras do Monotrilho.

Alguns trechos nem parecem São Paulo. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação
Alguns trechos nem parecem estar em uma área tão urbanizada da capital paulista. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação
A passarela da Ponte João Dias foi cercada por grades. Foto: Pscycle
A passarela da Ponte João Dias foi cercada por grades. Foto: Pscycle

As obras da pista nova da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, já estão bastante adiantadas, como mostram as fotos desta página (clique para ampliá-las). A nova via pavimentada, na margem oposta do rio, já está praticamente pronta – e os acessos a ela também. Apesar do prazo previsto ser até o final de fevereiro, alguns detalhes que necessitam de ajustes podem demandar alguns dias a mais, adentrando o mês de março. A data oficial deve ser divulgada nos próximos dias.

A ciclovia nova, com cerca de 8 km de extensão, vai da Ponte Cidade Jardim até a Ponte João Dias, servindo desvio para que os ciclistas não sejam impedidos de circular durante as obras do Monotrilho (Linha 17-Ouro do Metrô), que está sendo construído sobre a pista antiga. A nova via não será pintada de vermelho, sendo mantido o pavimento em asfalto.

Acessos

Escadaria da Ponte João Dias, dando acesso à pista antiga da ciclovia. Perceba as canaletas nas laterais. Foto: Pscycle
Escadaria da Ponte João Dias, dando acesso à pista antiga da ciclovia. Perceba as canaletas. Foto: Pscycle

Para acessar o novo trecho, a Ponte Cidade Jardim foi adaptada para que os ciclistas possam transpor o rio, ganhando também acessos externos que permitirão entrar na ciclovia a partir dali. A outra transposição fica na Ponte João Dias, que teve uma passarela de pedestres inativa aproveitada para essa função.

Infelizmente, não foi feito acesso externo na Ponte João Dias e a passarela foi cercada por grades, para impedir a entrada/saída por ali. A preocupação é que os ciclistas fossem colocados em risco ao cruzar as diversas faixas de rolamento para chegar à passarela, que se encontra bem no meio do complexo de pontes. O viário no local é inóspito a pessoas a pé ou de bicicleta e o comportamento dos motoristas é bastante agressivo, pois a quantidade e largura das faixas incentiva o excesso de velocidade.

Apesar dos pedidos dos cicloativistas para que os acessos às pontes fossem em forma de rampa (e, de preferência, pedalável), os ciclistas terão que empurrar a bicicleta em escadas com canaletas nas laterais, tanto na Ponte João Dias quanto na Cidade Jardim. A solução, semelhante à já existente na Vila Olímpia, certamente será motivo de reclamações entre os usuários. Mas ao menos as canaletas foram instaladas com um “respiro” em relação ao corrimão, facilitando o uso. E não há a necessidade de fazer curvas, reencaixando a bicicleta na canaleta a cada lance de escada, como acontece na Vila Olímpia.

Mesmo antes da inauguração, alguns ciclistas e até corredores estão utilizando a pista nova. Algumas das fotos dessa matéria foram enviadas por um de nossos leitores.

Para mais detalhes sobre as soluções adotadas, leia nossa matéria que detalha o assunto.

Para ver tudo que já publicamos sobre o caso, clique aqui.

 

A pista nova, já com o isolamento separando o ciclista das águas do rio. Foto: Pscycle
A pista nova, já com o isolamento separando o ciclista das águas do rio. Foto: Pscycle

 

Nessa outra imagem, um pouco mais antiga, outro trecho da pista nova. A ponte estaiada pode ser vista ao fundo. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação
Nessa outra imagem, um pouco mais antiga, outro trecho da pista nova. A ponte estaiada pode ser vista ao fundo. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação

 

Nessa imagem é possível ver as obras do Monotrilho em andamento, na margem antiga. Foto: Pscycle
Nessa imagem é possível ver as obras do Monotrilho em andamento, na margem antiga. Foto: Pscycle

41 comentários em “Pista nova da Ciclovia Rio Pinheiros deve ser inaugurada até o início de março

      1. Mas futuramente será que vao criar algum acesso na ponte Joao dias iria ajudar muitos ciclistas pq as vezes temos que nos arriscar pela marginal mesmo e muito inseguro transitar por la esse acesso na ponte Joao dias ia ser muito bom….

        Thumb up 0 Thumb down 0

  1. Concordo co vc WMoreno

    Pedalando pela nova ciclovia no domingo e, segunda-feira como rota para o trabalho fiz algumas constatações:

    1. ausência ou parcial implantação das canaletas laterais pera escoamento da água da chuva, implicando em acúmulo de sujeira na pista.
    2. acordoamento da proteção lateral interrompido ou solto. Em um trecho a proteção lateral foi derrubara possivelmente por algum caminhão em manobra em local impróprio.
    3. existe uma curva fechada na pista que margeia a usina elevatória que não permite qualquer visualização de quem segue em direção oposta. Neste local, se algum dos ciclistas abrir um pouquinho que seja a curva, certamente teremos colisão.
    4. na segunda-feira pela manhã vi apenas uma viatura fazendo a fiscalização.
    5. e, para fechar, ausência da sinalização divisória da pista. O tracejado central auxiliaria numa melhor disciplina no uso da pista.

    Abraços a todos
    cordialmente
    Mario

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Ontem, domingão de sol intenso, logo pela manhã resolví conhecer a nova ciclovia, saindo da Ponte do Socorro, próximo à minha residência, no sentido Cidade Jardim.
    Muito bem frequentada, vários colegas desfilam suas bikes importadas, modernas, com suas roupas coloridas e velocidade acima da média.
    De cara, sentí os efeitos do cheirinho desagradável do rio, mas o pior é a grande quantidade de sujeita depositada na pista, em especial pela circulação de veículos oficiais na pista lateral, que despejam lama, pedriscos e muita areia sobre a pista.
    Cacos de vidro quebrado de origem ignorada e montanhas de bosta de capivara, obrigam o ciclista a ficar constantemente desviando destes “perigos”.
    Não ví nenhum trabalho de limpeza ou até mesmo de segurança ao longo da pista.
    Um trabalho constante de manutenção será muito importante e indispensável para viabilizar o uso da ciclovia, pós-venda perante nós contribuintes.
    Muito importante.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Como que pode o acesso pela ponte de João Dias estava fechada às 05h30s, chegando pelo ciclovia ao lado da CPTM quando subi pela escada estava fechada com cadeado, assim me informaram que só abriria às 07h00s, tive que voltar e continuar meu trajetória para ir ao trabalho (que entro às 06h00s) pela Av.Marginal junto com os veículos motorizado sendo que muitos motorista não respeitam ciclista/trabalho.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Esta uma bagunça os controles aos acessos das ciclovias. No último dia 10, eu mudei de lado da ciclovia na Ponte João Dias, conforme a placa de orientação, pois estava indo sentindo Vila Olimpia. O portão estava aberto, logo entendi que a ciclovia estava totalmente liberada, quando para minha surpresa, depois de pedalar todo o trajeto até a Usina de Traição, um guarda barrou minha passagem pela Usina, dizendo que ainda não estava liberado e que deveria voltar e pegar as vans ou ir pela Marginal na contramão. Tenho pesquisado informações sobre a abertura da ciclovia, perguntei no site do Gov. do Estado e ninguem sabe. O pessoal que fez a proposta desta alternativa também não responde e nem se manifesta. Esta tudo largado.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Olá Marcelo,

    Entre no site http://www.BIkeelegal.org para obter as apresentações sobre Renata Falzoni. De modo rápido, a Renata, juntamente com o Willian e tantos outros “guerreiros pela bike” é um dos grandes nomes na luta pelo reconhecimento da bicicleta na moderna sociedade brasileira.

    Abraços,

    Cordialmente
    Mario Sanchez

    Thumb up 3 Thumb down 0

  5. Caro Fusco,
    Obrigado pela atenção.
    Quanto a questão referente ao acesso externo à ciclovia oeste pela ponte João Dias, não seria o caso de adaptar aos ciclistas a passarela localizada em frente ao Extra, passarela esta já utilizada para acessar o Projeto Pomar Urbano por seus funcionários? O caminho por quem segue pela Estrada de Itapecerica poderia ser feito utilizando a via lateral na altura do terminal João Dias, elevada em relação à via principal, portanto bem mais segura; seguir pela calçada (uso compartilhado) acessando assim a Guido Caloi até o Extra, seguindo até a passarela.
    Entretanto, fica aqui outra pergunta: haverá vontade política na realização de tal empreitada? A questão aqui colocada extrapola a competência do consórcio responsável pelas obras do monotrilho. Será que o Ministério Público poderia interferir?

    Grande abraço
    Cordialmente
    Mário Sanchez

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Caro Willian,

    Peço desculpas por ter feito referência somente ao nome da Renata Falzoni. Tenho consciência que as conquistas até aqui conseguidas, às custas de muita batalha, não podem ser atribuidas a somente um integrante de um esforço coletivo. Portanto, humildemente, fica aqui a minha retratação.
    Grande abraço a todos,
    Cordialmente
    Mario Sanchez

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Marcelo, Não precisará ir até Santo Amaro, pelo menos por agora, enquanto a nova ciclovia não esta cercada, mas tem que se aventurar em atravessar umas avenidas e acessos com transito intenso sem opção de semáforo ou faixa de segurança… A parte que esta cercada que é vista nas fotos aqui publicadas é somente sobre a ponte.

    abcs

    Fusco

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Mario Sanchez, infelizmente para acessar com a bike a ciclovia atravessando sobre a Guido Caloi pela passarela em frente ao Extra é praticamente impossível. É preciso faze-lo com a bike praticamente em pé (sobre uma unica roda) uma vez a bike nem cabe na escada. Fiz isso uma única vez e quando preciso faze-lo, ou atravesso a Guido Caloi assim que diminui o fluxo de carros que é muito raro, ou vou a até o terminal Santo Amaro da linha Lilás do Metro, onde existe acesso a ciclovia e a ponte móvel construido recentemente.

    Uma boa opção seria adequação dessa passarela e um acesso após atravessa-la, mesmo que seja por pedriscos, visto que o terreno é esburacado, e coberto com mato, baixo, é verdade, mas esta com mato. Outra dificuldade é chegar até a passarela que é necessário atravessar o acesso entre a Maria Coelho de Aguiar e a Guido Caloi.
    Abraço

    Fusco

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. E a segurança? Alguma novidade? Esta ciclovia da margem externa vai realmente ser muito propícia a roubos.

    Willan, conseguiu alguma informação a repeito?

    Pessoal, vamos ‘encher o saco’ dos responsáveis pela obra para darem uma solução adequada!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Caro Marcelo

    Infelizmente vc está certo. Também fiquei indignado com a impossibilidade de se acessar a ciclovia margem oeste pela Ponte João Dias, apesar dos esforços da Renata Falzoni. Acredito que é o momento de acionar o Ministério Público.
    Como alternativa de acesso, apesar de ninguém até o presente momento ter comentado, creio ser possível acessar a nova pista através da passarela existente na av. Guido Caloi, passarela esta utilizada pelo pessoal do Projeto Pomar Urbano, em frente ao Extra. Entretanto eu ainda não fui ao local de bike para conferir e, ainda, pelo que sei, a referida passarela tem horário de funcionamento uma vez que é cercada por grades. Fica aqui a ideia. Se alguém puder ir ao local conferir seria muito legal. O acesso ao local é tranquilo por ser possível através da via paralela à Estrada de Itapecerica.

    Grande abraço
    Mario

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Mário, vale lembrar que os esforços não são unicamente da Renata Falzoni, ainda que ela tenha um papel importantíssimo nessa negociação. Outros grupos e entidades, incluindo o Vá de Bike, participaram de todo o processo, sugerindo conjuntamente soluções para a interdição. Estive junto com ela e outros ativistas em todas as reuniões com CPTM + Metrô + Consórcio e relatei tudo aqui no site. Na última vistoria, realizada em 25/02, a Rachel Schein estava presente e preparou uma galeria de fotos, que estamos trabalhando para colocar no ar ainda hoje (28/02). Continuaremos participando, opinando, cobrindo e cobrando, para trazer a vocês detalhes sobre o que está acontecendo e tentar negociar sempre as melhorias e correções que precisamos.

      Entenda melhor o que já rolou vendo o que publicamos sobre o assunto.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  11. Então vamo lá pra esclarecer as coisas ! Essa estrutura que fizeram na ponte velha joão dias é para os cilicstas passarem de uma margem do rio a outra ? Correto ?

    Pois pelo que vi não meio de quem vem lá do terminal joão dias acessar, pois está toda cercada.

    Estou certo em meu entendimento, ou sim há possibilidade ? Ainda terei que ir lá na estação Santo amaro acessar a ciclovia vermelha ?

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *