Foto: Willian Cruz

Ciclovia Rio Pinheiros: expansão, novos acessos e iluminação

Ciclovia Rio Pinheiros terá um total de 20km, oito acessos e iluminação. Conheça os detalhes e prazos da ampliação.

Clique aqui para informações atualizadas sobre acessos e horário de funcionamento

As demais considerações desta página continuam corretas e pertinentes

A Ciclovia Rio Pinheiros tem um potencial enorme como alternativa de mobilidade na cidade, por diversos motivos. O deslocamento de bicicleta se dá ainda mais rápido que o usual, pela topografia totalmente plana e pela ausência de cruzamentos e semáforos; por proteger o ciclista do tráfego pesado de automóveis, a viagem se torna bastante segura, mesmo para quem está começando; seu trajeto passa por vários bairros da zona sul, com potencial para chegar até a zona oeste. Se tivéssemos ciclovias nas duas marginais então, teríamos acesso fácil, rápido e seguro a boa parte da cidade.

Situação atual

Foto: Willian Cruz

O que temos por enquanto é apenas uma ciclovia de lazer, que não ajuda em praticamente nada nos deslocamentos do tipo commuting, como ir ao trabalho, à escola, à casa da namorada. Ela funciona apenas durante o dia e tem apenas três acessos, sendo um deles bastante próximo a uma das pontas. Esses acessos se situam a mais de uma dezena de quilômetros um do outro e sem nenhuma outra saída no meio caminho. Se você não mora próximo a uma ponta da ciclovia e não trabalha perto da outra, dificilmente conseguirá colocá-la em sua rota – e ainda que consiga, ela estará fechada quando você precisar voltar para casa depois do trabalho.

O mais óbvio, barato, eficiente e correto seria termos acessos em todas as pontes. Os ciclistas geralmente chegam à Marginal por alguma avenida que cruza o rio por uma ponte; havendo nela um acesso para descer à ciclovia, problema resolvido, tanto para quem está de um lado do rio quanto do outro. Acessos distantes das pontes fariam muitos ciclistas pedalarem por um trecho de Marginal até chegar neles, sendo mal recebidos pelos motoristas, que os colocariam em risco. Além disso, os acessos nas pontes integrariam a ciclovia ao viário, permitindo captar e distribuir os ciclistas ao longo de sua extensão.

Quem utiliza a bicicleta como transporte não sai de casa para pedalar na ciclovia, sai para ir a algum lugar. Se ela não fizer parte do caminho dele, ou não for acessível sem um desvio grande, não será utilizada. Por enquanto, a ciclovia nem ajuda a proteger os ciclistas que  utilizam a marginal diariamente e nem incentiva as pessoas a trocarem o carro pela bicicleta, já que poucos podem utilizá-la em seus deslocamentos cotidianos e, enquanto não há novos acessos, ela continua servindo mesmo ao lazer.

Atrasos

Discurso de inauguração da Ciclovia Rio Pinheiros. Foto: Willian Cruz

Na inauguração da ciclovia, em fevereiro de 2010, o então secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, anunciou: “passaremos a quatro acessos rapidamente”. José Serra complementou que esses acessos seriam providenciados por empresas privadas. Já havia também a promessa de expandi-la até o Jaguaré. Mas Serra deixou de ser governador, Portella foi substituído e a ciclovia empacou.

Em outubro de 2010, os jornais comentavam que a expansão até o Jaguaré seria feita ainda naquele ano e que haveria mais quatro acessos até fevereiro de 2011. Esses acessos seriam passarelas e estruturas metálicas, sem relação com os viadutos existentes. Para integrar a ciclovia às pontes, a CPTM pouco pode fazer sem a cooperação e o apoio da CET e da SIURB.

Mas esse atraso acabou sendo vantajoso: o projeto foi revisto e novos acessos e pontos de apoio serão construídos. Acompanhe abaixo.

Obras começaram: expansão e acessos devem sair em breve

Se os novos prazos foram cumpridos, a situação deve melhorar logo. O leitor Pedro Peron nos informou em e-mail que “já estão instalando os gradis amarelos saindo da estação vila olímpia, em direção à cidade jardim” e que “começaram também a erguer uma rampa de acesso à ciclovia junto à estação Santo Amaro da CPTM”. Parece que agora é pra valer.

Para o final de 2011

Foto: Willian Cruz

Atualmente com 14 km de extensão, a Ciclovia Rio Pinheiros ganhará mais 6,4 km até a estação Villa Lobos-Jaguaré. Segundo o Diário de São Paulo, o novo trecho deve ficar pronto até o final do ano. Até o final de 2011 devem ser criados também mais três acessos: ponte Cidade Universitária, estação Morumbi e estação Santo Amaro. Novos pontos de apoio também serão inaugurados.

O acesso na ponte Cidade Universitária será implementado do modo como deveria ser feito em todas as pontes do trajeto: uma passarela ligando a ponte à ciclovia. Um exemplo que, demonstrando seu sucesso, praticidade e frequência de utilização, pode servir de modelo para as demais. E o melhor: permitirá que aos alunos da USP que utilizam bicicleta que entrem e saiam da ciclovia num ponto bem próximo do campus.

Nas estações Morumbi e Santo Amaro, os acessos são resultado de adequações do mezanino à passarela interna das estações, com rampas para facilitar o deslocamento com a bicicleta. Esses dois pontos de entrada mostram a boa vontade da CPTM em facilitar o acesso à ciclovia, provendo-os por dentro de suas estações e dispondo-se a reformá-las para permitir ao ciclista alcançar a ciclovia por ali.

O ponto de apoio provisório que havia na altura da estação Santo Amaro está em reformas e deve se tornar permanente, como os outros dois, nas pontas da ciclovia, com cobertura, banheiros, bebedouros, espaço para troca de pneus e manutenção das bicicletas. Com essa mesma estrutura, outros três novos pontos serão implantados na altura das estações Cidade Jardim, Cidade Universitária e Jaguaré-Villa Lobos, totalizando seis pontos com boa infraestrutura de apoio nos 20km que a ciclovia virá a ter.

Primeiro semestre de 2012

Capivaras na Ciclovia Rio Pinheiros. Foto: Willian Cruz

Para o primeiro semestre de 2012, mais dois acessos: um no Parque do Povo, próximo à ponte Cidade Jardim, e outro no parque Villa Lobos, que será a nova “ponta” da ciclovia expandida. Ambos os acessos serão passarelas de uso exclusivo de ciclistas.

Esses acessos representarão ligações diretas com a Ciclofaixa de Lazer, facilitando também o acesso para quem quiser utilizar a ciclovia a passeio no domingo. Mais crianças conhecendo o Rio Pinheiros de perto, o que é ótimo: quem vai construir o futuro deve conhecer o presente, vendo a situação do rio e entendendo onde vai parar o lixo que cai na rua. E percebendo que, apesar de tudo, a natureza resiste: além das capivaras, há garças, quero-queros, pica-paus e outros pássaros vivendo ali.

Iluminação

Para 2012, também está prevista iluminação para a ciclovia, permitindo finalmente que seja utilizada durante a noite. E o melhor é que essa iluminação usará energia limpa. Serão instalados 764 postes com luminárias de LED, de potência superior a 30 watts, com aerogeradores para captação do vento e coletores solares.

O sistema inovador foi desenvolvido por técnicos da CPTM, que testaram nos últimos três meses um protótipo instalado perto da estação Jurubatuba. No alto do poste é colocado o aerogerador, dispositivo que funciona como um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento. Um pouco abaixo, é fixada a bandeja para captação solar. Cada poste é, portanto, uma estação autônoma e autossuficiente, não precisando estar ligado à rede elétrica.

No caminho certo

Foto: Willian Cruz

Com essas mudanças, o acesso à ciclovia vai melhorar bastante. A Ciclovia Rio Pinheiros tem tudo para se tornar parte importante da mobilidade por bicicleta na cidade, só precisa se tornar mais acessível e funcionar até mais tarde, pelo menos até as 21h.

Sugestões

Os motoristas que dirigem em São Paulo contam com sinalização que os ajudam a descobrir o caminho para chegar nos principais bairros da cidade. Seria interessante ter, dentro da ciclovia, sinalização semelhante para os ciclistas: próximo a cada saída, poderia haver uma indicação de que bairros o ciclista acessa saindo por ali.

Da mesma forma, do lado de fora da ciclovia, poderia haver sinalização indicando a entrada mais próxima. Há hoje muitos ciclistas que trafegam pela própria marginal. Sinalização indicando os acessos, nela e em avenidas da região, ajudaria a incentivá-los a seguir pelo caminho mais seguro.

Exceto onde indicado, as informações são da própria CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

75 comentários em “Ciclovia Rio Pinheiros: expansão, novos acessos e iluminação

  1. Prezados,
    Acabo de entrar na luta pela mobilidade, pelo respeito ao ciclista e por melhores condições de uso da bicicleta como meio de transporte e como esporte. Aí vai minha sugestão. 2014 é um ano de eleições. Mais do que isso, é um ano de Copa do Mundo. O País estará escancarado para os 4 cantos do Planeta pelas lentes das câmeras dos jornalistas estrangeiros e nacionais. Então, vamos organizar “bicicletadas” com frequência. Toda semana. Durante a semana e nos fins de semana. Já imaginaram se conseguirmos fazer “bicicletadas” com 1000, 2000, quem sabe 10.000 ciclistas reivindicando condições de mais segurança para que os ciclistas possam circular por todos os corredores e ruas da cidade? A união faz a força. Avante!
    (a) Sérgio Niemeyer

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. GALERA!!! BOA TARDE!
    William, gostaria de saber se existe algum projeto que interligue a ciclovia da marginal pinheiros com a Marginal do Rio Tietê. Você sabe algo a respeito??
    Seria muito interesse o qual aumentaria (e muito) o índice de km de ciclovias que o município quer tanto aumentar.
    Além do mais seria muito incentivador para pessoas que saem da ZN e ZL para a região de santo amaro, granja julieta para irem trabalhar. O tempo de bike seria o mesmo de carro, porém com benefício para a saúde!!! =D
    Grande abraço!
    Igor

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Alguém saberia me dizer se há informações sobre evoluções na ciclovia em 2013? Como extensão da ciclovia para além do Parque Vila Lobos, iluminação, segurança, extensão de horário…?

    Pq para quem sai as 18 do trabalho por exemplo fica impossível pegar usar a ciclovia no final da tarde, o que acaba a caracterizando também como ciclovia só para lazer, o que é ridículo.
    Segundo informações da CPTM a ciclovia fecha as 18hs (ninguém pode entrar mais depois desse horário).

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Incrível como não tem informações de acesso para a ciclovia da marginal Pinheiros…estou tentando acessar, e os sites estão tudo desatualizados…Dizem que em 2011 estarão inaugurando novos pontos…onde posso ter informações de acesso com endereços para a ciclovia? Existe uma estação na Alexandre Dumas (Granja Julieta)encontrei num site que diz que dá acesso…mas em outro diz que é só na estação Sto Amaro e o próximo na Cidade Jardim….Alguém pode me ajudar?
    Várias pessoas que conheço tem as mesmas dúvidas….esta ciclovia podia ser muito mais aproveitada…com relação à extensão de horários, iluminação e segurança….

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Uma sugestão para mais acesso a ciclovia, repetir a estrutura ou similar feito na ponte da Cidade Universitária, colocando em outras pontes que já estão feitas e tem passagem para pedestres, ampliando assim os acessos.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. Opa Mauricio Chahin, eu moro aqui na região do Largo 13 e o acesso mais próximo para nós é pela estação Santo Amaro da CPTM. Você que mora aí na Giovanni, o legal é ir até a estação Giovanni Gronchi e ir até a estação Santo Amaro da CPTM. Os funcionários da CPTM/METRÔ são sempre atenciosos com que está de bike. Boa pedalada!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Bom Dia,moro na av Giovani Gronchi e gostaria de saber qual acesso mais rapido para ingressar na ciclovia marginal pinheiros, gostaria de saber se o acesso é pelas estacões dos trens da cptm?
    Obrigado

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Oi Comecei a andar de bicicleta a Pouco tempo, Mas tenho vontade de Percorrer grandes percusos de Bicicleta e estou com dificuldade de achar um Axcesso na Ciclofaixa da Marginal Pinheiro Pois Moro No Guarapiranga….alguem ppode me ajudar Desde já agradesso..

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Pessoal,

    Sou novo na ciclovia da marginal do Rio Pinheiros, mas sinceramente, tem muitos problemas nessa ciclovia…

    Moro próximo da estação largo 13 do metrô (Santo amaro) e tentaram levar a minha bicicleta nesse pequeno trecho (Tenho uma bike do tipo desmontável, acho que isso chama a atenção de muita gente). Tentaram me derrubar no meio da rua, a minha sorte que tinham uns policiais patrulhando em pleno domingo ao meio-dia!!! E através deles, fiquei sabendo que há muitos furtos de bicicletas na região (isso é lastimável) e me aconselharam a ir até a estação Santo Amaro de metrô (pagar 3 reais para andar uma estação… Se a ideia da bike era melhorar o trânsito da cidade, esquece…).

    Segundo, eu sempre vejo que a ciclovia acaba no Vila Lobos (internet, mapas). Eu imaginava que ele acabaria no Parque Vila Lobos, em alguma saída… Fui pedalar esse final de semana e quando cheguei no final… Surpresa!!! A ciclovia acaba exatamente do lado da estação Vila Lobos COM SAÍDA PRA LUGAR NENHUM!!!

    A ideia da ciclovia é muito boa, mas não investem nela, parece que é só um produto de politicagem da prefeitura (“Antes não tinha, agora tem” – Uma coisa que vai do nada pro lugar nenhum!!!).

    Thumb up 2 Thumb down 0

  10. Na boa! Eu moro AO LADO desta ciclovia… é lastimavel que os acessos sejam extremamente distantes um do outro. moro ao lado da estação do morumbi, teria que ir de bicicleta pela rua até a estação vila olimpia se quisesse acessa-la e é longe pra cacete e perigoso devido aos carros. outra, os horarios que a cptm te permite entrar de bike na estação são pessimos, de seg. a sex. voce não entra! só sabado e domingo e mesmo assim depois das 14h… é vergonhoso uma ciclovia tão bem construida ser tão subutilizada pois não há pontos de acesso! praticamente não existem ciclistas hoje lá os que estão, são muito poucos para o que ela suportaria!

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *