Bicicletada para pessoas com e sem deficiência é destaque da 6ª Virada Inclusiva em São Paulo

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Handbikes marcaram presença nas edições anteriores. Foto: Rachel Schein

Handbikes marcaram presença em todas as edições. Foto: Rachel Schein

Os pedais já estão se aquecendo para a 6ª edição da Bicicletada Inclusiva, evento que reunirá pessoas com e sem deficiência na ciclovia mais famosa da cidade – a da avenida Paulista. A atividade, que acontecerá o dia 6 de dezembro de 2015 (domingo), faz parte da Virada Inclusiva.

Serão disponibilizadas bicicletas adaptadas e a proposta é que todos possam sentir o gosto de andar sobre duas (ou mais) rodas no cartão postal da cidade. Se você não sabe ou nunca andou de bicicleta, isso não é desculpa: o pessoal do Bike Anjo estará a postos para dar apoio para que pessoas com e sem deficiência possam participar do evento.

Bicicletada Inclusiva 2014

Foto: Rachel Schein

Programação intensa

“Questões de inclusão: acesso e empoderamento de pessoas de todas as habilidades”. Esse é o tema da ONU para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. Para celebrar a data, será realizada mais uma edição da Virada Inclusiva, com inúmeras atividades entre os dias 3 e 6 de dezembro.

A iniciativa reúne uma série de atrações simultâneas em todo o Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com órgãos públicos e instituições da sociedade civil.

A Virada Inclusiva promove atividades nas ruas, praças, parques, museus e teatros. São convidadas pessoas com e sem deficiência a participarem juntas de todas as atrações. A programação é acessível, gratuita e conta com atividades culturais, esportivas e de lazer.

Confira a programação no site oficial do evento.

Veja também
Handbike, uma bicicleta inclusiva
As modalidades do ciclismo paralímpico
Bicicletada Inclusiva 2014

Foto: Rachel Schein

A importância da Virada

Segundo o censo do IBGE, em 2010 havia 45,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil e São Paulo é a cidade que concentra a maior parte delas: são 2,8 milhões de pessoas que precisam se locomover todos os dias para estudar, trabalhar e se divertir, um número maior que a população total de Salvador (2010), a terceira maior cidade do país.

Não é pouca coisa. Por isso, o evento traz à pauta a discussão sobre a necessidade de inclusão e acessibilidade para esse contingente de cidadãos.

Que tal ser voluntário?

Se você se animou com o evento e quer ajudar, ainda dá tempo de se candidatar como voluntário para a Virada Inclusiva. Inscreva-se aqui.

Quando e onde

VI Bicicletada Inclusiva para pessoas com e sem deficiência

Dia 06/12/2015, domingo
das 10h às 14h

Praça do Ciclista (Av. Paulista com Consolação)

EVENTO GRATUITO

Veja como foi a edição 2014, com relato e galeria de fotos!

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

5 comentários para Bicicletada para pessoas com e sem deficiência é destaque da 6ª Virada Inclusiva em São Paulo

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>