Brasil recebe pela primeira vez o L’Étape Brasil, versão reduzida do Le Tour de France

Foto: Divulgação/Grupo Manga

Evento acontecerá em 25 de outubro em Cunha, interior de São Paulo. Foto: Divulgação/Grupo Manga

Mapa do circuito.

Mapa do circuito. Imagem: Divulgação/Grupo Manga

Amantes do ciclismo de estrada terão a oportunidade de se sentir no Le Tour de France. Pela primeira vez no Brasil será realizada a L’Étape Brasil, competição para atletas profissionais e amadores que reproduz parte das condições da corrida de bicicletas mais famosa do mundo.

O evento será dia 25 de outubro, em Cunha, interior de São Paulo, região montanhosa próxima à fronteira com o Rio de Janeiro. Serão 112 km de percurso e 2.870 metros de altimetria acumulada. Podem competir atletas profissionais e amadores a partir dos 18 anos que consigam manter uma velocidade mínima de 15km/h, mesmo em trechos de subida. A organização da L’Étape Brasil exige que os participantes apresentem um atestado médico de aptidão para prática de ciclismo competitivo.

Entre as bicicletas permitidas para a prova estão todas as reconhecidas pela União Ciclística Internacional (UCI) e mountain bikes (MTBs). Entretanto, essas não poderão ter apoio para os braços (usado normalmente em provas de triathlon) ou bar-ends (comuns em mountains bikes). Bicicletas elétricas ou a pedal eletricamente assistidas e reclinadas não são autorizadas.

Serão formados pelotões de acordo com o nível de condicionamento físico, com o mais rápido na frente e o mais lento na parte de trás. O tempo limite para a conclusão da prova será de oito horas. Os atletas que não conseguirem completar o trajeto nesse tempo, serão resgatados por ônibus e levados até o Village L’Étape Brasil.

Os trechos que fazem parte do trajeto serão completamente bloqueados para o tráfego dos demais veículos. Haverá barreiras de tempo que irão encerrando a abertura da estrada para as bicicletas, liberando novamente o tráfego de automotores.

Barreira de tempo

O evento contará com um carro chamado “Barreira de Tempo”, que seguirá o cronograma de forma precisa. Qualquer competidor que for ultrapassado por esse veículo (equipado com um relógio), em qualquer ponto do curso, será considerado eliminado. Logo atrás, outro carro, o “Fim de Prova” estará encerrando a liberação da estrada. No caso de eliminação, o atleta será convidado para se juntar a um dos pontos de repatriação, de onde partirão os ônibus que levarão os atletas de volta ao Village L’Étape Brasil.

As inscrições já estão abertas. Os valores variam de R$ 690,00 a R$ 850,00. Quem gostou da prova, mas não tem físico para participar, poderá assistir em pontos fixos ao longo do percurso da corrida.

História

O L’Étape du Tour foi criado em 1993 para oferecer aos atletas amadores e amantes do ciclismo sensações próximas ao que é vivido no ambiente profissional. Em pouco tempo passou a atrair ciclistas do mundo todo, que viajavam até a França em busca desta experiência.

Nos últimos anos, em média mais de 450 brasileiros se deslocaram até a Europa para participar de cada etapa.


3 comentários para Brasil recebe pela primeira vez o L’Étape Brasil, versão reduzida do Le Tour de France

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>