Aplicativo para Android ajuda a começar a pedalar em São Paulo

Aplicativo está disponível para Android e recebe atualizações semanais. Imagem: Reprodução

Aplicativo está disponível para Android e recebe atualizações semanais. Imagem: Reprodução

Quando Cauê Jannini começou a pedalar, não tinha muito ideia de por onde começar. Sabia que havia dois sistemas de aluguel de bicicletas em São Paulo e muitas ciclorrotas, ciclofaixas e ciclovias novas. “Achei muitos aplicativos de mobilidade para celulares, mas muito ruins. Eu comecei a andar de fim de semana, com bicicletas alugadas, e usava os aplicativos do Bike Sampa e do Ciclo Sampa, mas não conseguia achar a ciclovia por eles, nem estações ou bicicletas livres”, conta o produtor de cinema e tevê Caio Jannini, 23 anos, que criou o Pedala SP, um aplicativo de consulta a ciclovias, ciclorrotas, ciclofaixas e pontos de empréstimo de bicicletas.

Primeiro aplicativo de Jannini, o Pedala SP foi desenvolvido para Android. “Comecei colocando as ciclovias permanentes, as ciclofaixas de lazer e as ciclorrotas sinalizadas. Vi que não era tão difícil e incluí as informações sobre postos de aluguel de bicicleta”, diz o desenvolvedor, que levou quatro meses para lançar a versão atualmente disponível.

Pelo próprio aplicativo, é possível propor correções, melhorias e sugestões. “Não tem atualizações em tempo real, mas semanalmente eu mantenho atualizado com mudanças no sistema. Incluí bicicletários e paraciclos, e parques que têm ciclovia”, conta.

A partir do endereço indicado pelo usuário, o aplicativo mostra em um mapa as rotas mais próximas e os pontos de aluguel de bicicleta. Futuramente, Jannini está pensando em atualizações, como busca e indicação de trajetos, e talvez uma versão para iPhone. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no Google Play.

Hoje o desenvolvedor pedala aos fins de semana, e está testando caminhos para trocar o ônibus pela bike para ir o trabalho. “Pedi para um colega cicloativista testar, ele faz tudo de bike. Ele não conseguia ajudar porque ele já tem a própria bike e conhece as rotas. Então acho que vai ser muito útil para quem está começando”, diz.


5 comentários para Aplicativo para Android ajuda a começar a pedalar em São Paulo

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>