Bicicletada Internacional será realizada em apoio às ciclovias de São Paulo

Manifestações estão sendo organizadas via Facebook e já concentram eventos em todo o país, além de cidades do exterior que também manifestarão seu apoio.

Praça do ciclista e bicicletada. Foto: Gonzalo Cuellar
Concentração pré-bicicletada na Praça dos Ciclistas, em São Paulo. Foto: Gonzalo Cuellar

Ciclistas de diversas partes do Brasil e do exterior estão se mobilizando para realizar uma Bicicletada Nacional Internacional na sexta-feira 27 de março e protestar contra a suspensão da implantação de novas ciclovias na cidade de São Paulo.

As manifestações estão sendo organizadas via Facebook e já concentram eventos em cidades do sudeste, nordeste, sul e centro-oeste do país, além de cidades na Alemanha, Itália, Reino Unido e outras. Na última sexta-feira (20/3), cerca de 300 ciclistas saíram em grupo até a sede do Mnistério Público Estadual de São Paulo (MPE/SP) onde colocaram cartazes de repúdio a atitude do órgão.

As bicicletadas espalhadas pelo Brasil não vão apenas apoiar a retomada das obras em São Paulo, mas também pedir pela melhoria da infraestrutura cicloviária nas cidades onde serão realizadas. Veja a lista abaixo e clique no nome da cidade para obter mais detalhes. A lista continuará sendo atualizada nos próximos dias.

No Brasil

Foto: Rachel Schein
Foto: Rachel Schein

No mundo

  • San Francisco, EUA (Embora seja apenas uma citação, é bastante representativa, pois foi nessa cidade que a Critical Mass começou. \o/)
  • Tarija, Bolívia (Lamentando não poderem participar de fato, já que a legislação local proíbe manifestações próximas a uma eleição, que ocorrerá por lá em 29 de março)
Texto da ação do MP pede que obra da ciclovia da Av. Paulista seja desfeita. Foto: Vera Penteado Borges
Texto da ação do MP pede que obra da ciclovia da Av. Paulista seja desfeita. Foto: Vera Penteado Borges

MP quer suspensão de obras

A promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE/SP), Camila Mansour Magalhães da Silveira pediu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) a paralisação da construção de novas ciclovias e recuperação do asfalto em locais onde estavam sendo instaladas, sob argumento de falta de planejamento.

O prefeito Fernando Haddad (PT) se comprometeu, durante a campanha em 2012, a construir 400 km de ciclovias até o fim de seu mandato. Durante a gestão, a prefeitura informou que 200 km seriam entregues em 2014 e mais 200 km em 2015. Até o momento, foram entregues 199,8 km. Duas ciclovias importantes estão em obras: na avenida Paulista e na avenida São João, no centro da cidade.

Abaixo-assinado

Uma petição favorável à implantação de ciclovias na cidade voltou a ganhar corpo desde ontem. Criada no ano passado, a quantidade de apoiadores já se aproxima de 20 mil até o fechamento dessa matéria.

Pedimos que as pessoas que entendem a importância de proteger as vidas dos ciclistas e os benefícios do uso de bicicletas para a cidade assinem a petição o quanto antes (e a divulguem): bit.ly/cicloviasim

Os cidadãos também podem enviar seu posicionamento e questionar a ação diretamente à promotora Camila Mansour, no e-mail cmmsilveira@mpsp.mp.br. É importante ater-se aos fatos e aos argumentos objetivos ligados aos fatos. Críticas pessoais, subjetivas e moralistas, a quem quer que seja, não contribuem para o debate.

29 comentários em “Bicicletada Internacional será realizada em apoio às ciclovias de São Paulo

  1. Até na minha Bolívia ia ter! Legal! Cheguei lá um dia depois das eleições, pena que a bicicletada não esperou um pouquinho.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. CARO AMIGO WIILIAM CRUZ PRECISO FALAR COM VOCE SOBRE O CONGRESSO DE PAULISTA DE CIDADES CICLOVIARIAS . 13 991350360

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Meu, que coisa linda, fiquei super emocionado com a mobilização. Eu fiquei na Paulista das 7 às 9, 9 e meia, pois tive que voltar pra casa. E quando começou mesmo a bicicletada a “tomar” a Paulista, direção bairro, eu deu uma paradinha a um quarteirão do Masp e fiquei observando, queria ter a noção do tamanho dela, ver o “ponto final” da bicicletada passar. E não passava e não passava e não passava… tinha gente e bicicleta que não acabava mais!

    Pra quem não foi, quando começarem a pipocar os vídeos, vocês vão ver o tamanho da encrenca…rs. Sim, vai ter ciclovia sim!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Êita, vídeos que captam a bicicletada em sua dimensão:

      Matéria do Bike é Legal (Falzoni): https://youtu.be/ja35V2VYodc

      E do Jornal da Globo: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/t/edicoes/v/justica-derruba-liminar-que-barrava-ciclovias-em-sao-paulo/4068386/

      Esta eu estava esperando com certa ansiedade, não só para conferir a “qualidade” da linha editorial, também pela possível captação aérea, já que uns helicópteros rondavam por ali durante a bicicletada. Mas infelizmente duram pouco, e acabam cortando a integral extensão da bicicletada.

      Ah, espero que da próxima vez a PM nos seja mais generosa em suas estimativas. Como naquela lá do um milhão, ao enfiar 5 pessoas em um metro quadrado para os cálculos, e segundo fotografias aéreas que ainda não vieram a público, talvez porque possam “queimar o filme”, né?

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *