Fotos e vídeo da Pedalada Pelada 2019 em São Paulo
A manifestação mundial em que ciclistas pedalam nus para chamar atenção para sua fragilidade no trânsito aconteceu pelo 12º ano consecutivo em São Paulo
Veja o vídeo e as fotos mais abaixo, nesta página
Na noite do último sábado, 16 de março, centenas de ciclistas saíram às ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro pedalando nus e seminus, com mensagens pintadas em seus corpos, para chamar atenção para nossa fragilidade e alertar sobre a violência que sofremos todos os dias no trânsito. É a World Naked Bike Ride (WNBR), conhecida no Brasil como Pedalada Pelada.
Galerias de fotos |
---|
A Pedalada Pelada já acontece há 12 anos em São Paulo. A manifestação, que já se tornou uma tradição na cidade, atrai novos participantes a cada ano, com cada vez mais pessoas se animando a tirar parcial ou totalmente as roupas ao longo do trajeto.
Como acontece há muitos anos, a Polícia Militar deu apoio aos participantes, compreendendo o caráter de protesto da ação. Os policiais fizeram corking (segurando os carros nos cruzamentos) e fundo (protegendo o final do grupo), evitando dessa forma possíveis conflitos com motoristas impacientes ou intolerantes.
O que é a Pedalada Pelada
O objetivo da manifestação conhecida mundialmente como World Naked Bike Ride (WNBR) é chamar atenção para a situação de fragilidade e quase invisibilidade de quem pedala nas ruas, tanto em relação aos motoristas quanto nas ações (e inações) do poder público. Várias razões levam as pessoas a participarem da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, celebrar o corpo e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais. Nus ou seminus, os manifestantes costumam pintar os corpos com frases de efeito, passando cada qual sua mensagem, seja ela coletiva ou particular.E por que sem roupa?
A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. Também é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, boa parte da imprensa e especialmente pelo poder público ao pedalar sem roupa. Tirar a roupa pra protestar não é novidade e nem faz parte só do universo das bicicletas. Veja neste link alguns protestos feitos pelo Brasil e pelo mundo usando o corpo como arma política e forma de expressão.
Vídeo
Veja como foi a 12ª edição da Pedalada Pelada de São Paulo:
Fotos
Imagens de Silvia Ballan.
Bando de vagabundo que não tem o que fazer. Pedalar.pelado? E querem respeito?
E onde entra o atentado ao pudor.
Coisa típica de vagabundo fazer.
1 2