Ciclista compartilhando a via na Av. Paulista. Foto: Mathias

Por que os ciclistas continuam (e continuarão) usando a Avenida Paulista

Por mais que se afirme que a avenida é perigosa para a circulação em bicicleta, ciclistas continuarão a trafegar por ali. Entenda os motivos.

Ciclista compartilhando a via na Av. Paulista. Foto: Mathias
Leia também
Centenas de km de ciclovias previstos desde 2008,
incluindo Av. Paulista e Eliseu de Almeida

Ciclistas podem circular em avenidas de tráfego
rápido? Por que insistem em fazê-lo?

Motorista, cuidado: uma “fina” pode resultar em morte

Velocidade mínima das vias não vale para bicicletas

Alguns motoristas insistem que ciclistas não deveriam circular na Avenida Paulista. Alguns, sem medo de serem politicamente incorretos, afirmam que as bicicletas atrapalham seus carros; outros alegam fatores de segurança viária, com o discurso de que a avenida não seria segura para ciclistas.

Quando não passam pelos preconceituosos “vá pedalar no parque” e “rua não é lugar de bicicleta”, as recomendações são invariavelmente para usar as vias paralelas: Alameda Santos no sentido Paraíso e ruas Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal e Antônio Carlos no sentido oposto.

A falta de segurança e sua causa

Bicicleta branca (ghost bike) em homenagem a Márcia Prado, na altura do 1140 da Avenida Paulista. A ciclista foi atropelada por um ônibus enquanto fazia um deslocamento a trabalho.

Segundo dados da CET, a Av. Paulista é a via com mais acidentes com ciclistas por quilômetro em São Paulo. Uma de suas esquinas também é considerada, historicamente, a líder de atropelamentos de pedestres na cidade, com a sinistra alcunha de “esquina da morte”. Isso faz dela uma avenida perigosa, certo? Depende do critério utilizado.

A avenida, em si, não tem nada de perigosa. É ampla, com faixas largas, bem iluminada, sem curvas ou desníveis. Tem asfalto sempre em bom estado, espaço suficiente para ultrapassagens seguras e as mãos de direção são isoladas por um canteiro central. A visibilidade nela é ótima para qualquer participante do trânsito, inclusive pedestres e ciclistas. Não é uma avenida com curvas que escondem a próxima quadra, irregularidades que surpreendem os motoristas, caminhões invadindo a pista contrária e nem descidas íngremes que estimulam a velocidade.

Mas, se a avenida em si é segura, por que tantos acidentes?

Comportamento

Com oito faixas de rolamento, largura mais que suficiente para trafegar acima do limite de 50km/h e nenhuma fiscalização de velocidade, a via passa a clara impressão de ser território exclusivo de automóveis e ônibus. Quem “compra” essa impressão não aceita bicicletas circulando por ali, como também não tem paciência para os pedestres que estejam terminando a travessia quando o sinal abre (ambos os casos previstos e garantidos pelo Código de Trânsito).

Muitos ciclistas pedalam nas calçadas – uma consequência direta das ameaças dos motoristas que não os aceitam na avenida.

Para motoristas com esse perfil, o congestionamento derivaria unicamente de falta de espaço para os automóveis e da presença de componentes supostamente estranhos ao trânsito, como bicicletas, pedestres, caminhões e ônibus fretados, que “roubariam” o espaço necessário aos carros. Por esse raciocínio, uma bicicleta em baixa velocidade estaria atrapalhando e congestionando – o que sabemos não ser verdade. Já os carros, que ocupam uma área muito maior da via pública mesmo em movimento, não influiriam nessa situação.

Dentre essas pessoas, há os que tentem ensinar ao ciclista que ele não deveria invadir o território exclusivo do automóvel. Essa lição assume a forma de “fina”, ou de uma fechada ao virar em uma rua, seguindo o pensamento “tenho prioridade, estou passando e saia da minha frente porque eu não vou reduzir”. E esse comportamento de risco causa a maior parte das mortes, pois um pequeno esbarrão pode levar o ciclista para debaixo das rodas daquele veículo ou de outro que venha atrás.

Para sermos justos, poucos são os motoristas com esse comportamento, percentualmente falando. Mas essa minoria agride, assusta, fere e mata.

Cada vez mais bicicletas

Clique para ampliar. Fonte: Contagem de ciclistas na Av. Paulista – Ciclocidade/2010

Apesar da falta de receptividade dos motoristas, muitas pessoas passam em bicicletas pela avenida, principalmente no horário de pico da tarde, como mostra o gráfico ao lado.

Os dados são da contagem fotográfica realizada pela Ciclocidade em 2010. Naquela ocasião, foram fotografados 733 ciclistas na Av. Paulista em um espaço de 16 horas. A média de 52 ciclistas por hora equivale a praticamente uma bicicleta por minuto, mesmo sem haver ciclovia ou qualquer outro tipo de sinalização no local.

Mais gente do que você imaginava? Então perceba que essa contagem foi feita em 2010. De lá para cá, a quantidade de pessoas utilizando a bicicleta em seus deslocamentos cresceu a olhos vistos. Uma ciclovia na avenida terá alta utilização, como vem acontecendo com a ciclovia da Av. Faria Lima, um local onde quase não passavam ciclistas e hoje circulam cerca de dois mil por dia (ou mais).

Rotineiramente, ciclistas sinalizam o solo da Av. Paulista, pedindo o compartilhamento da via.

O motivo de tantos ciclistas

Se a bicicleta não é bem aceita na avenida, por que ainda assim tanta gente resolve passar de bicicleta por ali?

Para responder a essa pergunta, é importante entender que as pessoas raramente saem de casa para passear na Paulista de bicicleta. Quase sempre, trafegam ali para chegar a algum lugar, como os motoristas que ali estão. E para muita gente esse é o melhor caminho quando se está de bicicleta, por ser o mais curto e mais plano.

O eixo do “espigão”, que vai do Jabaquara a Perdizes, é relativamente plano, com um desnível irrisório e bem distribuído ao longo de seus mais de 13 km de extensão. Qualquer rota alternativa implica em muitas subidas e, geralmente, aumento da distância percorrida – o que todo ciclista que está realizando um deslocamento sem intenção de treino costuma evitar.

Paralelas

As faixas largas permitem ao ciclista escapar do congestionamento, ultrapassando os carros parados.

Por mais que se peça, obrigue ou incentive a circulação de ciclistas nas vias paralelas, muita gente continuaria utilizando a Paulista para se deslocar em bicicleta, por dois motivos que se complementam: aclives e falta de segurança viária. Como a questão dos aclives é bastante clara, comentaremos apenas a questão da segurança.

Na Alameda Santos, o principal problema está nos trechos de subida, onde motoristas embalados pela descida anterior e acelerando livremente devido à falta de fiscalização se tornam impacientes com qualquer veículo em baixa velocidade à sua frente. Numa situação como essa, os maus motoristas buzinam, forçam passagem, passam perto demais e fecham o ciclista, principalmente por se tratar de uma via com menos faixas de rolamento e veículos estacionados, que dificultam as ultrapassagens.

No sentido oposto, no trecho inicial, relativamente plano, há a presença intensa de ônibus. Além de virarem à direita ao chegar na Brigadeiro, as faixas mais estreitas e em menor quantidade dificultam aos motoristas dos coletivos a realização de ultrapassagens. Parte deles acaba forçando a passagem, com o veículo de várias toneladas a centímetros do ciclista, geralmente com velocidade alta devido à ligeira descida. Um risco fortíssimo.

Além do aumento do esforço físico e da distância ao adotar esses trajetos paralelos, essas situações de risco com carros e ônibus assustam e afastam os ciclistas dessas vias. Por isso, muitos ciclistas se sentem menos seguros nessas paralelas do que na avenida principal.

É curioso que parte das pessoas que sugerem aos ciclistas que peguem as vias paralelas com aclives sejam as mesmas que alegam haver subidas demais em São Paulo para que a bicicleta seja adotada.

Deslocamentos humanos

As grandes avenidas costumam ser construídas em regiões de fundo de vale ou sobre “espigões”. Isso faz com que as paralelas geralmente tenham aclives, tornando a avenida o caminho mais plano, reto e geograficamente adequado a quem usa a bicicleta.

Em uma cidade para pessoas, esses caminhos seriam priorizados para pedestrianismo e meios movidos a propulsão humana, deixando o ônus dos aclives para quem só precisa pisar em um pedal ou torcer uma manopla para vencê-los.

Não adianta insistir para que o ciclista escolha outro trajeto: quem se desloca usando um meio que dependa de esforço físico (a pé, bicicleta, skate, patins e outros) tende sempre a buscar o caminho mais curto e plano. É isso o que também faz as pessoas atravessarem fora da faixa de pedestres, por exemplo, quando utilizá-la implicaria em um deslocamento de dezenas de metros.

São escolhas lógicas, naturais e compreensíveis, que devem ser aceitas e protegidas pelo poder público, além de previstas e incentivadas por quem planeja a infraestrutura viária e o meio urbano, tornando a cidade mais amigável e segura para quem for a pé ou de bicicleta e incentivando os deslocamentos sustentáveis, que fazem bem para as pessoas e para as cidades.

É curioso que parte das pessoas que sugerem aos ciclistas que aumentem seu trajeto para desviar da avenida Paulista sejam as mesmas que alegam que as grandes distâncias na cidade são um impeditivo para que a bicicleta seja adotada.

Discurso prejudicial e perigoso

Declarar que a Avenida Paulista não é segura para ciclistas, como se isso fosse uma característica imutável da via, é ignorar a necessidade de que essa situação mude, atingindo um patamar adequado de segurança viária.

Afirmar que ciclistas não devem usar a Avenida Paulista é ser conivente com o risco que oferecem os motoristas que trafegam por ela de forma irresponsável. É aceitar que a conduta perigosa de um veículo automotor seja um argumento válido para que outros participantes do trânsito, como bicicletas e pedestres, cedam seu direito de circulação para que a irresponsabilidade e a impunidade possam continuar a vigorar. Isso estimula e municia de argumentos os motoristas que colocam ciclistas em risco propositalmente, de forma criminosa, com o objetivo de “educá-los” a não utilizarem as avenidas.

Quando um representante do poder público ou a própria imprensa fazem essas afirmações, o efeito nocivo é potencializado, pois passam a ter o peso de regra de conduta, estimulando ainda mais o comportamento agressivo.

Esse estímulo pode resultar em mortes, sequelas e amputações – infelizmente de forma bastante indireta, tornando impossível estabelecer uma relação de causalidade que imputaria responsabilidade legal a quem divulga publicamente esse conceito distorcido, fortalecendo a intolerância e as agressões aos ciclistas que trafegam na avenida.

Deve-se combater as causas e os causadores do problema, tornando a avenida receptiva e segura a todos os cidadãos, em vez de responsabilizar as vítimas e defender o cerceamento de seus direitos.

Detalhe da sinalização que será aplicada na ciclovia da Av. Paulista, nos pontos com travessia de pedestres. Imagem: CET/Reprodução
Detalhe da sinalização que será aplicada na ciclovia da Av. Paulista, nos pontos com travessia de pedestres. Imagem: CET/Reprodução

Ciclovia é necessária

Na avenida Paulista ocorreram atropelamentos emblemáticos, como as mortes de Márcia Prado (2009) e Julie Dias (2012) e o caso de David Santos Souza (2013), que teve seu braço arrancado ao ser atropelado em área segregada com cones por um motorista embriagado. Mais recentemente, Marlon Moreira de Castro também perdeu a vida pedalando na avenida.

A Secretaria de Transportes da cidade (SMT) divulgou em setembro de 2014 detalhes sobre o projeto de uma ciclovia no local (veja aqui). A previsão é de que as obras, que iniciam em janeiro de 2015, estejam concluídas até junho.

Alguns cidadãos se posicionaram contrários a essa ciclovia, como o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), que chegou a afirmar que “se faz de tudo para os ciclistas e se esquece dos carros” e que o canteiro central, onde ela será construída, é “essencial para a segurança de pedestres e motoristas“. Devido à repercussão negativa de suas declarações, Matarazzo posteriormente mudou de opinião, passando a ser favorável à estrutura.

A Associação Paulista Viva também contesta a construção da ciclovia, alegando serem necessários “estudos mais aprofundados”, para que possa a intervenção possa “atender a todos os cidadãos de forma justa”. Entre outros questionamentos, apontam uma suposta “descaracterização da ideia de boulevard” da avenida. O posicionamento da entidade continua.

Enquanto uma pequena parte dos paulistanos ignora a importância de uma ciclovia no local, ou discute se o projeto apresentado é perfeito, se agrada a todos ou se vai tornar a avenida “feia”, nós, ciclistas, continuaremos pagando com nossas vidas.

72 comentários em “Por que os ciclistas continuam (e continuarão) usando a Avenida Paulista

    1. Por quê os carros têm de sair? Os proprietários pagam impostos pesados (IPVA, licenciamento, pedágios) e é natural que tenham direito a utilizar as ruas. Inclusive, o dinheiro pago por eles financia obras da prefeitura, ciclovias inclusas. Todos têm direito de usar o transporte que mais convier.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 10

  2. LEMBREN SEMPRE Q AS CIDADES SAO PARA AS PESSOAS E NAO PARA AS MAQUINAS, FAZAMOS AS CIDADES MAIS CIVILIZADAS, MAIS HUMANAS, MAIS DEMOCRATICAS E MAIS AO ALCANCE DE TODOS… SO ASSIM A JUSTICA SOCIAL ATINGIRA A TODOS E DIMINUIRA A VIOLENCIA URBANA DAS RUAS E AVENIDAS DE RIO E S. PAULO…

    Thumb up 3 Thumb down 1

  3. amados irmaos brasileiros, primeiro direi q eu nao sou argentino, e sim inkaico, ou seja peruano, minha intencao nao foi insultar ou humilhar os brasileiros se nao acordar aqueles q ainda ficam nas trevas (E PEZO DESCULPAS SE EU FOI MAL-ENTENDIDO, pois nao generalizei pq o brasil tb tem gente muito excellente como aquele padre q foi o primer inventor da radio ou como Santos Dumont), ignorantes tb tem meu pais e muitos e eu nao calo a boca em criticar-os tb… meu intuito foi q vcs reagam a PASSIVIDADE q eu acho q vcs tem com este tipo de assuntos, a tolerancia dos brasileiros para coisas como estas, intoleraveis e insuportaveis… EU AMO O BRASIL e gostaria muito q fosse como a Europa; e por isso mesmo, pra aqueles q dizem q nao aporto com solucoes, aqui esta minha resposta… a solucao a esse problema e simples, somente imitar o bom feito na Holanda e na Dinamarca pra agilizar o trafego urbano das cidades com seguranza… POR MAIS CICLOVIAS, sim… esso e, fazer 75% a mais de ciclovias das q atualmente existem.
    So isso solucionara o descaso, abandono, indiferencia para com os pedestres/ciclistas das cidades, e isso igualmente e valido para LIMA e as grandes cidades do meu pais, o Peru.
    Muito obrigado pela comprensao

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. LEMBREN SEMPRE Q AS CIDADES SAO PARA AS PESSOAS E NAO PARA AS MAQUINAS, FAZAMOS AS CIDADES MAIS CIVILIZADAS, MAIS HUMANAS, MAIS DEMOCRATICAS E MAIS AO ALCANCE DE TODOS… SO ASSIM A JUSTICA SOCIAL ATINGIRA A TODOS E DIMINUIRA A VIOLENCIA URBANA DAS RUAS E AVENIDAS DE RIO E S. PAULO…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. amados irmaos brasileiros, primeiro direi q eu nao sou argentino, e sim inkaico, ou seja peruano, minha intencao nao foi insultar ou humilhar os brasileiros se nao acordar aqueles q ainda ficam nas trevas (E PEZO DESCULPAS SE EU FOI MAL-ENTENDIDO, pois nao generalizei pq o brasil tb tem gente muito excellente como aquele padre q foi o primer inventor da radio ou como Santos Dumont), ignorantes tb tem meu pais e muitos e eu nao calo a boca em criticar-os tb… meu intuito foi q vcs reagam a PASSIVIDADE q eu acho q vcs tem com este tipo de assuntos, a tolerancia dos brasileiros para coisas como estas, intoleraveis e insuportaveis… EU AMO O BRASIL e gostaria muito q fosse como a Europa; e por isso mesmo, pra aqueles q dizem q nao aporto com solucoes, aqui esta minha resposta… a solucao a esse problema e simples, somente imitar o bom feito na Holanda e na Dinamarca pra agilizar o trafego urbano das cidades com seguranza… POR MAIS CICLOVIAS, sim… esso e, fazer 75% a mais de ciclovias das q atualmente existem.
    So isso solucionara o descaso, abandono, indiferencia para com os pedestres/ciclistas das cidades, e isso igualmente e valido para LIMA e as grandes cidades do meu pais, o Peru.
    Muito obrigado pela comprensao

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Caro Mauro, você deveria ler com mais atenção o que foi escrito, primeiro vivo no planeta terra, e em são Paulo, segundo não bebo, nem aprovo nenhum tipo de drogas, terceiro ando nas ruas sim, e quarto desaprovo as leis imbecis como esta que causa mais danos que lucros, se não fosse punido tão severamente ou se tivesse uma maneira ou simplesmente de medir a quantidade de álcool ingerida pelo dito “criminoso” o braço do David poderia esta no lugar agora, quinto já tenho idade suficiente para falar isto, não sei sua idade mas pelo que você escreve não deve ter mais de 28 anos.
    Foi isto que falei, mas eu disse isto para pessoas que queira ler e analisar friamente o que esta escrito, eu desaprovo totalmente bebida no volante e fora dele, ou seja desaprovo bebida ou qualquer tipo de droga em qualquer lugar.
    Não preciso de andar pelas ruas para saber se uma lei vai causar danos ou beneficio, e esta lei seca vai causar danos cada vez mais, este foi um deles, e deve ter causado mais outros que a mídia não publicou.
    Leia mais e se informe mais, analise melhor, verifique, observe, olhe para frente e assim saberá se uma lei e boa para todos ou se e melhor sem ela.
    Não vou mais ler nem escrever nada aqui, não quero polemicas, nem sua opinião, apenas me desabafei, algo que estava me afogando na ignorância humana, deixo aqui meu protesto, espero que alguém que possa fazer algo por este povo sofrido leia isto e tente ajudar este povo, eu não vou ficar neste planeta por muito mais tempo, tenho 94 anos e ainda pedalo, logicamente em local seguro, e pelas expectativas de vida eu já não deveria estar mais aqui, mas espero que os que estão para vir procure fazer algo pelos jovens sinto pena quando vejo David’s sofrendo pela ignorância de outros.
    Sinto muito se ofendi alguém, não foi a intenção me desculpe por isto.
    Jose dos Deuses.
    Adeus…

    Thumb up 1 Thumb down 4

  7. Eu acabei de ler o que nosso leitor Argentino escreveu acima, e acredito que ele tenha razão, ele deve mesmo vender a passagem dele que viria ao Brasil, e compre uma para o Afeganistão, Iraque, Turquia, tem mais alguns países por, mas eu acredito na criatividade dele e na inteligência dele, então ele procure mais dei apenas algumas opiniões, já que somos violentos só sabemos beber falar de futebol e ainda somos burros então eu não posso falar muito, penso que uma pessoa da capacidade intelectual dele deveria participar muito mais das discussões inteligentes para ajudar assim como ele fez aqui, ele representou muito bem o pais dele “A Argentina”, e agora temos também um Papa argentino só espero que o Papa não leia o que este ARGENTINO APAVORADO escreveu aqui, isto iria Matar ele de vergonha…
    Jose dos Deuses.

    Thumb up 0 Thumb down 3

  8. Bem, acredito que todos tem direitos iguais, de usar ruas e tudo mais, também de pagar impostos e tudo mais, desde que justo.
    assim, acredito que bicicletas, motos, carros, triciclos, etc. desde que use vias publicas devem pagar impostos iguais, por eixo, ai sim os direitos serão iguais, enquanto motoristas são taxados com impostos absurdos para ser construído avenidas ruas e todas benfeitorias e até mesmo as ciclovias, os direitos não serão iguais, e irá haver protestos, os mais ou melhor os menos educados poderão ate fazer as barbaridades que vemos por ai, que na verdade são criminosos, e deveria estar na cadeia, e estes ditos motoristas que muitas vezes são ciclistas na hora de folga e finais de semana, fazem as barbaridades que foi feito com este cidadão, ciclista, o David, que provavelmente também usa um automóvel, tudo e necessário, é hipocrisia dizer que não precisa carros, bem infelizmente ele e noticia na ultima semana e lamentavelmente perdeu o braço por causa de um sujeito que bebeu um gole a mais, e estava com medo de uma lei imbecil e irresponsável que deveria ser revista, leis muito severa como esta somente serve para causar isto o sujeito bebe um gole esta totalmente lúcido e racional mas foge de um acidente pois, sabe que se for pego não tem desculpa e pior não tem nem como se defender, pois a lei e muito severa, com isso a vitima e que paga o preço maior, as pessoas que criam essas leis imbecis e que deveria ir para cadeia nessas horas juntamente com o criminosos, pois eles sim são os verdadeiros culpados pelo David estar sem o braço.
    Mas infelizmente no Brasil as leis são criadas irresponsavelmente igual fazer pizza pessoas que criam leis nem pensa no que elas pode causar, desculpe os Pizzaiolos pois se a pizza fazer mal ao consumidor tem uma lei severa que manda ele “O Pizzaiolo” para cadeia, então deixe seu automóvel de prontidão e não beba nada de álcool, pois se alguém morrer após comer sua pizza você terá de fugir muito rápido, e atenção não passe de 60 km/H (No Brasil é assim)
    Os criadores de leis pensa apenas no momento, será que uma lei severa realmente tem efeito positivo? Eu acredito que uma lei severa dependendo da situação ela causa mais prejuízo que lucro, veja este exemplo do ciclista “David”, se esta lei não existisse ele provavelmente estaria com o braço dele implantado, o acidente teria acontecido da mesma maneira, pois, a lei seca nada adiantou como pôde ser visto, mas o motorista teria parado e socorrido e levado o braço para ser implantado o que provavelmente teria acontecido, bem pense agora em processar os irresponsáveis que criaram esta lei seca idiota, que há anos atrás em um pais que hoje ostentas a bandeira da modernidade tentou fazer e não deu certo, agora 80 anos depois o Brasil implanta uma lei parecida com ela.
    Se não funcionou lá será que vai funcionar aqui, ou esta e mais uma maneira de tomar dinheiro do povo, ou isto e algum extra terrestre que implantou um objeto estranho em nossos governantes e eles não sabe mais o que estão fazendo?
    Ou seja estão sendo dominados por uma força extra terrestre, eu acredito nisso!
    Pois, o que tenho visto ultimamente em nosso país eu já tenho duvida de que são realmente humanos terráqueos e Brasileiros que estão fazendo tudo isto.
    termino aqui,
    talvez um dia eu diga quem sou eu, posso adiantar que sou ciclista… Adeus, <—–

    Thumb up 1 Thumb down 3

    1. Em que país será que o José dos Deuses vive? No Brasil é que não deve ser… Há também a possibilidade de que ele seja muito mal informado e que não transite pelas ruas e estradas… Sei lá…Vai saber… Umas das poucas coisas racionais e inteligentes que foram feitas nos últimos anos nesta “Terra de Meu Deus” foi a Lei Seca. Mas por que ela é tão severa? Será que é por causa do rigor inato de nossos legisladores? LÓGICO QUE NÃO, CARA PÁLIDA! Isso só se deu com tal severidade porque ao longo de anos e anos, milhares de Alex(es) Siwek(s) vêm barbarizando por esse país afora, matando, aleijando e mutilando com sua irresponsabilidade e suas gracinhas no trânsito. Você, José dos Deuses, que acha que tomar uns goles e sair pelas ruas não tem implicação nenhuma, procure dar uma voltinha nas ruas de S. Paulo num sábado a noite….Ou peque as estradas para o litoral nos finais de semana… Todo mundo que barbariza por aí está sob efeito de álcool? Lógico que não… Mas coibir o uso do álcool é apenas uma das coisas que deveriam ter sido feitas e foi feita. Muito ainda está por se fazer para tornar o nosso querido Brasil uma terra de gente e não de macacos (aliás, que me perdoem os macacos por compara-los a essa infeliz parcela da humanidade)…

      Thumb up 0 Thumb down 0

  9. ESTOY APAVORADO… BRASIL ES UN PAIS DE SALVAJES, IGNORANTES, BURROS INCULTOS Q SOLO PIENSAN EN FIESTAS, CACHAZA, TRANSAR Y FUTBOL… YA CANCELE MI VIAJE DE VACACIONES A BRASIL, MEJOR VOY A OTRO DESTINO DONDE NO SEAN TAN VIOLENTOS, DE QUE VALE SER UN PAIS GIGANTE SI ESTAN EN LA EPOCA DE LAS CAVERNAS ??? AMO BRASIL PERO NO ME GUSTA EL JEITO BRASILEIRO… DEBERIAN LEER MAS E INFORMARSE…

    Thumb up 3 Thumb down 3

  10. SOY CICLOVIAJERO Y NO QUIERO O SER DECEPADO MI BRAZO O TENER Q SER ASALTADO EN LA RODOVIA CON MI BICICLETA… SI QUIEREN SER PAIS DEL PRIMER MUNDO, PRIMERO COPIEN Y SEAN COMO DINAMARCA O HOLANDA, VEAN EL WEBSITE DE “COPENHAGENIZE”…
    BRASIL NO ES PAIS DE PRIMER MUNDO… LES MINTIERON A TODOS, ES PAIS DE 5TO MUNDO…
    HASTA MI PAIS Q ES MENOS “DESARROLLADO” Q BRASIL, TIENE MAS CANTIDAD DE CICLOTURISTAS VIAJANDO CON SEGURIDAD POR SUS CARRETERAS…
    ESTOY MUY INDIGNADO, PRIMERO FUE EL ATROPELLAMENTO DE 75 CICLISTAS EN PUERTO ALEGRE, DESPUES EL DECEPAMENTO DEL BRAZO DE ESTE CICLISTA, DESPUES Q SERA… MATARAN A TODOS LOS Q USAN BICIS POR SER POBRES Y NO USAR CARRO?… QUIEN DEFENDERA Y PROTEGERA A LOS CICLISTAS SI EL ESTADO NO LO HACE… ACASO TENDRE Q VIAJAR CON UNA AMETRALLADORA CARGADA?…
    COITADO DE NOS OS CICLOVIAJEROS/CICLISTAS/PEDESTRES/CICLOTURISTAS
    COM RISPEITO A TODOS
    UM CICLISTA INDIGNADO COM SACO ENCHIDO
    TEMOS Q POR UM BASTA A ESTA BESTIALIDADE, SALVAGISMO PURO… NAO MERECE VIVER ESSE MALDITO…

    Thumb up 2 Thumb down 2

    1. Compartilho de sua indignação mas acho que você , HERMANO, não tem muito o que falar a respeito do Brasil.. Esse fórum não é só para descer o pau e sim para propor soluções sustentáveis para São Paulo….Estive em Bs Aires em janeiro e observei realmente a educação dos argentinos no trânsito..um modelo a sere copiado…..no entanto atitudes como a sua não ajudam em nada…

      Thumb up 3 Thumb down 1

  11. Confesso que, pela primeira vez em quase 15 anos de bicicleta na cidade, fiquei abalado depois da notícia de domingo. É com dor no coração que estou pensando seriamente em aposentar minha companheira de rodas. Esta cidade é bárbara, pessoas trituram outras pessoas para não chegarem atrasadas, porque estão estressadas ou simplesmente porque estão dentro de um carro.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  12. As vias não são perigosas; as pessoas podem ser perigosas, dependendo de como circulam nas vias. Dito isto, o perigo andar / dirigir / pedalar na Paulista vai depender das pessoas que estão lá, dividindo espaço. Zelar pela segurança do próximo é responsabilidade de todos que estão utilizando a via.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *