Ciclistas na Av. 23 de Maio, em São Paulo, durante manifestação contra a omissão do poder público frente às mortes de ciclistas (Bicicletada pela Vida/2017). Foto: Willian Cruz/VdB

10 de março: Dia Estadual de Respeito ao Ciclista

Conheça a história por trás do Dia Estadual de Respeito ao Ciclista em SP e saiba como um atropelamento brutal mudou a relação com as bicicletas na cidade

Você sabia que 10 de março é o Dia Estadual de Respeito ao Ciclista no estado de São Paulo? Essa data foi criada em 2013, após o trágico atropelamento do ciclista David Santos na Avenida Paulista, agressão que lhe custou o braço direito.

Veja um resumo neste vídeo curto (53 segundos):

O atropelamento que resultou em ciclovias

O caso David Santos chocou o país, tanto pela brutalidade do atropelamento quanto pela conduta do motorista. Mas também é emblemático por ter sido um estopim para se iniciar o plano de construção de ciclovias na capital paulista.

Se você ainda não conhece essa relação, vale a pena conferir aqui no Vá de Bike a história da ciclovia da Avenida Paulista. O artigo conta como a mobilização popular foi essencial para a construção dessas estruturas de proteção ao ciclista na cidade.

Segurança no trânsito

A criação do Dia Estadual de Respeito ao Ciclista não foi apenas uma homenagem a David Santos. Foi uma iniciativa para promover mudanças no comportamento dos motoristas em relação aos ciclistas. A Lei Estadual nº 15.184, de 29/10/2013, criada pela deputada Beth Sahão (PT), teve como objetivo “criar uma relação de respeito, sobretudo entre o condutor de veículos automotores e o ciclista, além de ser um instrumento para desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema”.

Ao promover o respeito aos ciclistas, a Lei busca aumentar a segurança nas ruas e incentivar mais pessoas a adotarem a bicicleta como meio de transporte. Além disso, ela reconhece a importância das bicicletas como um meio de transporte sustentável e saudável, que pode ajudar a reduzir o tráfego e a poluição nas cidades.

O Dia Estadual de Respeito ao Ciclista é uma oportunidade para lembrarmos que o trânsito é um espaço que deve ser compartilhado por todos. E que ações simples, como respeitar a distância de segurança ao ultrapassar um ciclista, podem fazer uma grande diferença na proteção à vida.

Mudanças são necessárias

É importante termos datas como essa, mas sabemos que o simples estabelecimento de um Dia de Respeito ao Ciclista não é suficiente para mudar comportamentos. É preciso que o poder público atue, com campanhas e ações, para que esse respeito seja colocado em prática nas ruas e estradas.

O incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e a construção de ciclovias não são apenas medidas importantes, mas necessárias. Tanto para reduzir a poluição nas cidades quanto para tornar o trânsito mais seguro, protegendo as vidas de quem se desloca pedalando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *