Material informativo produzido pela prefeitura do Rio de Janeiro. Foto: Fabio Nazareth

Motoristas de ônibus do Rio recebem treinamento para conviver com ciclistas

Treinamento faz parte de um pacote de ações que a prefeitura está realizando para conscientizar os motoristas e a população sobre a importância de uma boa convivência no trânsito.

Um dos motoristas que participou do treinamento. Foto: Fabio Nazareth
Um dos motoristas durante o treinamento. Foto: Fabio Nazareth

Motoristas de ônibus que trabalham nas linhas dos bairros de Laranjeiras, Cosme Velho, Largo do Machado, Flamengo e Botafogo receberam no início de setembro um treinamento especial para melhorar a convivência com ciclistas da região. A atividade foi promovida pela prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e contou com a parceria de outras entidades como o Detran, a Universidade Corporativa de Transporte (UCT), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET RJ) e a ONG Transporte Ativo.

Material informativo produzido pela prefeitura do Rio de Janeiro. Foto: Fabio Nazareth
Material informativo produzido pela prefeitura do Rio de Janeiro. Foto: Fabio Nazareth

De acordo com o subsecretário de meio ambiente, Altamirando Moraes, o treinamento faz parte de um pacote de ações que a prefeitura está realizando para conscientizar os motoristas e a população sobre a importância de uma boa convivência no trânsito. “Já fizemos a campanha na Ilha do Governador, onde implantamos mais de 15 km de ciclovias e em três anos não registramos nenhum acidente fatal com ciclistas. É o maior veículo protegendo o menor e também os pedestres e quem ganha com isso é a sociedade.”

A ação foi realizada no terminal rodoviário do Cosme Velho e os motoristas receberam instruções sobre o limite de 1,5 metro de distância que devem tomar do ciclista (art. 201 do Código de Trânsito), sobre a obrigatoriedade de respeitar as sinalizações de faixas compartilhadas e principalmente sobre a questão de observar os limites de velocidade de modo a reduzir as ações sobre os pontos cegos, que são áreas de posicionamento onde o motorista perde a visão do ciclista na via. Foi afixado no interior dos ônibus um cartaz informativo alertando os passageiros sobre o cuidado com os ciclistas nas vias no momento de embarque e desembarque dos coletivos.

O subsecretário de meio ambiente, Altamirando Moraes. Foto: Fabio Nazareth
O subsecretário de meio ambiente, Altamirando Moraes. Foto: Fabio Nazareth

O motorista Clério Souza, que também usa a bicicleta como meio de transporte, diz que a utilização de um espelho convexo nos retrovisores dos ônibus deveria ser um item obrigatório. Clério fez uma adaptação para fixar o espelho convexo nos retrovisores e sempre leva consigo seu kit particular. “A pior coisa que pode acontecer ao motorista é olhar pelo retrovisor, avistar o ciclista e no segundo seguinte perder a visão de onde ele está. Em uma fração de segundos o ciclista aparece e some.” Segundo o motorista, o ponto mais crítico é nas proximidades da porta dianteira do ônibus, área em que sem o espelho convexo, é impossível visualizar o ciclista.

A ciclista Tati Carvalho, que emprestou sua bicicleta para o treinamento, aprova a ação com os motoristas e comenta que tem sentido uma leve melhora no respeito aos ciclistas da cidade. “Ainda temos muito pra avançar, muito mesmo, mas percebo que estamos melhorando em relação ao espaço do ciclista nas vias. É uma luta diária e quem usa a bicicleta como meio de transporte precisa reivindicar seu espaço na mobilidade da cidade e exigir mais respeito dos outros veículos, a legislação que obriga o maior respeitar o menor precisa ser cumprida.”

Iniciativas parecidas já aconteceram em várias cidades brasileiras, como Vitória/ESManaus/AMSalvador/BARecife/PE (com vídeo), Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC. Em São Paulo, há mobilização popular para pressionar a prefeitura a realizar nova ação com motoristas de ônibus (a última ocorreu em 2009).

1 comentário em “Motoristas de ônibus do Rio recebem treinamento para conviver com ciclistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *