Bicicletada de apoio aos ciclistas de Porto Alegre

Nesta segunda, 28 de fevereiro, será realizada em São Paulo uma bicicletada-passeata para mostrar nossa indignação com a impunidade dos crimes de trânsito no Brasil, especialmente após a tentativa de assassinato de ciclistas ocorrida em Porto Alegre na última sexta-feira.

Indignação com:

a falta de cobertura da imprensa

o discurso inaceitável do delegado Gilberto Almeida Montenegro

opinião de gente que acredita que erradas são as vítimas

a idéia errada de que bicicleta é um corpo estranho na rua, que precisa de escolta e segurança

a inexplicável impunidade dos crimes de trânsito no Brasil

Bicicletada de apoio aos ciclistas de Porto Alegre

Segunda 28/02, a partir das 18h na Praça do Ciclista, com saída às 20h.

Venha de bicicleta, a pé, skate, patins, cadeira de rodas: somos todos um.

Se puder, use uma camiseta branca. Leve paz de espírito e seu sorriso.

Sugerimos trazer flores para distribuir aos motoristas.

Não podemos deixar que esse assassino fique impune, não se pode abrir precedente para que esse crime seja repetido!

Arte: Kayser

A Bicicletada, um movimento horizontal, ou seja, sem líderes, acontece quando ciclistas se reúnem com o objetivo comum de mostrar na prática que bicicleta também tem direito de uso das ruas, fazendo valer seu direito de circulação e pedindo respeito a ele.

Na Bicicletada, os ciclistas pedem especialmente que os motoristas entendam que não somos uma ameaça, somos apenas mais uma peça que compõe o trânsito das nossas cidades, uma parcela dos cidadãos que optam por se mover em bicicletas em vez de usar o carro, a moto, o ônibus.

Motoristas, motociclistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus, taxistas, ciclistas e pedestres: todos nós somos pessoas. Todos, juntos, formamos uma cidade, muito mais humana quando percebemos que, além das diferenças, há muito mais semelhanças.

Pedimos às pessoas que usam o carro que protejam a vida de pedestres e ciclistas, como previsto no Código de Trânsito, dando exemplo aos demais e mostrando que a pressa, comum em uma grande cidade, não pode servir de justificativa para colocar uma pessoa em risco, apenas para economizar alguns poucos segundos ou minutos. VIDAS não se medem assim.
Desrespeitar a distância lateral de 1,5m ou dar uma fechada podem culminar em um acidente gravíssimo com um ciclista, que equilibra seu corpo em um veículo leve, sem parachoques, sem lataria. Uma esbarrada na ponta do guidão leva uma vida para debaixo de uma roda – a sua ou a do carro que vem atrás.
Ninguém quer carregar isso em sua consciência. Não custa nada compartilhar a rua de forma saudável: ultrapassar com segurança, aguardar o momento certo e o espaço adequado e proteger a vida daquela pessoa que está ali, caminhando ou sobre duas rodas – indo para o trabalho, para casa, para a escola ou mesmo passear, como você.

Venha caminhar ou pedalar conosco nesta segunda-feira. E descubra uma nova maneira de viver São Paulo.

Viva numa nova cidade. Comece por você.

28 comentários em “Bicicletada de apoio aos ciclistas de Porto Alegre

  1. EU creio que nao foi acidente pois a lagislaçao de transito no brasil e
    e sempre foi clara pois cortejos,paciatas e ate mesmo manifestaçoes temos a obrigaçao de obedeçer este HOMEN TEM QUE IR PARA A CADEIA A LEI NO BRASIL P/INFRAÇOES DESTE TIPO DEVERIA DAR CADEIA CELA SEM FIANÇA ATE P/PRIMARIO

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Duvido que o motorista seja punido!ele trabalha no banco central a justiça esta no lado dele, cade a punição do deputado que matou o jovem no sul, o que deu para os jovens que colocaram fogo no indio em Brasilia (brincadeira de criança disse a justiça), o que a justiça faz com os skinrez,os jovens de classe alta que agride os outros quando sai drogados das boates é tudo brincadeira de criança.
    Aquele motorista que matou uma familia em Minas Gerai RA-RA-RA esta solto porque.
    Tem outra vai pagar uma fiança de mais ou menos R$ 600,00 e tudo bem, quer apostar.
    Por favor me reponda por que vai ficar escondido no carnaval.e esquecido.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Willian

    Não só nós ciclistas como também a sociedade não pode deixar este caso cair no esquecimento, este é mais um dos milhares de absurdos que nos atingem sem que tenhamos um resposta justa aos desatinos. Justiça é o que pedimos. Ninguém civilizado, OK, equilibrado, cometeria um ato desses. Esta atitude desequilibrada pode acontecer novamente em outras circunstancias. Simples, errou tem de pagar, tem de servir de exemplo para outros. Sugiro que os diversos grupos de bikers do país se organizem e tomem os caminhos legais, da justiça, para que este “sujeito” pague para a sociedade e que sirva de exemplo.

    Ricardo Oliveira

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Ministério Público pede prisão preventiva do motorista que atropelou ciclistas
    Ricardo Neis prestou depoimento na Delagacia de Crimes de Trânsito nesta segunda-feira

    Atualizada às 21h16min

    O Ministério Público Estadual pediu na noite desta segunda-feira a prisão preventiva de Ricardo Neis, 47 anos, que atropelou dezenas de ciclistas na Cidade Baixa, na última sexta-feira. Para os promotores Eugênio Amorim e Lúcia Helena Callegari, que atuam no Tribunal do Juri da Capital, as imagens da internet somadas ao histórico de infrações graves no trânsito revelariam um perfil violento do condutor.

    – Ele tem multas por dirigir na contramão, em cima da calçada e outras infrações graves. Precisa ser preso, pois não há justificativa para o que fez, explicou Amorim. Conforme o promotor, o caso foi um crime doloso (com intenção de matar) e duplamente qualificado, por ter sido cometido por motivo fútil e por um meio que impossibilitou defesa das vítimas.

    Neis prestou depoimento na Delagacia de Crimes de Trânsito nesta segunda-feira e depois concedeu uma rápida entrevista. Ele afirmou que foi cercado pelos manifestantes e que se sentiu ameaçado, por isso tomou a decisão de avançar com o veículo.

    O bancário garantiu que não teve a intenção de atropelar os ciclistas, mas tentou fugir depois que um grupo começou a bater no seu carro. Questionado se tomaria a mesma atitude novamente, ele afirmou que “nem teria saído de casa”.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Muito bacana este ato de solidariedade com os ciclistas gaúchos. Sou gaúcha e estou chocada e perplexa com o que aconteceu!!Este crime não pode ficar impune, de jeito nenhum!!!! Me formei e estava pensando em combinar com alguns amigos de começar a andar de bicicleta à noite, em grupo, já que não temos mais aula, depois dessa fiquei com medo…

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Leo, coloque uma faixa ou cartaz no capô do carro pedindo paz no trânsito, fim da impunidade ou algo assim. Chegue cedo e converse com quem estiver na Praça para conseguir algo assim. Sugiro que siga no final do grupo de pessoas, fechando o bloco, para evitar algum esbarrão e ao mesmo tempo proteger o bloco, isolando as pessoas dos carros atrás. Será muito bem vindo.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Quanto a divulgação do acidente em Porto Alegre, a Imprensa falou hj. em várias emissoras, mostrando até o “fulano” que fez essa Barbare!!!!Estou com vcs. pois ninguém respeita os Ciclistas, mas não podemos arranjar inimigos!!!Todos devemos ser unidos, pois um veículo depende do outro!!!!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Olá galera do pedal em todo o brasil. contudo que vem acontecendo em varias cidades, transito caotico,barbaridades, e ninguem faz nada. aqui quero expressar meus sentimentos em primeiro lugar, aqueles que foram atacados diretamente.
    porem quero pedir a cada um ciclista que, jamais façamos o mesmo. pq temos que ser exemplo,de tudo isso que alguns motoristas idiotas ainda insistem em fazer com alguem em um veiculo menor. não apenas uma bike, mas se o cara esta em um BUZÃO, CAMINHÃO, OU CARRÃO, ele se acha o cara.
    como somos exemplos de como ser educados e ter respeito não apenas pela natureza,mas sim pelo proximo, indepentendimente de qual a forma de locomoção ao qual o outro esteja. vamos levar amor, e muito ensinamento a esse tipo de pessoa.
    contem comigo, pois estarei sem duvida as 20hs ai…

    abs zelito MET´S Bikers SP

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. se vc ficou indignado, estarrecido, boquiaberto, pasmo com o que aconteceu em porto alegre, venha de branco hj pra bicicletada em solidariedade aos nossos amigos irmaos ciclitas de poa! hj a partir das 18 com saida as 20hs. se possivel traga flores brancas pra podermos distribuir pros motoristas e pedir mais paz nas ruas! afinal de contas o carro é seu, mas a rua é TODOS!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Grata a todos pela solidariedade às bicicletas gaúchas. JUNTOS por paz e sustentabilidade é TUDO DE BOM! Daggi Dornelles (flores urbanas – estudos do corpo em arte e humanismo)

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *