Pedalada Pelada 2014 reuniu centenas de pessoas em São Paulo

Cerca de 400 ciclistas participaram da pedalada, com graus variados de nudez. Foto: Rachel Schein

Cerca de 400 ciclistas participaram da pedalada, com graus variados de nudez. Foto: Rachel Schein

Com o lema “tão nu quanto você ousar”, aproximadamente 400 pessoas participaram da Pedalada Pelada em São Paulo, no sábado 15 de março. A concentração começou as 18h na Praça do Ciclista, situada na esquina da Av. Paulista com a Consolação.

Veja a galeria completa da Pedalada Pelada 2014 em São Paulo

Saiba como foi a edição 2013, com relato, fotos e vídeo

Galeria de fotos da Pedalada Pelada 2014 em Florianópolis

O que deu o “start” na saída, poucos minutos depois das 20h, foi a tentativa da programa Pânico em fazer uma matéria com os ciclistas, causando tumulto. Os participantes, que recusam a erotização do protesto, vaiaram a Panicat que simulava estar nua, dando-lhe um banho de tinta. Para os manifestantes, os corpos desnudos representam a fragilidade do ciclista em meio ao trânsito, além de reforçar que é preciso estar nu para ser percebido por alguns motoristas. O mesmo ocorreu no ano anterior e o Vá de Bike chegou a entrevistar uma das ciclistas que “pintou” a Panicat da vez. Veja aqui sua justificativa.

Os ciclistas, que já estavam se preparando para o passeio, logo se dispersaram e começaram a rodar, deixando a equipe do programa a ver navios. Cinco minutos depois, as centenas de bicicletas já ocupavam a avenida Paulista.  Da Praça do Ciclista, seguiram até a Rua Brigadeiro Luis Antonio e de lá voltaram pela Paulista. Depois de passarem pelos bares da Rua Augusta, subiram a Rua da Consolação e foram em direção à Vila Madalena.

Na Rua da Consolação, a Igreja Universal fechou as portas rapidamente diante da presença dos ciclistas. Na rua Augusta, um segurança tentou fazer um carro furar a massa e houve um princípio de tumulto. Fora esses dois episódios, a reação da maioria das pessoas que presenciaram de alguma forma a manifestação, seja nas mesas dos bares, de dentro do carro, de ônibus ou a pé,  foi de aprovação.

Veja no vídeo:

A nudez como protesto

Tirar a roupa pra protestar não é novidade e nem  faz parte só do universo das bicicletas.

Veja neste link alguns protestos feitos pelo Brasil e pelo mundo usando o corpo como arma política e forma de expressão, com a opinião de especialistas:

Uso do corpo nu em protestos é uma forma de comunicar, diz especialista


16 comentários para Pedalada Pelada 2014 reuniu centenas de pessoas em São Paulo

  • ficar pelada é uma opiçaõ de cada um eu andaria sim núa no evento acho justo isto agora tem umas que so usa calcinha e nada mais fica esquisito né

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Alexandre I

    Adorei o evento, infelizmente não fui e só vi o video agora, o recado foi dado, quem quis entendeu a mensagem da fragilidade, quem quis manter a mente rasa viu apenas um povo pelado, ou seminu …
    Adorei ainda mais a vibe de todos e o cara com a bike alta(desculpe a ignorancia, mas não sei o nome deste tipo de bike), me lembrou ’30 Seconds To Mars – Kings and Queens’ …
    Parabens pela edição e cobertura.

    Abraços

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Valdemir

    KKKKKK Vendo as fotos deste evento ( Baderna ) eu lembro daquela musica do Ultraje BUN BUN BUNDÃO…BUN BUN BUNDÃO…KKKKKKK….Desculpem mas não dá para levar uma coisa destas a sério….mesmo….KKKKKKKKK

    Polêmico. O que acha? Thumb up 4 Thumb down 6

  • Sonia

    Meninas só eu e mais poucas gatas pingadas ficamos completamente nuas, o que é isso??, deu até uma vergoinha rs rs. vamo lá mulhereada, completamente peladaa na pedalada pelada 2015.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 6 Thumb down 5

    • Luciana

      Sonia, o grande barato do evento eh o respeito.
      A pedalada eh pautada pelo lema “tao nu quanto voce ousar”. Nao importa se nem todas as mulheres estavam nuas, mas que estavam la apoiando e representando os ciclistas. Nao entendo a sua “vergoinha”.

      Polêmico. O que acha? Thumb up 8 Thumb down 6

      • Sonia

        Não é justo incentivar a nudez se nem todas ficam nuas. Então ficamos todos vestidos e pronto, aposto que a população em geral nos apoiaria mais. Não entende minha “vergoinha”, só eu e minha amiga completamente peladonas e uma que outra a mais, e o resto das mulheres vestidas ou seminuas. Como acha que nos sentimos? sendo as únicas ? A verdade é que a moiria de vocês se escondem atrás de nós e dos homens que tem a coragem de participar nus.

        Thumb up 2 Thumb down 2

        • Luciana

          Fica pelado quem quer. Ponto. Ninguém te obrigou a ficar totalmente nua e tenha certeza de que ninguém lá se escondeu atrás da sua nudez. Estar ali, apoiando a manifestação, já era um ato de exposição. Logo mais você vai pedir pros mascarados tirarem suas máscaras também.

          Menos, Sonia, por favor.

          Thumb up 4 Thumb down 1

  • Rafael

    Muito bom. Espero que esse evento aumente a cada ano !

    Polêmico. O que acha? Thumb up 8 Thumb down 5

  • Leonardo

    “I’m free” – Soup Dragons

    Há quanto tempo eu não ouvia essa música… do tempo que a MTV prestava.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • hide

    Muito bom o video.
    Eu não estive na pedalada pelada e nunca participei de uma massa crítica, mas tenho vontade.

    No meu caso, estou tentando aderir a bicicleta como meio de transporte, mas os desafios são muitos e o medo ainda é muito grande. Eu só uso a bicicleta de sabado para ir ao trabalho e percebo que alguns motoristas são um pouco agressivos quando veem um ciclista. Espero que aos poucos eu tenha mais coragem de andar de semana e que os motoristas respeitem os espaços de qualquer um, seja ciclista, pedestre e até outros carros.

    Por isso, mesmo que algumas pessoas achem mico, king kong, banal, acredito que toda a iniciativa para que a bicicleta seja aceita como meio de transporte é válida.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 8 Thumb down 5

  • Valdemir

    [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 7 Thumb down 12

  • Putz adorei o vídeo.. que energia boa !!!

    Sou do interior, mas quem sabe no próximo ano não vou aí pra Capital só pra poder participar do evento ?! Deve ser muito, muito legal !

    PS: E super bacana ver a massa crítica dando um balão (super merecido) nos espertalhões do programa Pânico… rsrs

    Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 7

  • Felipe

    Marcelo, você estava lá? Como você pode questionar o relato de alguém que estava presente se você não estava?
    Eu estava e posso de garantir que SIM, FOI DE APROVAÇÃO!!!!

    Polêmico. O que acha? Thumb up 9 Thumb down 7

  • marcelo_X

    “foi de aprovação”…… sei….

    Polêmico. O que acha? Thumb up 8 Thumb down 9

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>