Roubos de bicicletas preocupam ciclistas em São Paulo

Manifestantes protestam com cartazes contra roubos de bicicletas em São Paulo – Foto: Willian Cruz/VdB

A gente evita assuntos negativos aqui no Vá de Bike porque nosso objetivo é estimular o uso da bicicleta. Mas os roubos de bike em São Paulo chegaram num ponto que seria irresponsabilidade nossa ignorar.

ROUBOS DE BICICLETAS EM SÃO PAULO
Série de quatro reportagens:
1 – O problema 2 – Locais de roubo
3 – O que fazer (em produção) 4 – Propostas (em produção)

Primeiro é importante esclarecermos o que é furto e o que é roubo. Furto é quando você deixa a bike em algum lugar e, quando volta, ela não está mais lá. O assunto dessa matéria é o roubo, que é quando você está com a bicicleta e alguém te aborda pra levá-la embora.

Os roubos não são bem uma novidade em São Paulo, mas até alguns anos atrás ocorriam de forma eventual e em locais variados. O ladrão roubava quando surgia a oportunidade, dificilmente saía na rua com o objetivo claro de roubar uma bicicleta. Mas de um tempo pra cá esses roubos têm aumentado MUITO e alguns locais já são temidos por quem pedala na cidade.

Agora, os roubos estão se tornando recorrentes até na ciclovia mais utilizada de São Paulo, a da Faria Lima, local de bastante movimento e que corta bairros com mais estrutura e policiamento.

Faremos uma série de videorreportagens sobre esse tema. Nesta, contamos sobre o problema e trazemos relatos de quem teve sua bicicleta roubada ou passou por algumas tentativas de roubo.

Na próxima matéria contaremos quais os principais locais de roubo na cidade. Depois, daremos recomendações sobre como evitar e o que fazer quando for roubado. Por fim, traremos propostas para mudar essa situação.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações para ser avisado quando as próximas reportagens forem publicadas.

Roubos na Faria Lima

No início, os roubos na ciclovia da avenida Faria Lima aconteciam perto do Instituto Tomie Ohtake, mas logo se expandiram para o Largo da Batata e agora já ocorrem até na região da Juscelino Kubitschek.

São menores que atacam em grupo, aparentando entre 10 e 14 anos, eventualmente com algum adolescente um pouco mais velho. Às vezes tomam a bicicleta no grito, às vezes ameaçam com faca, às vezes derrubam a pessoa da bicicleta. Não tem dia e nem horário: pode ser à noite, pode ser de manhã, numa terça-feira ou num final de semana. A situação é preocupante.

Viatura no Largo da Batata – Foto: Willian Cruz/VdB

Às vezes uma viatura passa o dia no Largo da Batata, mas isso só impede que os crimes aconteçam ali, naquele ponto. Os menores veem a viatura e avançam algumas quadras, para continuar os roubos em outro local.

No dia 21 de março aconteceu um protesto contra essa situação no Largo da Batata, na Faria Lima. Estivemos por lá pra acompanhar e conversamos com algumas pessoas, que nos contaram suas histórias.

Beatriz conta que teve sua bicicleta roubada por um grupo de sete menores. Foto: Willian Cruz/VdB

Assista aos depoimentos, no vídeo que está no final da matéria.

O administrador Ricardo Kanitz passou por quatro tentativas de roubo, sempre por grupos de dois a quatro meninos. Em um dos casos procurou ajuda de policiais, que de acordo com Kanitz disseram não poder fazer nada, já que se tratavam de crianças e o roubo não havia sido consumado. Veja o relato no vídeo.

Já a publicitária Beatriz não conseguiu escapar: teve sua bicicleta elétrica roubada por um grupo de sete meninos que atacaram em bando. Ela chegou a ir até a delegacia e conseguiram pegar 3 dos meninos. Um deles, de 17 anos, foi encaminhado à Fundação Casa; os demais, segundo ela, foram liberados.

A importância do Boletim de Ocorrência

Painel na 14ª DP, que atende parte da avenida Faria Lima, informa sobre a possibilidade de se fazer o B.O. pela internet. Foto: Willian Cruz/VdB

Uma coisa que repetiremos em todas essas reportagens é: faça boletim de ocorrência. Você pode até achar que não vai resolver nada, mas se não notificarmos a ocorrência, não haverá estatísticas sobre esses roubos e o poder público pode continuar achando que estamos reclamando à toa.

E tentativa de roubo também é crime; você precisa fazer esse boletim de ocorrência também.

Se você acha cansativo ir na delegacia ou lhe falta tempo para isso, você pode fazer o B.O. online. Em todo o estado de São Paulo, é possível registrar boletim de roubo de bicicletas pela internet para roubo de bicicleta (declare como “roubo de objeto”). Já para o de tentativa de roubo é necessário comparecer a uma delegacia.

E anote AGORA o número do quadro da sua bicicleta. Ele costuma ficar embaixo do movimento central (o eixo do pedal), mas pode estar em outros lugares – veja na imagem que está neste box. Se sua bicicleta for roubada, esse número deve constar do Boletim de Ocorrência, porque se a encontrarem conseguirão saber, por esse número, que ela é uma bicicleta roubada e de quem ela foi roubada. Falaremos sobre isso em mais detalhes em um próximo vídeo.

Locais onde pode estar o número de série no quadro da sua bicicleta: 1) embaixo do movimento central; 2) na base do tubo inferior (down tube); 3) no seat stay ou no chain stay, próximo ao eixo traseiro; 4) na base do tubo do selim (seat tube); 5) no tubo da caixa de direção (head tube)

Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações, para ser avisado quando publicarmos as próximas videorreportagens dessa série. E não desanime com essa situação: vá de bike. Ainda é bem melhor do que ir de carro… 😉


3 comentários para Roubos de bicicletas preocupam ciclistas em São Paulo

  • Ines Zürch

    JUSTAMENTE, EU ESTAVA PENSANDO EM ADQUIRIR UMA BIKE ELÉTRICA DA SCOOTER PARA VIR AO TRABALHO. ESTAVA ATÉ PESQUISANDO PREÇOS, MAS, INFELIZMENTE ESSE PLANO DE VIR DE BIKE CAIU POR TERRA. O MEU TRAJETO É UM BOM TRECHO PELA AV. PEDROSO DE MORAES E AV. FARIA LIMA.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Marco Aurélio

    Dá muuuita tristeza perder uma bike amiga linda, ainda mais quando se poderia ter evitado por dar atenção a intuição…. passei pelos dois suspeitos e ignorei a ameaça, indo realizar a minha entrega de comida, tranquei com um cadeado, mas, cortaram facilmente. Quando volto e só vejo o cadeado na grade, sem ação….. aprendendo mais uma lição…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Roupas de ciclista

    Parabéns para equipe Va de Bike.
    Ficamos impressionados com a qualidade dos artigos
    Aguardamos os próximos
    Obrigado

    Thumb up 2 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>