Dia Mundial de Bike ao Trabalho 2014 teve atividades em todo o país

Atividades em várias cidades mostraram que a bicicleta é uma opção viável de transporte para o trabalho. Assista o vídeo e veja fotos de algumas das ações.

Belo Horizonte foi uma das cidades a organizar um café da manhã para quem passava de bicicleta. Foto: Bike Anjo BH / Divulgação
Belo Horizonte foi uma das cidades a organizar um café da manhã para quem passava de bicicleta. Foto: Bike Anjo BH / Divulgação
Em Curitiba, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Junior, chegou pedalando, de calça, camisa e sapato, pronto para trabalhar. Foto: SEMA-PR/Divulgação
Em Curitiba, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Junior, chegou pedalando, de calça, camisa e sapato, pronto para trabalhar. Foto: SEMA-PR/Divulgação

O Dia De Bike ao Trabalho 2014 aconteceu na sexta-feira 9 de maio, com atividades em todo o país, para mostrar que a bicicleta é uma opção viável de transporte para o trabalho. Inspirado no Bike To Work Day, um evento realizado anualmente em várias partes do mundo, a iniciativa brasileira foi coordenada pelo Bike Anjo e contou com mais de 60 parceiros, entre os que estão ajudaram na promoção da campanha e os que realizaram atividades – além das ações individuais, de ciclistas solidários em todo o Brasil. Saiba mais sobre a data.

No dia anterior, quinta-feira, havia 13 cidades com atividades cadastradas, mas certamente ocorreram mais. Conte nos comentários o que rolou na sua cidade!

Em Belo Horizonte, um café da manhã atraiu quem seguia de bicicleta para seu destino, na Avenida Afonso Pena com a Bernardo Monteiro, em uma ação do Bike Anjo BH. Em Fortaleza, quem ia de bicicleta ao trabalho enviou sua foto à página da Ciclovida.

Empresas e instituições públicas também aderiram, como a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, que teve apoio da Cicloiguaçu. Segundo o órgão, 20% dos servidores, incluindo o secretário Antonio Caetano de Paula Junior, chegaram de bicicleta, demonstrando que a bicicleta é bastante viável também em Curitiba. E não apenas nessa data, mas em qualquer dia do ano.

Em São Paulo, uma das ações foi o café da manhã e “bike check up” para os ciclistas que passavam pela ciclovia da Avenida Faria Lima, no cruzamento com a Avenida Rebouças. O Vá de Bike esteve por lá, colaborando com o café, distribuindo adesivos e documentando a ação. Ciclistas de diversas regiões da cidade, profissões e tipos de bicicleta compunham a diversidade cultural, econômica e social do evento colaborativo, com a perfeita harmonia que a bike é tão capaz de criar.

Veja nossa galeria de fotos do café da manhã em São Paulo

E logo colocaremos no ar também as fotos enviadas pelos leitores, contando quem ganhou os adesivos! \o/

Veja no vídeo produzido pelo Vá de Bike um pouco do que foi o café da manhã promovido pelo Bike Anjo com depoimentos de algumas das pessoas que passaram pedalando por lá:

3 comentários em “Dia Mundial de Bike ao Trabalho 2014 teve atividades em todo o país

  1. Ontem fui de Pinheiros ao Tucuruvi de Bike.
    Fiquei impressionado com a agilidade com que cheguei em casa.
    Demorei um pouco menos de uma hora. Se fosse de metrô eu demoraria 45 minutos, “sem” paradas. Rs!
    De ônibus ou de carro então nem consigo imaginar. Rsrsrs!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. No tribunal onde trabalho tivemos o lançamento do programa “Vem de bike que é legal”, que pretendemos seja uma ação continuada, com bondes e incentivos para quem vem de bike. Estacionar de carro por ali é uma loteria.
    A estrutura de vestiários e armários já havia sido inaugurada anteriormente, pois trata-se das instalações de um centro de treinamento para agentes de segurança. Na ocasião da inauguração não havia referência ao uso por ciclistas, nem paraciclo instalado ainda.
    Fica no subsolo de um dos prédios, não é grande e nem foi pensado para ciclistas, mas ficou perfeito para nosso uso. Entramos pela garagem mesmo, podemos usar bermuda (só lá embaixo).
    Os paraciclos estão sendo gradativamente instalados. Já temos dois prontos, no modelo U invertido, que estavam já sendo usados no dia do evento, mas não haviam sido anteriormente divulgados. São feitos com material de sobra do conserto de um telhado de estrutura metálica, sem custo para o órgão, com espaço para seis bicicletas cada. Há previsão de mais 4. Como não tinha havido um lançamento oficial poucos sabiam da existência desses dois.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *