A Massa Crítica de Porto Alegre e o Ministério Público

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

clique para ampliar

Nos últimos dias, tem repercutido entre os ciclistas um ofício no mínimo curioso, enviado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul à Massa Crítica (Bicicletada) de Porto Alegre.

Inquérito

O documento, que virou motivo de piada nas redes sociais por ser direcionado a um suposto “comandante” da Massa Crítica, menciona um inquérito civil instaurado para “investigar potencial infração à ordem urbanística em razão de irregularidades nos eventos organizados pelo grupo de ciclistas Massa Crítica”.

O ofício pede que, no prazo de 30 dias, seja mencionado o nome de todos os participantes e de seu representante, além de comprovar haver prévia comunicação às autoridades competentes antes da realização dos encontros.

Resposta

O advogado Aires Becker enviou uma excelente resposta ao ofício, respondendo sobre a impossibilidade de listar participantes, pois a divulgação é pública e “qualquer pessoa pode se apresentar e participar”. Também explicou que não há comandante, representante ou qualquer forma de hierarquia.

Becker ainda tornou claro que a EPTC, órgão de trânsito local, tem ciência de que os encontros denominados Massa Crítica ocorrem toda última sexta-feira de cada mês, com local e horário definidos. Para encerrar, fez considerações bastante oportunas sobre defesa da ordem urbanística.

Sobre a Massa Crítica trancar o trânsito, vale a pena citar o comentário abaixo, de um leitor do blog Vá de Bici (que, aliás, está fazendo uma cobertura ótima do assunto):

“O último passeio do movimento Massa Crítica demonstrou como promover o deslocamento de centenas de pessoas, nas congestionadas vias públicas de Porto Alegre, a uma velocidade média similar a dos automóveis e com um fluxo de de 6.000 pessoas por hora (500 ciclistas passaram em 5 minutos). Uma verdadeira façanha impossível de ser superada com o uso de automóveis.

É preciso fantasiar muito para ver bicicletas ‘trancando o trânsito’ numa situação dessas.” – Aldo M.

Massa Crítica do Comandante

Os ciclistas planejam se reunir novamente nessa sexta para praticar mais uma vez a fluidez coletiva em bicicletas, num encontro criativamente chamado Massa Crítica do Comandante (veja o cartaz nesta página). “Venha mostrar, a caráter ou não, que você é o Comandante da sua própria vida”, diz a chamada.

16 de dezembro, 18h30
Largo Zumbi dos Palmares (Porto Alegre – RS)

Saiba mais

Entenda o que é Massa Crítica ou Bicicletada na Wikipedia, no site da Bicicletada e no vídeo abaixo.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

1 comentário para A Massa Crítica de Porto Alegre e o Ministério Público

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>