Todo ano a culpa é do clima

“Ar seco ameaça saúde dos paulistas”. É esse o título da notícia do jornal Diário de São Paulo divulgada no site Globo Online, empresa do mesmo grupo.

Na verdade, se tivéssemos só o ar seco, não haveria grande ameaça à saúde de ninguém. Todo ano, quando chega essa época, a população da capital sente mais o efeito da poluição por causa do ar seco, mas a imprensa sempre coloca a culpa no clima. Como vem dizendo o Paulo Saldiva desde 2003, todos os dias morrem em São Paulo de 10 a 12 pessoas devido à poluição do ar.

E por que não divulgam que a culpa é da poluição, que na cidade de São Paulo é causada quase que totalmente pelo uso de veículos e pela queima de combustíveis fósseis em geral? Essa mesma matéria tem uma frase que entrega o verdadeiro culpado: “a baixa umidade agrava outros fatores prejudiciais à saúde, como a poluição das metrópoles” – mas mesmo assim o jornalista que redigiu a nota não consegue perceber de onde vem o problema. O uso dos automóveis está tão enraizado em nossa cultura que não percebemos mais os males causados por eles. Faz parte do pacote e o pacote nos parece indispensável, então ninguém pensa em questionar. Ficamos míopes às reais causas do problema e estamos tateando no escuro tentando encontrá-las. Está na hora de acender a luz.


8 comentários para Todo ano a culpa é do clima

  • AO CRUX, QUER UMA PROVA DA EFICIENCIA DA VELA PLASMA ? ANALISE A CHAMA DO SEU FOGÃO NA CAZINHA, A COMBUSTÃO DE BUNSEM,EJETOR DE GLP, GERA COMBUSTÃO NEUTRA/OXIDANTE E NÃO POLUI. SUA CASA………..O MOTOR CICLO OTTO/DIESEL,PODE SER IGUAL OU MELHOR,COM ADIÇÃO DA H2O2 NA COMBUSTÃO E PÓS COMBUSTÃO, SÓ FALTOU CIDADANIA/CREDIBILIDADE, PARA ENTRAR NO MERCADO , COMO DISSE O CONSUL DO HAITI, ESTE POVO DE MACUMBEIROS,USA VELAS MALDITAS….., O CHAVES ALUGOU O TERREIRO, PARA O IRÃ TESTAR SEU TRAQUE DE 10 MEGA NO FUNDO DAS FOSSAS DAS MARIANAS…….TREMEU TUDO………….NÃO FOI….

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • +crux+

    João, um melhor aproveitamento na queima do combustível certamente diminui um pouco a poluição causada pelo automóvel, mas falar em poluição zero é forçar a barra, não é não?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Henrique Torres

    É o mesmo raciocínio enviezado das manchetes dos jornais – coisa absurda! – do tipo “Chuva causa acidentes”. Como se o cidadão estivesse dirigindo a 30 por hora e fosse “obrigado” a bater com o carro. Ou como achar que os congestionamentos são causados pelos “outros” ou por alguma entidade onipotente. Quando é que a mídia vai se tocar e aprender a dar o nome do verdadeiro culpado da poluição, dos “acidentes” e dos congestionamentos: os automóveis e os idiotas que os dirigem (inclusive, é claro, os prezados jornalistas)?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Anderson

    Enquanto isso ouve-se diariamente no radio: “Aumentam as vendas do carro X e Y…” Quando sera que a humanidade vera com outros olhos a arte de pedalar ?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Mauricio

    As cidades localizadas do “lado de cá” da cordilheira dos andes sofrem com o clima seco, e nem por isso ninguém morre, afinal lá não tem poluição….

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Gabriel

    O maior culpado disso tudo é o povo mesmo, que não força suas autoridades a uma mudança radical nos meios de transporte e que também não abrem mão da comodidade, o que nem sempre é verdade, pois na maioria dos casos o tempo que se gasta de carro ou ônibus é igual ou até maior do que o tempo gasto de bike para se concluir um percurso dentro de São Paulo, enfim, que não abrem mão da comodidade de se andar de carro ou ônibus mesmo, e um detalhe muito mas muito importante, de que os cidadãos motorizados da nossa cidade além de não serem concientizados o suficiente para andarem de bicicleta eles também parece que possuem ódio destas e de seus usuários, pois na rua as caçam, jogando seus veículos para cima dos ciclistas e saindo com ar de vitória, especialmente os nossos amigos motoristas de táxis e coletivos. Se alguém discorda que pegue uma bicicleta e dê umas voltas por aí, pois eu digo isto por experiência própria de quem usa a bicicleta todos os dias para ir e voltar ao trabalho e para o lazer nos fins de semana.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • joao artur graf

    ver site
    http://www.bairrovilaolimpia.com.br/veladeignicao. poluição zero com vela plasma.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • luddista

    Falou e disse. A poluição parece ser algo natural, um fenômeno como um terremoto do qual precisamos aprender a nos proteger. Os títulos e as matérias são sempre assim. No começo do inverno saiu uma no estadão: saiba como se proteger da poluição. E a solução é sempre individual, quase nunca as matérias abordam as causas e como reduzir a poluição. Como dizia o João no Sociedade do Automóvel, “há dias que não é bom sair de bicicleta por causa da poluição. Aí você pega o carro…”

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>