
Campanha “3 segundos” mostra na prática a poluição emitida pelos automóveis
Para tornar visível a poluição que não percebemos, campanha mostra que apenas 3 segundos são suficientes para encher um balão com os gases emitidos por um automóvel. Veja o vídeo.

é possível encher 300 balões
Em 1 hora, são 1200 balões
cheios de poluição
O projeto “3 segundos” realizou uma em São Paulo para conscientizar os cidadãos sobre como nossas escolhas individuais afetam a vida de muitos. Mil balões vermelhos simbolizaram a poluição gerada pelo uso indiscriminado de veículos motorizados todos os dias, que ingerimos sem saber. Conectados ao escapamento de um carro por meio de um adaptador, é possível perceber os balões se encherem em apenas três segundos, com monóxido de carbono e outros poluentes.
Um estudo do Instituto Saúde e Sustentabilidade mostra que ao menos 4.655 pessoas morreram em decorrência da poluição do ar na capital paulista em 2011 (último ano disponível). Como comparação, o número de mortes no trânsito no mesmo ano foi de 1.471 pessoas, segundo dados do Mapa da Violência 2013 – Acidentes de trânsito e motocicletas, do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos.

Com uma frota de pouco mais de 7 milhões de carros, São Paulo possui uma densa poluição que paira sobre a cidade e é visível com mais frequência em dias quentes. Diferentes levantamentos mostram que 90% da poluição do ar vem dos carros e a tendência é continuar crescendo se nada for feito. Ainda que os fatores de emissão dos veículos estejam decrescendo, o aumento da frota circulante continua impactando de forma muito importante a qualidade do ar das cidades, pois a quantidade de veículos mais antigos e com tecnologia defasada ainda é grande.
Poluição cancerígena
A Agência Internacional para Pesquisas do Câncer (IARC), braço da Organização Mundial de Saúde, realizou uma avaliação que concluiu que a exposição à poluição atmosférica causa câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. O material particulado, um dos principais componentes da poluição atmosférica, foi avaliado separadamente e também classificado como carcinogênico (causador de câncer).
Veja também |
---|
Ciclistas respiram mais poluição? |
Apesar de a composição da poluição e do material particulado e dos níveis de exposição variarem muito, as conclusões do grupo de trabalho se aplicam a todas as regiões do mundo. Já um estudo do Instituto do Coração mostra que quem está dentro do carro respira mais poluição em relação à quem está caminhando.
Políticas públicas em prol do transporte coletivo, restrição de circulação de carros, melhores calçadas e a promoção do uso da bicicleta são incentivos ao uso de alternativas ao carro e à moto. Além disso, é preciso que o paulistano mude sua cultura de carrodependência. Por exemplo, é possível trocar o carro pela bicicleta em trajetos curtos, de até sete quilômetros, sem grandes dificuldades.
Uma mudança de cultura de mobilidade é urgente, pois as cidades brasileiras caminham para uma situação insustentável – e quem pagará o preço mais alto serão as próximas gerações.
Veja o vídeo da campanha “3 segundos” e repense suas atitudes.

Espero que a campanha seja capaz de convencer a Citroen e o Conar de que os gases resultantes da combustão não são inócuos, ao contrário, são mortais em ambiente fechado, por conterem monóxido de carbono. E que a propaganda abaixo é um incentivo à ignorância – revelada até mesmo em ambientes supostamente instruídos.
https://www.youtube.com/watch?v=V7DPZuCSoHI
não querendo desmoralizar a campanha, mas não necessariamente tudo que está dentro da bexiga é formado de elementos poluidores… sem contar que a bexiga é produzida através de hidrocarbonetos, rsrs
Praticamente tudo que está dentro da bexiga são elementos poluidores. Claro, a maior parte é CO2, que a priori não seria nocivo (a não ser que vc fosse trancado um quarto cheio dele), mas ele é um dos causadores do efeito estufa. Lembrando que a menor parte é muito nociva, mesmo diluído em quantidades pequenas (Monóxido de carbono, fumos, particulado metálico, enxofre, óleo queimado e/ou vaporizado, metais pesados, etc). Então, o importante é: aquela mistura gasosa que sai do escapamento não é respirável, e é nociva à saúde. A cada 3s, cada carro tira da cidade aquele volume de ar respirável, e o substitui por igual volume de uma mistura nociva.
E bexigas são produzidas a partir de látex, não de hidrocarbonetos.
Perfeito, dmmg. Além dos compostos citados, há também os hidrocarbonetos e os óxidos de nitrogênio, que além de prejudiciais por si ainda se combinam para gerar ozônio, que a baixas altitudes também é nocivo.
Importante lembrar que automóveis movidos a etanol também produzem esses poluentes. A vantagem do etanol é que o CO2 gerado é “reciclado”, ou seja, foi sequestrado da atmosfera pela cana para ser liberado depois na queima – diferentemente do combustível fóssil, que libera na atmosfera CO2 que estava no subsolo. Mas a vantagem para por aí.
não senhor, a queima do etanol não produz nem metade dos poluentes citados pelo dmmg! CO2 emite sim, mas no meio da fumaça tem muito vapor de agua tb!
Importante essa informação, Zeca. Tem algum link onde possamos confirmar?
Mudança nas bikes laranjas de sp… de 30 min para 1 hora, poder usar bilhete único para ativar a bike (mas tem q ter cartão de crédito para se cadastrar no sistema)…
Escrevemos sobre o assunto, veja aqui: http://vadebike.org/2014/01/bike-sampa-bilhete-unico-uma-hora-gratuidade/
Muito inteligente essa campanha! Com certeza vai incentivar muitas pessoas a (re) pensarem sobre seus hábitos de deslocamento na cidade!
Parabéns aos criadores e organizadores pela iniciativa!
Comentário bem votado!
6
0
Outro incentivo é dizer o quanto gastam ( e portanto, o quanto poluem ) com os seus carros nos deslocamentos: 12,6 mil reais num ano ! http://www.agora.uol.com.br/grana/2014/01/1395230-gasto-anual-com-carro-e-de-r-126-mil-em-2013.shtml.
Outra: Se gasta mais com carro que saúde e educação: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/09/14/brasileiro-gasta-16-da-renda-com-comida-e-7-com-carro-calcule-sua-media.jhtm.