Uso da bicicleta cresce 20% ao ano no Chile

Estudo mostra que o Chile vive uma explosão no uso da bicicleta como meio de transporte, com crescimento de 20% ao ano.

Ciclovia "congestionada" na capital chilena: crescimento do uso da bicicleta tem sido espantoso. Foto: Willian Cruz
Ciclovia “congestionada” na capital chilena: viagens diárias de bicicleta atingirão em 2015 o dobro dos números de 2006. Foto: Willian Cruz

O Chile vive uma explosão no uso da bicicleta como meio de transporte. Segundo dados do Ministério dos Transportes chileno, em 2015 deverão ser realizadas mais de um milhão de viagens diárias em bicicleta. É o dobro dos números de 2006 e mostra como esse meio de transporte tem crescido em Santiago e nas principais cidades.

O estudo “Análise Normativa da Bicicleta” mostra que o uso da bicicleta como transporte cresce 20% ao ano. Segundo a pesquisa, este aumento mostra a passagem da bicicleta como prática esportiva e de lazer para algo mais funcional, especialmente em deslocamentos para trabalho e estudo nos horários de rush.

Apesar do crescimento expressivo, o país não tem avançado no planejamento necessário para a integração dos ciclistas de maneira harmoniosa e segura no espaço público com pedestres e motoristas.

De acordo com um estudo da ADC Bike – Bicicultura, 63% dos entrevistados relatam ter tido um acidente de bicicleta. Destes, 32% foram causados por um veículo motorizado. Além disso, 8% admitem ter tido um acidente com um pedestre.

Por isso, o Ministério dos Transportes anunciou recentemente um plano de infraestrutura cicloviária com o objetivo de reduzir a taxa de acidentes para os ciclistas. Estão previstas a construção de ciclovias segregadas, bicicletários, estabelecimento de prioridade para bicicletas nas conversões, atualização da rede rodoviária em cidades com mais de 50 mil habitantes, redução dos limites de velocidade em áreas residenciais e promoção do uso da bicicleta e educação de trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *