Obras terão início em abril e devem incluir mais 11,5km de vias exclusivas para ciclistas. Imagem: Reprodução/SPUrbanismo

Ciclovia da Av. Faria Lima, em São Paulo, ganhará mais 11,5 km

Obras devem começar ainda em abril. Com a nova extensão, ciclovia ligará importantes centros comerciais das zonas oeste e sul da cidade.

Obras terão início em abril e devem incluir mais 11,5km de vias exclusivas para ciclistas. Imagem: Reprodução/SPUrbanismo
Obras terão início em abril e incluirão mais 11,5km de vias exclusivas para ciclistas. Imagem:Reprodução/SPUrbanismo

Na segunda-feira 31/3, a prefeitura de São Paulo assinou a documentação final que autoriza a construção de dois trechos de extensão da ciclovia da avenida Faria Lima. As obras dos trechos do Parque Villa Lobos e da avenida Hélio Pellegrino estão previstas para início já em abril, e serão de responsabilidade da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, com término previsto para outubro de 2015.

Serão 11,5 km, em dois trechos. O do Parque Villa-Lobos vai começar na altura do Ceagesp e irá até o Largo da Batata, que já conta com uma estrutura provisória, que será adequada. Na outra ponta, a ciclovia vai começar onde termina a atual (na altura da avenida Cidade Jardim) e seguirá até a avenida Hélio Pellegrino, na esquina com a avenida República do Líbano, próximo ao Parque do Ibirapuera.

Segundo fontes da secretaria, os dois novos trechos respeitarão o mesmo padrão de tamanho e sinalização do já existente. As obras são parte de uma exigência legal da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, como contrapartida ambiental das obras que foram realizadas na região.

Além da ciclovia principal, projeto completo prevê derivações (clique para ampliar). Imagem: Reprodução/SPUrbanismo
Além da ciclovia principal, projeto completo prevê derivações (clique para ampliar). Imagem: Reprodução/SPUrbanismo

Futuro

O projeto completo de ciclovia prevê a ligação do Ceagesp ao Shopping Center Morumbi, integrando as demais avenidas do complexo de obras do projeto Faria Lima, com duas derivações, uma ligando a Praça Panamericana ao campus da USP, e outra ligando a região da Av. Juscelino Kubitschek ao Parque Ibirapuera.

Em 22 de janeiro, o prefeito Fernando Haddad (PT), em solenidade no Largo da Batata, anunciou que a ciclovia irá além desse projeto inicial e continuará mais adiante do Shopping Morumbi, pelas avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini até a ponte João Dias, totalizando 37 km de vias dedicadas à bicicleta.

Além disso, estão previstos nos projetos ramificações para as estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ao longo do trajeto, além de bicicletários em todas as estações. Quando concluída, a ciclovia vai ligar importantes centros comerciais da zonas oeste e sul, sendo uma ótima alternativa para o uso da bicicleta como opção principal de transporte.

Exigência legal

A ciclovia é parte da Operação Urbana Consorciada Faria Lima. Prevista desde 1995, foi uma exigência para obtenção da Licença Ambiental Prévia junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

Criada pela lei nº 11.732/95 na gestão do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), a Operação Urbana compreende 650 hectares de área e está situada na região sudoeste de São Paulo. Os principais objetivos são implantar melhoramentos viários, obras, equipamentos e áreas públicas no perímetro da Operação Urbana, melhorar a qualidade de vida dos moradores da região promovendo a valorização da paisagem urbana e a melhoria da infraestrutura e da qualidade ambiental, além de incentivar o melhor aproveitamento dos imóveis e estimular o adensamento.

Os recursos para as melhorias são provenientes da outorga onerosa de potencial adicional de construção e outras modificações à legislação de uso e ocupação do solo, concedidas aos proprietários de terrenos contidos no perímetro da Operação Urbana interessados em participar.

Perímetro da Operação Urbana Faria Lima, iniciada na gestão do ex-prefeito Paulo Maluf (PP). Imagem: Reprodução/SPUrbanismo
Perímetro da Operação Urbana Faria Lima, iniciada durante o segundo mandato do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), entre 1993 e 1996. Imagem: Reprodução/SPUrbanismo

20 comentários em “Ciclovia da Av. Faria Lima, em São Paulo, ganhará mais 11,5 km

    1. Foi o Kassab, fez apenas 2km e voltada apenas para o lazer, pois não demonstrou interesse em prolonga-la.

      O projeto vem desde a decada de 90, mas foi o Haddad que entregou completo e ainda fez importantes ligações com outras ciclovias….

      Thumb up 0 Thumb down 0

  1. Oi amigos!

    Gostaria de saber se esse projeto está estacionado. Estamos em outubro e as obras visivelmente ainda não começaram. Essa ciclovia cairia como uma luva para o trajeto de casa até onde comecei a trabalhar na última segunda-feira. Enquanto isso, vamos compartilhar o espaço com nossos amigos rinocerontes de lata.

    Abraços

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Está em obras sim. Eles começaram pelo CEAGESP. Acho que até o final de outubro, chegará com folga até a Praça Panamericana. A previsão é chegar até o Largo da Batata até Dezembro. Nessa fase, eles estão refazendo o piso, colocando a pigmentação vermelha no solo e refazendo alguns traçados para ficar mais seguro para ciclistas. Adicionalmente, estão fazendo um passeio paralelo à ciclovia para pedestres correrem/andarem.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Alguem sabe alguma coisa sobre a ciclovia da eliseu de almeida que comecaram mais ficou pela metade do caminho. Eu vou do taboao ate pinheiros todos os dias mais andar na eliseu de bike e bem ruin.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Willian, eu estou atrás deste projeto, você já viu ele? O Raphael Monteiro comentou que ele viu este projeto a cerca de 8 meses e ele não incluía a ligação com o Campus da USP, só com a estação de trem da cidade universitária.
    Vou tentar ir na sub-prefeitura ver se consigo ter acesso ao projeto, pois estou achando boa demais para ser verdade a informação de que vai ter uma ciclovia cruzando uma ponte na cidade.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Inclusive na segunda imagem da matéria o que aparece é uma liação até a estação de trem e não até o campus da USP, será que você concegue checar esta informação?

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Existem vários trechos desta ciclovia, ainda não concluídos e eplo que vejo, serão só mais promessas. O trecho dA esquina da Faria Lima com Teodoro Sampaio, até a Pedroso de MOrais, vai existir uma ciclovia? Pois o que temos hoje, jamais podemos chamar de ciclovia. Toda a extensão da calçada cimentada da Pedroso de Morais e a sua continuação até o Parque Vila Lobos, não há sinalização alguma colocando em risco os ciclistas que por lá trafegam. Outra calçada cimentada é a da Noca Politécnica, sem sinalização. Até quando ciclistas viveram de promessas????

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Uso essa calçada cimentada da politécnica diariamente, mas parece q ela foi feita para os burgueses daqueles prédios novos perto do P2 usarem como lazer dq como ciclovia… O mesmo vale para o trecho entre o villa lobos e a pan americana…

      Sobre o trecho entre o villa lobos e o ceagesp, primeiro tem q sair a mini crackolandia que se instalou no canteiro central, principalmente em frente ao 91 DP/Walmart, pq é tenso aquele lugar… passo lá diariamente e não é difícil ver os nóias brigando uns com os outros com pedaços de pau… Sem contam com a favela ao lado do carrefour, onde os ladrões da região levam as bikes roubadas na área, inclusive uma que me roubaram ano passado, essa favela fica, literalmente, ao lado do 91 DP mas eles nada fazem, pq “tem coisa mais importante para fazer”, como me disseram…

      Uma dica, como a região é podre, com alto risco de assalto, não usem farol ou pisca dianteiro, arrisquem uma colisão frontal mas não usem iluminação dianteira, pq a noite é tudo oq os malas querem, ver o alvo lá de longe, foi assim q me assaltaram… no breu, sem iluminação vc passa do lado deles e até assusta os desgraçados! Eu só uso pisca traseiro e pronto!

      Thumb up 2 Thumb down 3

  5. Nossa, se terminarem a ciclovia da Eliseu meu caminho também vai ficar 90% em ciclovia! Ai abandono de vez o ônibus, vai dar pra ir todos os dias pedalando tranquilo sem ficar preso em meio ao transito pesado!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  6. Que notícia boa!
    Finalmente !
    Quem utiliza essa via diariamente sabe como a sinalização é deficiente em especial os trechos de retorno de automoveis pela ciclovia, sem semáforo, sem redutores de velocidade que em geral nos colocam em risco. Esperar que os motoristas respeitei a preferencial dos ciclistas é utopia.
    William, acredita que podemos fazer alguma coisa para que se melhore a sinalização nos retornos dos automóveis?
    Do jeito que está nao dá!
    Nao podemos nos contentar com porcaria, com ciclovia feita de qualquer forma. Sim, é um começo, mas não assegura nossa segurança

    Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Excelente! Utilizo diariamente o trecho Hélio Pelegrino/Av. Queiroz Filho (ao lado do Parque Villa Lobos). Meu caminho ficará 95% em Ciclovia. Não vejo a hora de ver as obras acontecendo!

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  8. Falando em Faria Lima, Cadê o bicicletário prometido p/ Março próxima a estação de metrô??? Passei lá hoje e nem sinal? O prazo era Março de 2015 e eu entendi errado?

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 1

    1. Três vezes por semana passo de onibus ao lado do bicicletário. Já estão detonando os tapumes, o que se vê do onibus é que está tudo pronto, realmente não dá para entender o porque da demora na inauguração.

      Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *