Cerca de 400 ciclistas participaram da pedalada, com graus variados de nudez. Foto: Rachel Schein

Pedalada Pelada 2014 reuniu centenas de pessoas em São Paulo

Cerca de 400 pessoas participaram da manifestação, que usa a nudez como forma de protesto. Saiba como foi, em relato, vídeo e galeria de fotos.

Cerca de 400 ciclistas participaram da pedalada, com graus variados de nudez. Foto: Rachel Schein
Cerca de 400 ciclistas participaram da pedalada, com graus variados de nudez. Foto: Rachel Schein

Com o lema “tão nu quanto você ousar”, aproximadamente 400 pessoas participaram da Pedalada Pelada em São Paulo, no sábado 15 de março. A concentração começou as 18h na Praça do Ciclista, situada na esquina da Av. Paulista com a Consolação.

Veja a galeria completa da Pedalada Pelada 2014 em São Paulo

Saiba como foi a edição 2013, com relato, fotos e vídeo

Galeria de fotos da Pedalada Pelada 2014 em Florianópolis

O que deu o “start” na saída, poucos minutos depois das 20h, foi a tentativa da programa Pânico em fazer uma matéria com os ciclistas, causando tumulto. Os participantes, que recusam a erotização do protesto, vaiaram a Panicat que simulava estar nua, dando-lhe um banho de tinta. Para os manifestantes, os corpos desnudos representam a fragilidade do ciclista em meio ao trânsito, além de reforçar que é preciso estar nu para ser percebido por alguns motoristas. O mesmo ocorreu no ano anterior e o Vá de Bike chegou a entrevistar uma das ciclistas que “pintou” a Panicat da vez. Veja aqui sua justificativa.

Os ciclistas, que já estavam se preparando para o passeio, logo se dispersaram e começaram a rodar, deixando a equipe do programa a ver navios. Cinco minutos depois, as centenas de bicicletas já ocupavam a avenida Paulista.  Da Praça do Ciclista, seguiram até a Rua Brigadeiro Luis Antonio e de lá voltaram pela Paulista. Depois de passarem pelos bares da Rua Augusta, subiram a Rua da Consolação e foram em direção à Vila Madalena.

Na Rua da Consolação, a Igreja Universal fechou as portas rapidamente diante da presença dos ciclistas. Na rua Augusta, um segurança tentou fazer um carro furar a massa e houve um princípio de tumulto. Fora esses dois episódios, a reação da maioria das pessoas que presenciaram de alguma forma a manifestação, seja nas mesas dos bares, de dentro do carro, de ônibus ou a pé,  foi de aprovação.

Veja no vídeo:

A nudez como protesto

Tirar a roupa pra protestar não é novidade e nem  faz parte só do universo das bicicletas.

Veja neste link alguns protestos feitos pelo Brasil e pelo mundo usando o corpo como arma política e forma de expressão, com a opinião de especialistas:

Uso do corpo nu em protestos é uma forma de comunicar, diz especialista

23 comentários em “Pedalada Pelada 2014 reuniu centenas de pessoas em São Paulo

  1. Achei linda a menina da foto (que aparece de costas, mas em outros sites aparece de frente). Queria conhecê-la melhor. Carinha de menina inocente mas que não aceita ser mandada e faz o que dá na telha, como participar da pedalada pelada sem pudor nenhum! 🙂
    Adorei a atitude

    Thumb up 2 Thumb down 3

  2. eu gostei de ver os ciclistas nus pela internet Sao Paulo é liberal os ciclistas pedalarem eu vi muitas bundas gostosas,limpinhas de arrepiar av Paulista é muito grande tem espaço para eles eu vi muitos homens nus gostosos eu queria estar de perto para assistir de camarote eu gosto de ver eles querem o espaço deles nas ruas eles estao na praia de nudismo eu vi tantas bundas morenas e brozeadas é uma delicia no Recife é proibido o ciclista pedalar nú e tem espaço se for pego vai preso eu sinto muita tesao ver os ciclistas nus eu queria estar perto para tirar fotos cada p… grandes eu quero saber a data e o mes que eles vao para as ruas na verdade eles nao estao protestando nada só atrapalhando o transito mas é gostoso e divertido Sao Paulo tem muitos espaços para eles o transito já é um calce em todo Brasil teve em 2014 com certeza vai ter em 2015 eu quero estar em Sao Paulo para assistir de perto ver as bundas dos ciclistas de fio dental ok esse é meu comentário sobre os ciclistas de Sao Paulo ass Marcos gomes da fonseca de Recife-PE

    Thumb up 1 Thumb down 3

    1. Eu acho ridículo alguém observar a nudez de uma pessoa que está protestando contra a violência no transito e ainda pior é se exitar por isso! Vai procurar a sua turma cara!

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. ficar pelada é uma opiçaõ de cada um eu andaria sim núa no evento acho justo isto agora tem umas que so usa calcinha e nada mais fica esquisito né

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  4. Adorei o evento, infelizmente não fui e só vi o video agora, o recado foi dado, quem quis entendeu a mensagem da fragilidade, quem quis manter a mente rasa viu apenas um povo pelado, ou seminu …
    Adorei ainda mais a vibe de todos e o cara com a bike alta(desculpe a ignorancia, mas não sei o nome deste tipo de bike), me lembrou ’30 Seconds To Mars – Kings and Queens’ …
    Parabens pela edição e cobertura.

    Abraços

    Thumb up 2 Thumb down 1

  5. KKKKKK Vendo as fotos deste evento ( Baderna ) eu lembro daquela musica do Ultraje BUN BUN BUNDÃO…BUN BUN BUNDÃO…KKKKKKK….Desculpem mas não dá para levar uma coisa destas a sério….mesmo….KKKKKKKKK

    Polêmico. O que acha? Thumb up 7 Thumb down 10

  6. Meninas só eu e mais poucas gatas pingadas ficamos completamente nuas, o que é isso??, deu até uma vergoinha rs rs. vamo lá mulhereada, completamente peladaa na pedalada pelada 2015.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 5

    1. Sonia, o grande barato do evento eh o respeito.
      A pedalada eh pautada pelo lema “tao nu quanto voce ousar”. Nao importa se nem todas as mulheres estavam nuas, mas que estavam la apoiando e representando os ciclistas. Nao entendo a sua “vergoinha”.

      Polêmico. O que acha? Thumb up 9 Thumb down 8

      1. Não é justo incentivar a nudez se nem todas ficam nuas. Então ficamos todos vestidos e pronto, aposto que a população em geral nos apoiaria mais. Não entende minha “vergoinha”, só eu e minha amiga completamente peladonas e uma que outra a mais, e o resto das mulheres vestidas ou seminuas. Como acha que nos sentimos? sendo as únicas ? A verdade é que a moiria de vocês se escondem atrás de nós e dos homens que tem a coragem de participar nus.

        Thumb up 5 Thumb down 2

        1. Fica pelado quem quer. Ponto. Ninguém te obrigou a ficar totalmente nua e tenha certeza de que ninguém lá se escondeu atrás da sua nudez. Estar ali, apoiando a manifestação, já era um ato de exposição. Logo mais você vai pedir pros mascarados tirarem suas máscaras também.

          Menos, Sonia, por favor.

          Thumb up 5 Thumb down 2

      2. Sonia, parabéns pela ousadia e coragem, pena que não existem muitas pessoas assim, eu e minha esposa gostaríamos de participar do evento no ano que vem, e claro, completamente nus, assim o evento terá mais sentido.

        Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Muito bom o video.
    Eu não estive na pedalada pelada e nunca participei de uma massa crítica, mas tenho vontade.

    No meu caso, estou tentando aderir a bicicleta como meio de transporte, mas os desafios são muitos e o medo ainda é muito grande. Eu só uso a bicicleta de sabado para ir ao trabalho e percebo que alguns motoristas são um pouco agressivos quando veem um ciclista. Espero que aos poucos eu tenha mais coragem de andar de semana e que os motoristas respeitem os espaços de qualquer um, seja ciclista, pedestre e até outros carros.

    Por isso, mesmo que algumas pessoas achem mico, king kong, banal, acredito que toda a iniciativa para que a bicicleta seja aceita como meio de transporte é válida.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 5

  8. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 8 Thumb down 15

  9. Putz adorei o vídeo.. que energia boa !!!

    Sou do interior, mas quem sabe no próximo ano não vou aí pra Capital só pra poder participar do evento ?! Deve ser muito, muito legal !

    PS: E super bacana ver a massa crítica dando um balão (super merecido) nos espertalhões do programa Pânico… rsrs

    Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 7

  10. Marcelo, você estava lá? Como você pode questionar o relato de alguém que estava presente se você não estava?
    Eu estava e posso de garantir que SIM, FOI DE APROVAÇÃO!!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 7

    1. OI FELIPE EU ADOREI VER OS CICLISTAS PELADOS PELA INTERNET QUE PENA QUE EU PERDI PESSALMENTE PARA TIRAR FOTOS APROVEI TEM GENTE QUE SE COMODA EU VI CADA DELICIA NA MINHA CIDADE É PROIBIDO POR ISSO QUE EU GOSTO DE SAO PAULO EU QUERIA SABER O MES QUE ELES PEDALAM NUS EM SAO PAULO EU VOU VIAJAR PARA SAO PAULO SÓ PARA VER TÚ SABE FELIPE? ME DIZ A DATA E O MES OK DE MARCOS GOMES DA FONSECA DE RECIFE-PE

      Thumb up 0 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *