Foto: Phelipe Rabay/Ciclovida

Ciclovia recém-inaugurada em Fortaleza oferece risco a ciclistas

Além de ter ganchos metálicos e postes que podem causar acidentes, a via para ciclistas ficou com cerca de 30cm em alguns trechos após a implantação do BRT.

Poste instalado na ciclovia reduz espaço para circulação dos ciclistas. Foto: Phelipe Rabay/Ciclovida
Poste instalado na ciclovia reduz espaço para circulação dos ciclistas. Foto: Phelipe Rabay/Ciclovida

Entregue no fim do ano passado, a ciclovia da avenida Bezerra de Meneses, em Fortaleza (CE), tem pavimentação fora dos padrões e obstáculos no meio das vias. De acordo com Vinicius Reis, do Prefiro ir de Bike, a ciclovia apresenta falha nos projetos desde sua implantação. “No começo já existiam postes na pista e o piso era muito irregular. Agora, depois da implantação de um sistema de corredores de ônibus BRT, outros problemas surgiram.”

Ganchos metálicos no meio da pista oferecem grande risco de acidente. Foto: Phelipe Rabay/Ciclovida
Ganchos metálicos no meio da pista oferecem grande risco de acidente. Foto: Phelipe Rabay/Ciclovida

Segundo Vinicius, trechos onde a ciclovia passa ao lado das estações do BRT tiveram o espaço reduzido para pouco mais de 30 cm. Todavia, o plano cicloviário da cidade prevê a largura mínima de 2,50 m para vias bidirecionais.

A ciclovia apresenta ainda armadilhas que oferecem risco de queda aos ciclistas. “Existem ganchos metálicos que foram pintados de vermelho, são muito perigosos e podem causar acidentes. Também existem postes na ciclovia e tampas de bueiros com ressaltos”, desabafa Vinicius.

Para verificar o fluxo de ciclistas, a Associação de ciclistas urbanos de Fortaleza (Ciclovida) realizou uma contagem em setembro de 2014 e verificou a passagem de 415 ciclistas no período de 1h45, aproximadamente quatro ciclistas por minuto.

Em fevereiro do ano passado, a prefeitura de Fortaleza apresentou a primeira fase de elaboração do plano cicloviário da cidade. Mas de acordo com o diretor da Ciclovida, Lucas Landim, a sociedade civil organizada não foi chamada para participar do plano, apenas para assistir à apresentação, limitando-se a realizar perguntas ao final. Confira a reportagem aqui.

Recomenda-se para a Ciclofaixa de sentido único a largura mínima de 1,50 m, e para ciclofaixa de sentido duplo a largura de 2,50 m, sendo recomendada sua colocação na lateral da pista.

Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito,
 Vol. IV – Sinalização Horizontal, pag. 36
Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)

3 comentários em “Ciclovia recém-inaugurada em Fortaleza oferece risco a ciclistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *