Aumente as vendas do seu comércio com ciclistas – baixe o Manual Bicicleta e Comércio

Manual gratuito ajuda a atrair e fidelizar clientes ciclistas, com dicas práticas e depoimentos de comerciantes que se beneficiaram com as ciclovias

Se você esteve na inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista, deve se lembrar como o comércio da região ficou muito mais movimentado naquele domingo do que nos anteriores. E se você frequenta a Ciclofaixa de Lazer, percebe que muitos ciclistas visitam o comércio ao longo do trajeto.

Isso desmente o mito de que ciclovias prejudicam o comércio, já que alguns clientes não podem estacionar seus carros.  E o motivo é simples: ciclistas também são clientes. Só é preciso atraí-los e cativá-los!

Ciclistas em estabelecimento comercial na região da Paulista. Foto: Guilherme Venaglia/VdB

Conquistando novos clientes

Tendo isso em vista, a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) disponibiliza o Manual Bicicleta e Comércio. A iniciativa é parte da campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, que incluiu ainda adesivos e uma websérie. O objetivo é justamente ajudar os comerciantes, mostrando que é possível e rentável adequar o comércio para atrair quem pedala.

Elaborado a partir de questões levantadas pelos próprios comerciantes, o guia traz orientações práticas e depoimentos de comerciantes que entenderam essa demanda e adequaram seus negócios para fidelizar os ciclistas.

A publicação apresenta ainda exemplos dos Estados Unidos, onde 66% dos comerciantes de São Francisco perceberam aumento das vendas após a instalação de ciclovias e ciclofaixas. Em Nova York, o comércio faturou 49% a mais onde foram instaladas faixas para bicicletas.

Entre outras recomendações, o manual convida a colocar suportes para estacionamento de bicicletas (paraciclos), de acordo com as orientações da Companhia de Engenharia de Trafego de São Paulo (CET). Também ressalta a importância de manter a conservação da calçada, tornando convidativo o acesso ao estabelecimento. Baixe agora!

Bicicletas estacionadas em frente a comércio em São Paulo. Foto: Willian Cruz/VdB

Manual e adesivos

O manual impresso foi distribuído gratuitamente a comércios próximos a ciclovias e ciclofaixas, durante o lançamento da campanha. Mas você ainda pode baixá-lo em formato PDF, neste link.

Também foi criado um adesivo, que indica aos ciclistas que a bicicleta é bem-vinda no estabelecimento. Você encontra mais informações sobre a campanha nesta página.

“Ciclistas são dos melhores tipos de cliente: ao serem estimulados, voltam com regularidade, gastam mais no mês do que motoristas e o custo para agradá-los é muito baixo”, diz a Associação.

Adesivo será distribuído a comerciantes que recebem bem o ciclista. Foto: Willian Cruz
Adesivo foi distribuído a comerciantes que recebem bem o ciclista. Foto: Willian Cruz/VdB

Quer uma ajuda?

O Vá de Bike presta consultoria profissional para ajudar seu negócio a crescer recebendo bem os ciclistas e fidelizando esses clientes. São 20 anos de experiência no segmento e dezenas de clientes atendidos.

Chama no e-mail contato@vadebike.org que a gente marca uma conversa! 😉

Vídeos

Como parte da campanha, a Ciclocidade também criou uma websérie no YouTube. Ela traz exemplos de comerciantes que se adaptaram às ciclovias e se beneficiaram com o aumento do uso da bicicleta. Assista abaixo a série completa:


 

Imagem: Ciclocidade/Reprodução

 

3 comentários em “Aumente as vendas do seu comércio com ciclistas – baixe o Manual Bicicleta e Comércio

  1. AS CICLOVIAS BEM PLANEJADAS É COISA EXCELENTE… MAS AS MAS PROJETADAS SÃO UMA LÁSTIMA… ANDA PELA REGIÃO DO RIO PEQUENO E TIRE AS SUAS CONCLUSÕES… A ATUAL ADMINISTRAÇÃO GANHOU MUITAS PROPINAS NOS: TAXÕES, PLACAS TINTAS E EMPREITEIRAS… VIVA A ROBALHEIRA PETISTA. FAZ COISAS MAL FEITAS E AINDA ROUBAM OS NOSSOS IMPOSTOS

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *