Ghost Bike em Belo Horizonte nesta terça

Ainda abalados pela trágica morte de mais um ciclista em Belo Horizonte, grupos da cidade se unirão para instalar uma bicicleta branca no local de sua morte, numa homenagem conhecida internacionalmente como Ghost Bike.

Ainda abalados pela trágica morte de mais um ciclista em Belo Horizonte, grupos da cidade se unirão para instalar nesta terça, 26 de julho, uma bicicleta branca no local de sua morte.

Conhecida como Ghost Bike, a homenagem será feita em memória ao ciclista Rubens Vieira, morto no último dia 17, no local onde sua vida foi ceifada por um motorista que “apresentava sinais de embriaguez”. O motorista está respondendo o processo em liberdade e continua dirigindo por aí, como se não oferecesse risco a mais ninguém.

Do início desse ano até 14 de julho, foram 170 os ciclistas feridos na cidade. Isso tem que mudar. E a mudança deve partir da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), que além de tratar o ciclista como parte do trânsito precisa conscientizar os motoristas de que as vias têm que ser compartilhadas, como reza o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 58. Se os cidadãos não se mobilizarem, as coisas continuarão como estão.

Ghost bikes
Memorial Márcia Prado, na Av. Paulista, em São Paulo - no local desde janeiro de 2009. Foto: Willian Cruz

As Ghost Bikes são uma forma de impedir que aquela morte se torne apenas uma estatística fria, algo que simplesmente “acontece” e continuará acontecendo. Serve para alertar os motoristas de que sua imprudência ou pressa pode custar uma vida e que quem circula em uma bicicleta também tem família, amigos e amores.

Em São Paulo já foram instaladas cinco ghost bikes, sendo a última delas a de Antonio Bertolucci. Rubens Vieira não é o primeiro ciclista morto nas ruas de Minas e essa homenagem será também a todos os companheiros de duas rodas que foram vítimas de “acidentes”.

A bicicleta utilizada na homenagem será a do próprio Rubens.

Onde e quando

A instalação acontecerá na Via Expressa (altura do número 5.000), no local onde Rubens morreu.

Pontos de encontro

Praça da Liberdade, concentração às 19h30, saída às 20h.
O RUTs (Rolé Urbano das Terças) terá como roteiro levar os ciclistas até lá.
Roteiro de cerca de 11km. Veja o trajeto no mapa.

Em frente à igrejinha da Pampulha, 20h, informações com Pacheco (31 3441-4161) ou com o Frango.

Viaduto ao lado do Via Shopping Barreiro, às 20h, com o grupo MTB Barreiro.

Como ajudar

Comparecer à homenagem já será de grande ajuda. Precisamos mostrar que os ciclistas de Belo Horizonte estão unidos e reivindicam seu direito de circular em segurança pela cidade.

Mas se puder, compareça usando uma camiseta branca e leve velas, flores e/ou cartazes para serem deixadas junto a Ghost Bike. Até o momento o ato tem apoio do Mountain Bike BH, do Pedal do Frango e União Ciclistica, que estiveram à frente das manifestações dessa semana.

O Vá de Bike apóia essa manifestação pela vida, pelo respeito e pelo direito à circulação segura em bicicletas em Belo Horizonte, solidarizando-se com a homenagem dos ciclistas mineiros a um de nossos irmãos de pedal. Somos todos um.

Participe! Como cidadão, você tem o direito (talvez até a obrigação) de reivindicar uma cidade melhor. Um trânsito mais humano depende também de você.

Divulgue essa iniciativa

A melhor forma de evitar “acidentes” é conscientizando as pessoas sobre o respeito à vida. Converse com amigos, colegas de trabalho, familiares. A responsabilidade por um trânsito mais seguro é de todos nós.

Discussão no fórum do MTB-BH
Evento público no Facebook

Se você participar da manifestação e tiver um smartphone, envie fotos e mensagens durante a homenagem, para que os ciclistas do resto do país possam acompanhar. Divulgue as mensagens e fotos no Twitter com a hashtag #naofoiacidente. Estaremos seguindo.

Contatos

Geraldo Belvino: (31) 8590-2135
Ícaro Brito: (31) 8441-6595
Demerson (Frango):(31) 8817-1472

4 comentários em “Ghost Bike em Belo Horizonte nesta terça

  1. acho que as leis devem sermais rigorosas em relação a acidentes de transito no Brasil. acho que só com leis e regras doendo no bolso, infelizmente é que o ser humano aprenda.

    oi sou de bh Vcs conhecem algum instrutor de bicicleta em bh?
    estou com 40 anos e não sei andar de bicicleta, tenho muita vontade de aprender se alguem puder me ajudar. entre em contato
    lidia_leite@yahoo.com.br

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. William, estamos organizando a instalação de uma ghost bike no Recife, e vasculho a net em busca de informações sobre quantas Ghost Bikes existem no país. Há meses atrás, havia o site ghostbike.org, que deve ter sido desativado. Numa busca que havia feito na época, vi um site que contava 4: 3 em Sampa e 1 em Aracaju. Agora são pelo menos 9: 5 em Sampa, 1 em Aju, 1 em BSB, 1 em Floripa e 1 em BH. Tu tem dados recentes sobre as ghost bikes pra nos ajudar, cara?

    Desde já agradeço e parabenizo-o sempre pelo blog!!!
    Abs,

    Lucio Jr.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *