Novo recorde de congestionamento – e ainda querem ampliar a Marginal

Imagem: Lilx, no Flickr (via @santoisaac)

Como sempre, buscam-se diversos culpados para o trânsito ruim. Como nessa matéria, que elenca acidentes, atropelamentos, caminhões, o feriado e a chuva. Esquecem que se não houvesse tantos carros na rua, cada um com uma só pessoa dentro, não haveria congestionamento.

Quais serão as dicas utilíssimas das rádios “de trânsito” nesses momentos? Vá embora de metrô? Você devia ter vindo de bicicleta? Ou, como comentou no Twitter@santoisaac: “você que tem grana para morar no Morumbi, crie vergonha na cara e vá morar perto do trabalho”.

Outro comentário no Twitter, dessa vez do @luddista: “Afinal, ‘somos apaixonados por carros’, não era isso?”. Esses devem ter adorado dirigir em meio a tantos automóveis nessa noite de quarta-feira.

Leia mais considerações sobre o recorde dessa noite no site Apocalipse Motorizado.

Infraestrutura gera demanda

Em vez de restringir o uso do carro oferecendo alternativas de transporte público e criando infraestrutura para bicicletas, incentiva-se o uso do automóvel construindo pontes e ampliando avenidas.

Isso é histórico e não parece que mudará tão cedo. Principalmente com a recente notícia de ampliação da Marginal do Tietê – que já está sendo chamada de Freeway do Serra, em alusão à promessa de campanha de Paulo Maluf na última eleição à prefeitura de São Paulo.

23km de pista e três pontes para mais e mais carros serem levados mais rapidamente de um congestionamento ao outro. R$ 1,3 bilhão para iludir os motoristas, que acreditarão que havendo mais vias na cidade haverá menos congestionamento. Quantos quilômetros de metrô seria possível construir com R$ 1,3 bilhão? Alguém já fez a conta?

O que seria mais útil para desafogar o trânsito, esses x quilômetros de metrô ou pistas adicionais na Marginal? Precisa mesmo calcular o valor de x para responder essa pergunta?

Veja a “Moção de Protesto e Repúdio” do Instituto dos Arquitetos do Brasil à ampliação da Marginal.

E a ciclovia?

Lei obriga construção de ciclovia

A Lei Municipal n°. 14.266 determina, em seu artigo 11, que “as novas vias públicas, incluindo pontes, viadutos e túneis, devem prever espaços destinados ao acesso e circulação de bicicletas, em conformidade com os estudos de viabilidade”.

Serão 23km de pista e três novos viadutos. E nada de ciclovia, apesar de haver uma Lei Municipal (veja no quadro ao lado) que obriga sua construção. Como “compensação”, será criada uma ciclovia no entorno do Parque Ecológico do Tietê. Claro, afinal, na Marginal não tem por quê ter ciclovia…

Ironias à parte, se o governador destacasse alguém para fazer uma simples contagem de quantas bicicletas passam pela Marginal em uma única hora, durante o pico da manhã, por exemplo, ficaria espantado com a quantidade de gente que passa de bicicleta por lá.

As áreas do Tietê e Pinheiros são totalmente planas, o que facilita a locomoção por bicicleta. Por elas, têm-se acesso a quase toda a cidade. Uma ciclovia ali seria extremamente útil a MUITA gente que mora na periferia e trabalha no “centro expandido”.

7 comentários em “Novo recorde de congestionamento – e ainda querem ampliar a Marginal

  1. William, uma parte dos seus textos que sobre como pedalar com segurança nas ruas foi cair num blog cá de Florianópolis, dO Gregário, ligado ao Diário Catarinense e à RBS (afiliada local da Rede Globo). Agora há um link pro seu blog na postagem dele.
    Mais uma coisa: vc tá postando mais rápido do que eu no mês passado… Tou quase não conseguindo acompanhar tudo! hehehehe
    Aproveitando, essa postagem (aliás, escrevi sobre isso tb, mas ainda não postei, só disponibilizei pra galera da Bicicletada Floripa) me tirou uma dúvida… ia perguntar se a lei de ciclovias em novas ruas era estadual, federal ou municipal.
    Abraços,
    Fabiano
    PS: quem me dera trabalhar com divulgação… tenho 3 textos prontos pra publicar e cerca de outros 25 em preparo (tanto meus quanto reportagens da imprensa catarinense que vc não encontra em nenhum lugar virtual). Falta apenas tempo, pq vontade tem-se de sobra…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. William, tudo bem?

    Não se vc tá sabendo que dia 18/06 às 19h30 vai rolar um debate no auditório do clube Espéria sobre essa aberração que é a Freeway do Serra. Seria legal falar sobre isso no post, assim quem lê pode se interessar e possivelmente participar. Quanto mais gente se mobilizar contra esse absurdo e pressionar o governo pra investir esse dinheiro em transporte coletivo, ciclovias, etc. maior a probabilidade desse troço não sair do papel.

    Segue o link para o convite: http://ecourbana.wordpress.com/2009/06/07/repensar-sao-paulo/

    Abraço.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *