Bicicletada Internacional será realizada em apoio às ciclovias de São Paulo

Praça do ciclista e bicicletada. Foto: Gonzalo Cuellar

Concentração pré-bicicletada na Praça dos Ciclistas, em São Paulo. Foto: Gonzalo Cuellar

Ciclistas de diversas partes do Brasil e do exterior estão se mobilizando para realizar uma Bicicletada Nacional Internacional na sexta-feira 27 de março e protestar contra a suspensão da implantação de novas ciclovias na cidade de São Paulo.

As manifestações estão sendo organizadas via Facebook e já concentram eventos em cidades do sudeste, nordeste, sul e centro-oeste do país, além de cidades na Alemanha, Itália, Reino Unido e outras. Na última sexta-feira (20/3), cerca de 300 ciclistas saíram em grupo até a sede do Mnistério Público Estadual de São Paulo (MPE/SP) onde colocaram cartazes de repúdio a atitude do órgão.

As bicicletadas espalhadas pelo Brasil não vão apenas apoiar a retomada das obras em São Paulo, mas também pedir pela melhoria da infraestrutura cicloviária nas cidades onde serão realizadas. Veja a lista abaixo e clique no nome da cidade para obter mais detalhes. A lista continuará sendo atualizada nos próximos dias.

No Brasil

Foto: Rachel Schein

Foto: Rachel Schein

No mundo

  • San Francisco, EUA (Embora seja apenas uma citação, é bastante representativa, pois foi nessa cidade que a Critical Mass começou. \o/)
  • Tarija, Bolívia (Lamentando não poderem participar de fato, já que a legislação local proíbe manifestações próximas a uma eleição, que ocorrerá por lá em 29 de março)
Texto da ação do MP pede que obra da ciclovia da Av. Paulista seja desfeita. Foto: Vera Penteado Borges

Texto da ação do MP pede que obra da ciclovia da Av. Paulista seja desfeita. Foto: Vera Penteado Borges

MP quer suspensão de obras

A promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE/SP), Camila Mansour Magalhães da Silveira pediu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) a paralisação da construção de novas ciclovias e recuperação do asfalto em locais onde estavam sendo instaladas, sob argumento de falta de planejamento.

O prefeito Fernando Haddad (PT) se comprometeu, durante a campanha em 2012, a construir 400 km de ciclovias até o fim de seu mandato. Durante a gestão, a prefeitura informou que 200 km seriam entregues em 2014 e mais 200 km em 2015. Até o momento, foram entregues 199,8 km. Duas ciclovias importantes estão em obras: na avenida Paulista e na avenida São João, no centro da cidade.

Abaixo-assinado

Uma petição favorável à implantação de ciclovias na cidade voltou a ganhar corpo desde ontem. Criada no ano passado, a quantidade de apoiadores já se aproxima de 20 mil até o fechamento dessa matéria.

Pedimos que as pessoas que entendem a importância de proteger as vidas dos ciclistas e os benefícios do uso de bicicletas para a cidade assinem a petição o quanto antes (e a divulguem): bit.ly/cicloviasim

Os cidadãos também podem enviar seu posicionamento e questionar a ação diretamente à promotora Camila Mansour, no e-mail cmmsilveira@mpsp.mp.br. É importante ater-se aos fatos e aos argumentos objetivos ligados aos fatos. Críticas pessoais, subjetivas e moralistas, a quem quer que seja, não contribuem para o debate.


29 comentários para Bicicletada Internacional será realizada em apoio às ciclovias de São Paulo

  • Fabio

    Até na minha Bolívia ia ter! Legal! Cheguei lá um dia depois das eleições, pena que a bicicletada não esperou um pouquinho.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • JESSE TEIXEIRA FELIX

    CARO AMIGO WIILIAM CRUZ PRECISO FALAR COM VOCE SOBRE O CONGRESSO DE PAULISTA DE CIDADES CICLOVIARIAS . 13 991350360

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • CiceroS

    Meu, que coisa linda, fiquei super emocionado com a mobilização. Eu fiquei na Paulista das 7 às 9, 9 e meia, pois tive que voltar pra casa. E quando começou mesmo a bicicletada a “tomar” a Paulista, direção bairro, eu deu uma paradinha a um quarteirão do Masp e fiquei observando, queria ter a noção do tamanho dela, ver o “ponto final” da bicicletada passar. E não passava e não passava e não passava… tinha gente e bicicleta que não acabava mais!

    Pra quem não foi, quando começarem a pipocar os vídeos, vocês vão ver o tamanho da encrenca…rs. Sim, vai ter ciclovia sim!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • jonas kevin

    nos do itabaianinha bike club da cidade de itabaianinha/se apoiamos o movimento das ciclovias em são paulo

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Óbvios Mexidos

    RIBEIRÃO PRETO/sp dedicará sua 57°Bicicletada Massa Crítica RP
    EM APOIO ÀS CICLOVIAS DE SAMPA !!
    Dia 27 ConcentrAção a partir das 18h30
    na Esplanada do Theatro Pedro II / Praça XV

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Bom dia, vai de bike.
    Gostaria de avisar que a cidade de Volta Redonda – RJ. Também ira realizar uma Bicicletada em apoio a São Paulo e para melhores condições para os ciclistas da cidade. Pedimos que está Bicicletada entre na listagem de cidades.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Sophia

    Pode comparecer á manifestação a pé? Não tenho bicicleta e (ainda) não constumo usar as ciclovias, mas sou completamente a favor delas e acho importantissima essa manifestação…

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 1

    • Felipe

      Se for em São Paulo alugue uma das Laranjinhas do Itaú =D

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • Sophia

        Eu não tenho nenhum cartão de crédito (precisa ter para se cadastrar). Eu complico minha vida rs =P

        Eu vou a pé. Se eu achar que estou atrapalhando ou desvirtuando, ou que sou a unica, hahaha, eu faço uma rota alternativa. Parece que o MP ainda não entrou com pedido de supressão de calçadas.

        Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  • Luciano Pacheco

    Caxias do Sul – RS, fazendo parte nesta Revolução Ciclistica, e comemorando nesta sexta 27, os 4 anos de atividades mensais https://www.facebook.com/events/609624472506840/

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Adriano Rodrigues

    Sou de Diadema, mas estarei na Paulista.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Temos um evento de cicloturismo em Campos Novos – SC com aproximadamente 350 ciclistas agendado para o próximo domingo e gostaríamos de apoiar a Bicicletada Internacional a favor das ciclovias!! se possível incluir na lista das cidades que apoiam o movimento.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Leonardo

    Temos um evento de cicloturismo em Campos Novos – SC com aproximadamente 350 ciclistas agendado para o próximo domingo e gostaríamos de apoiar a Bicicletada Internacional a favor das ciclovias!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Aida Cardoso

    Gostaria de incluir a cidade de Volta Redonda – RJ, na lista. Estamos com as manifestações ativas por aqui e acompanhamos os processo. Em nossa cidade os problemas não são diferentes. Veja o evento.https://www.facebook.com/events/404084643105734/ Obrigada.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Andre

    Estive pensando, esses argumentos contra ciclovia usados pela promotora também são usados por algumas pessoas da mesma classe social dela e são no mínimo intrigantes.

    “Não houve planejamento” – as pessoas adoram falar isso, virou “modinha”. Mas afinal eles são peritos no quesito urbanismo e extremamente aptos a dizer se aquilo foi ou nao feito com planejamento, afinal também são ciclistas diários.
    “Não oferecem segurança para os ciclistas” – esse argumento é o que mais me intriga, principalmente quando vem de motoristas. Esses que tanto querem segurança para nós são os mesmos que tiram finas, pressionam e fecham os ciclistas? Hum.
    “São esburacadas” – a rua pode ter uma cratera vulcanica a cada metro mas a ciclovia não. A ciclovia deve ser perfeitamente lisa, sem nenhuma interferência se quer. Melhores até que as holandesas, senão tem que tirar!

    Fico tão feliz em saber que temos motoristas que ao mesmo tempo são urbanistas e também ciclistas diários tão preocupados em nossa segurança, só queria saber onde estão todos eles, porque em São Paulo que não é.

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

    • Isac

      Cara é isso mesmo.
      - Todo mundo é técnico de futebol e urbanista. A gente estuda, estuda, e estuda por anos e aí vem um mané e diz “eu acho que ciclovia não vai funcionar não…”. Foda.
      - Segurança? Tá, estão tão preocupados que preferem que o ciclista ande no meio dos carros… Porque é mais seguro, é claro.
      - E a ciclovia tem que ser lisinha, e sem interferências (como faixas de pedestres e pontos de ônibus), porque como se sabe bicicleta é uma coisa que usa rodas de madeira e sem freio!

      São piadas esses argumentos…

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • Sergio Mancini

    Área de estacionamento de bicicletas nas estações de Metro. Cadê o guarda bicicletas da estação Vila Madalena em SP.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • CiceroS

    Bom, quanto a enviar email ao MPE, eu preferi escrever à Ouvidoria (ouvidoria@mpsp.mp.br), com cópias (Cc:) para a Promotoria de Habitação e Urbanismo (pjhurb@mpsp.mp.br) e para a tal promotora. E escrevi assim:

    Eu, [meu nome completo, claro], RG. [meu registro geral completo, claro], venho manifestar meu apoio à “Resposta ao pedido de liminar, feito pelo Ministério Público Estadual, para a paralisação das obras de ciclovias”, que segue abaixo, e a seus subscritores, repudiando assim a Ação Civil Pública 1009441-04.2015.8.26.0053 proposta pelo Ministério Público do Estado de São Paulo por intermédio da 3a. Promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo Camila Mansour Magalhães da Silveira.

    [E então o texto da "Resposta...", claro]

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    • CiceroS

      Nossa, recebi email da Ouvidoria.

      ________________________

      Prezado(a) Senhor(a),

      De ordem do Dr. Roberto Fleury de Souza Bertagni, Ouvidor do Ministério Público do Estado de São Paulo, informamos que sua mensagem foi encaminhada à Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo para conhecimento e providências cabíveis.
      Qualquer informação adicional ou solicitação a respeito do tema, o(a) senhor(a) deverá se dirigir à Promotoria indicada:

      Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo
      Endereço: Rua Riachuelo, nº 115, 1º andar, sala 115
      CEP. 01007-904 – São Paulo – SP
      Telefone: (11) 3119 – 9109 / 9117 / 9118 / 9119 / 9120 / 9121 / 9122

      Atenciosamente,

      Ouvidoria-MPSP

      Thumb up 4 Thumb down 1

  • nardel gonçalves silva

    mano,esta pessoa intitulada a alguma coisa,quer transparecer outra,ate então ninguemlhe conhecia,deu um boné e ta pagando de autoridade,daqui a pouco ja tera perdido seu dias de fama,e voltara ão ostracismo,nossa historia não pode ser marcada por estes inconvenientes,estes manes de plantão vivem tirando o foco de tudo que e bom,bicicleta mão e para preguiçosos para mim não importa da maneira em que estão fazendo a coisa,o importante e que o publico no geral esta gostando. quando no brasil alguma coisa funciona ,logo isto não parece ser bom aos olhos de outros,o haddad é im cara firmam ele, chegou taarde na prefeitura,o camarada cala a boca de tudo quanto e palhaço,e e isso que esta incomodando a oposição,o camarada vai se dar bem pois veste a camisa,aqueles que o ultrajam ficarão no futuro em segundo plano,pensem bem antes de mecher com a fera.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Andre

    Sim! Alias, acabei de mandar um email para eles dizendo sobre a situação.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Victor Augusto

    Só eu achei essa promotora despreparada e tendenciosa pra kcete???

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Andre

    Infelizmente não poderei ir na de São Paulo pois não estou no Brasil. Se houver uma Massa Crítica Solidária a SP aqui em Londres, com certeza absoluta, irei.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>