Foto: Silvia Ballan

Vídeos mostram o que acontece numa Pedalada Pelada

Já ficou sabendo da Pedalada Pelada, que acontece no início de março? Tem curiosidade de saber o que rola nessa manifestação? Veja nesses vídeos.

Já ouviu falar na Pedalada Pelada, a manifestação em que muitos ciclistas pedalam nus e seminus nas ruas de grandes cidades? Já teve curiosidade de saber como é uma dessas pedaladas e o que pensam seus participantes? Então assista os vídeos que estão mais abaixo, nesta página. Também há um box com links para várias galerias de fotos.

Galerias de fotos

São Paulo, 2019

São Paulo, 2018

São Paulo, 2017

São Paulo, 2016

São Paulo, 2015

Rio, 2015

São Paulo, 2014

Floripa, 2014

São Paulo, 2013

São Paulo, 2012

Veja em vídeo como é uma Pedalada Pelada

Foto: Silvia Ballan/VdB

O que é a Pedalada Pelada

O objetivo da manifestação é chamar atenção para a situação de fragilidade e quase invisibilidade do ciclista no país, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público.

Várias razões levam as pessoas a participarem da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, celebrar o corpo e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais.

Nus ou seminus, os manifestantes costumam pintar os corpos com frases de efeito, passando cada qual sua mensagem.

E por que sem roupa?

A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. Também é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, parte da imprensa e especialmente pelo poder público ao pedalar sem roupa.

Tirar a roupa para protestar não é novidade e nem faz parte só do universo das bicicletas. Veja neste link alguns protestos feitos pelo Brasil e pelo mundo usando o corpo como arma política e forma de expressão.



2 comentários em “Vídeos mostram o que acontece numa Pedalada Pelada

  1. Quando será a próxima pedalada pelada este ano tenho vontade de participar,eu pedalo pelado na minha cidade nas madrugadas eu sou de Araruama região dos Lagos .

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *