Como foi o Ciclo-debate com Willian Cruz e Soninha Francine

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Sala cheia na Casa das Rosas. Foto: Shimano/Divulgação

Na noite dessa terça-feira, 19 de julho, aconteceu na Casa das Rosas, em São Paulo, o terceiro dos Ciclo-debates realizados nesse mês pela Shimano, com o tema “Mobilidade Urbana”. Os palestrantes foram Willian Cruz, cicloativista e autor do site Vá de Bike, e Soninha Francine, jornalista que já foi vereadora e subprefeita na capital paulista.

Como as palestras foram longas, o horário acabou se estendendo além do limite e não foi possível abrir espaço para interação com o público, infelizmente. Peço desculpas. Abaixo, um breve resumo.

Willian Cruz

Willian Cruz começou falando sobre os problemas atuais de mobilidade na cidade e mostrando a bicicleta como uma das alternativas. Destacou seus benefícios para as pessoas e para as cidades e detalhou várias maneiras de incentivar seu uso. Comentou também o papel de órgãos públicos como agentes dessa mudança, citando ações que têm sido feitas e outras que poderiam ser implementadas.

Para que mais pessoas optem pela bicicleta, é preciso tornar seu uso seguro, fácil e desejável. Para isso, o compartilhamento das vias é essencial – como tem percebido a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo). Oficializar sua presença nas ruas, desincentivar o uso do automóvel e fazer com que as pessoas aceitem ter uma primeira experiência também são ações importantes.

Foto: Shimano/Divulgação

Willian também falou sobre muitos mitos que precisam ser derrubados, como os de que pedalar seria algo perigoso, respirar o ar poluído ao pedalar tornaria a atividade insalubre e de que as subidas inviabilizariam seu uso. Encerrou mostrando como todos nós podemos colaborar com essa mudança.

Soninha Francine

Abordando o tema com foco na cidade, Soninha Francine mostrou que o setor de transportes é o maior responsável pela emissão de poluentes na cidade, exemplificou deficiências da mobilidade urbana e exibiu fotos de infraestruturas e apoios possíveis para o uso das bicicletas, como racks na frente de ônibus.

Soninha mostrou ainda a diferença de ocupação de espaço público ao usar carro, bicicleta e ônibus e a má distribuição entre moradia e emprego, que obriga as pessoas a se deslocarem por grandes distâncias diariamente, perdendo em descanso e convívio com a família.

Mostrou exemplos de planejamento urbano que forçam as pessoas a utilizarem um carro, tanto para trabalhar como para acessar serviços e comércio básicos. Explicou ainda sobre as zonas especiais de interesse social, que obrigam os empreendimentos em certos pontos da cidade a atenderem um padrão para atender a classes sociais mais baixas, como isso tramitou na câmara e em que ponto está hoje.

Considerações

A palestra do Vá de Bike foi bastante elogiada no twitter. Agradeço a presença e o apoio. Havia muito mais a ser dito e precisei correr um pouco com o conteúdo. Sei que com isso não fui muito didático, mas haverá outras oportunidades de discutir o assunto mais a fundo.

Aos que estiveram presentes, se houver críticas ou sugestões ao conteúdo apresentado eu gostaria de ouvi-las. Peço que utilizem o espaço dos comentários.

Algumas pessoas me pediram o conteúdo apresentado, mas como eles está resumido para servir de apoio à palestra, prefiro publicá-lo com maior detalhamento e em uma série de artigos. Pretendo fazê-lo aos poucos, por questões de tempo, mas não vou sonegar a informação, que pode ser uma das referências para estimular a mudança que a cidade e as pessoas precisam.

Espero que surjam oportunidades de levar novamente a vocês essa discussão, de maneira mais profunda e com interação do público presente. É importante para todos nós, ciclistas ou não. Todos merecemos uma cidade mais humana, mais democrática e mais agradável, onde possamos viver de uma maneira mais harmoniosa e feliz.

Veja também o resumo e as fotos feitos pela Shimano

O Ciclo-debate é realizado pela Shimano, produzido pela Poiesis e conta com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Cultura e Casa das Rosas.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

6 comentários para Como foi o Ciclo-debate com Willian Cruz e Soninha Francine

  • jose

    Willian, pelo resumo rápido das suas idéias, seria bem bacana ver essa série de artigos por aqui em breve!
    Sobre a Soninha, só pelo resumo que vc fez, já que não pude ir ao debate, ficou parecendo aquilo que já era esperado… papinho de político, fora raros pontos, como o rack de bike para busão (aliás, a sptrans não estava testando essa idéia já faz uns meses? a quantas anda esse ótimo projeto?). Espero estar errado em relação a fala da Soninha, mas essa é a impressão que eu tive…

    Thumb up 1 Thumb down 1

    • Willian Cruz

      Puxa José, meu relato da palestra da Soninha ficou tão ruim assim? 🙂

      Como eu já havia falado muito sobre bicicleta, ela passou rapidamente por esse aspecto da mobilidade, que trata do tipo de veículo utilizado (fazendo inclusive comparações sobre o uso do espaço público com cada modal) e preferiu falar de outra forma de melhorar a mobilidade na cidade, que é diminuindo a quantidade e principalmente a distância dos deslocamentos. Mostrou que a valorização da área da cidade melhor “aparelhada”, com infraestrutura, transporte, saneamento, iluminação, segurança e tudo o mais, acaba empurrando as pessoas de baixa renda (a maior parte da população) para os extremos da periferia, de onde têm que fazer deslocamentos longos e demorados diariamente. E mostrou uma das formas de tentar melhorar isso.

      Sei lá, achei bastante válido. 🙂

      Thumb up 0 Thumb down 1

    • David

      Não tive esta impressao negativa que o José esboçou. Na verdade, entendi que a palestra dela foi também interessante e que os dois palestrantes acabaram complementando as idéias.
      José, não me leve a mal, e considere como critica construtiva: será que não existe um certo preconceito na sua opinião? Principalmente na frase “papinho de político”. Se ela não tivesse tivesse uma carreira pública, e fosse apenas jornalista, será que você teria a mesma reação?

      Thumb up 1 Thumb down 1

  • Alessandro Bontempo

    Excelente a palestra do Willian, mto claro e direto nas suas idéias e realista em se tratando de sp. Infelizmente não pude assistir a Soninha mas espero vê-la numa próxima. Parabéns aos dois e por esta luta q as idéias estão se tornando realidade.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • Jonas Faustino Santos

    A ideia de racks na frente dos ônibus…Seria bom D+!

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • Priscila

    Como já disse e repito foi ótimo, não ficou faltando nada!
    Parabéns!

    Thumb up 1 Thumb down 1

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>