Prefeito e Secretário de Transportes falam sobre uso da bicicleta em São Paulo (vídeo)

"Talvez o ciclista seja o maior amigo da cidade", afirmou prefeito. Secretário reforçou que vias sem ciclovias devem ser compartilhadas. Foto: Rachel Schein

“Talvez o ciclista seja o maior amigo da cidade”, afirmou prefeito. Secretário reforçou que vias sem ciclovias devem ser compartilhadas. Foto: Rachel Schein

Estivemos na inauguração da ciclopassarela que liga o Parque do Povo à Ciclovia Rio Pinheiros (saiba mais) e entrevistamos o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, e o vereador José Police Neto. Veja no vídeo o que eles disseram sobre o uso da bicicleta na cidade.

Veja também nossa galeria de fotos.

Frases

Algumas das principais frases das entrevistas do vídeo acima:

Fernando Haddad

A ordem de prioridades é: em primeiro lugar o pedestre, em segundo lugar o transporte público de massa e a ciclovia vem na sequência com o transporte individual não motorizado. Isso é no mundo inteiro.

As pessoas têm que compreender que nós não estamos inventando aqui, nós estamos atrasados.

E é engraçado que às vezes as pessoas que mais conhecem o exterior são as que mais criticam.

Só do corredor [de ônibus] norte-sul são duas toneladas de CO2 a menos na atmosfera. Eu pergunto: foi o usuário do ônibus que ganhou ou foi todo mundo? Foi o meio ambiente, ganhou todo mundo, todo mundo vai morar numa cidade melhor, menos poluída.

Ciclovia não é só mobilidade. É também uma questão de mobilidade, mas é um transporte não poluente, que faz bem pra saúde como nenhum outro transporte.

Depois que [o cidadão] experimentar [usar a bicicleta], não volta pra trás. Depois que se torna usuário, ele não volta pro transporte anterior.

Talvez o ciclista seja o maior amigo da cidade. Ele talvez seja das poucas pessoas que ainda olham para a paisagem de São Paulo com o olhar amigável.

É uma mudança que leva uns aninhos, mas chega.

Jilmar Tatto

Onde não tem ciclovias tem de haver o compartilhamento entre o veículo motorizado e o não motorizado, no caso a bicicleta.

José Police Neto

O ciclista é bem vindo, ele tem que ser desejado, porque ele esvazia a via e deixa aquele que ainda não conseguiu abandonar o carro andar livremente.


7 comentários para Prefeito e Secretário de Transportes falam sobre uso da bicicleta em São Paulo (vídeo)

  • Transportes de Cargas

    É muito interessante ver que o ciclista está ganhando cada vez mais espaço.. Além de que, esse sistema de ciclovia ajuda bastante a diminuir o trânsito!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • [...] Na quarta passada, ao inaugurar a ciclopassarela que liga o Parque do Povo à ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, quase foi proibido de pedalar na ciclopassarela. Passada a perplexidade e o deleite com a piada involuntária, disse uma frase irretocável ao site Vai de Bike: [...]

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • Dino

    Acho essencial a cidade ter espaço para as bicicletas, mas não achei nada justo retirar as moto faixas por onde transitavam 300 motos / hora para dar espaço para 5 bicicletas / dia.

    Perguntem aos moradores e motoristas o caos que se tornou a rua Vergueiro após a desativação da faixa de moto.

    Dizer que as faixas de moto causavam mais acidentes do que evitavam é tapar o sol com a peneira. Os acidentes aconteciam por conta de carros que dobravam em locais proibidos e pedestres que atravessavam no meio dos carros, e isso se resolve facilmente com sinalização e orientação.

    Thumb up 1 Thumb down 2

  • Rosana

    Haddad, vem ser governador do DF e traz o Tatto com vc!!!!

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • Felipe

    Parabéns Rachel!!!! Ficou muito bom!!!
    Mas me tira uma dúvida do lado do parque o acesso é por uma escada?

    Thumb up 3 Thumb down 1

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>