Contagem de ciclistas no Rio de Janeiro é feita com equipamento eletrônico

Contagem revelou que quase metade dos usuários de bicicleta estavam indo ao trabalho ou escola. Foto: Transporte Ativo

Contagem revelou que quase metade dos usuários de bicicleta estavam indo ao trabalho ou para a escola. Foto: Fabio Nazareth

A ONG Transporte Ativo (TA) realizou, nos dias 17 e 20 de agosto, pesquisa para contagem de ciclistas na ciclovia da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).  De acordo com Zé Lobo, presidente da TA, é a primeira vez que esse tipo de pesquisa é realizado com equipamento eletrônico.

Detalhe do sensor de contagem. Foto: Transporte Ativo

Detalhe do sensor de contagem. Foto: Fabio Nazareth

O sistema, que funciona de modo semelhante aos radares de velocidade para carros, foi instalado na ciclovia e, identificando a passagem das bicicletas através de sensores, produz um relatório com a quantidade de passagens por hora e também informa qual o sentido do trajeto.

Realizada em dois dias, a contagem registrou 5.850 ciclistas no domingo e 3.894 na quarta-feira. A pesquisa trouxe diversas informações, entre elas a de que 70% dos ciclistas eram homens e 48% estavam usando trajes de trabalho ou estudo.

Segundo Zé Lobo, a TA também realizou uma contagem manual para confrontar os dados captados pelo sistema eletrônico e também gerar um relatório qualitativo, onde é possível identificar o fluxo de skates, patins e enumerar a quantidade de bicicletas elétricas, de serviços e de lazer.

Veja os dados detalhados da pesquisa aqui e a videorreportagem no Bike é Legal.

Imagem: Transporte Ativo/Reprodução

Imagem: Transporte Ativo/Reprodução


2 comentários para Contagem de ciclistas no Rio de Janeiro é feita com equipamento eletrônico

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>