Sinalização de solo da Ciclovia Rio Pinheiros

Expansão da Ciclovia Rio Pinheiros: primeira etapa quase pronta!

Confira em fotos o andamento da expansão da Ciclovia Rio Pinheiros, entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária, e saiba a data prevista para inauguração.

Até quase a estação Pinheiros, o trecho novo já está pronto, pintado e sinalizado.

Nessa quarta, após o World Bike Tour, fui com o Bicicreteiro André Pasqualini e o pessoal da CPTM fazer um reconhecimento do trecho novo da Ciclovia Rio Pinheiros, entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária.

Andamento

Até a Estação Hebraica-Rebouças, a obra está a cargo da CPTM. Esse trecho está totalmente pronto e pintado. Dali até a Cidade Universitária, a responsabilidade é da empreiteira WTorre (entenda aqui). Nesse pedaço, encontramos um trecho de terra e outro onde as máquinas estavam finalizando o trabalho de asfaltamento.

A data prevista para inauguração é dia 4 de fevereiro, um sábado. Pelo que percebi do ritmo das obras em pleno feriado, me parece que o prazo será cumprido. Vamos aguardar a confirmação oficial da CPTM.

Detalhe da pintura nova. Perceba a textura diferente, com maior aderência.

Tinta

A tinta usada no chão da ciclovia me pareceu muito diferente da que foi utilizada no trecho original. De aspecto mais “áspero” e acompanhando a textura do asfalto, parece ter uma aderência muito melhor. A tinta usada no trecho original deixa o pavimento liso e, quando molhada, se torna um pouco escorregadia. Fiquei com a impressão de que isso não ocorrerá no trecho novo.

Quer ver a tinta nova? A área localizada logo ao sair da passarela da Vila Olímpia já está pintada com ela. Abaixe-se, olhe de perto, passe a ponta dos dedos. E conte para nós o que achou.

Fotos

Clique na imagem abaixo para abrir a galeria:

[EasyGallery id=’expansaocicloviafase1′]

47 comentários em “Expansão da Ciclovia Rio Pinheiros: primeira etapa quase pronta!

  1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 5

    1. Segundo um guarda da CPTM que estava no posta da Vila Olímpia no último sábado (4/2), a partir do próximo sábado (11/2) o novo trecho será “liberado” (não sei se isso significa que será inaugurado).

      Thumb up 1 Thumb down 0

      1. Durval, a data ainda não foi confirmada pela CPTM. Os funcionários têm suas metas, mas ainda não há data oficial para a inauguração. Estamos acompanhando e avisaremos aqui no Vá de Bike.

        Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Neste domingo ao final do dia fui para a ciclovia com mais dois amigos, fizemos o percurso todo e não tinhamos conhecimento do ocorrido. Porém ao final do dia, por volta das 18:00 quando saíamos da estação Vila Olímpia, passando pela rua Funchal, fui ameaçado por uma pessoa com uma MTB bem velha que se colocou na minha frente no meio da rua. Felizmente conseguimos escapar rapidamente sem danos e sem perdas, mas muito assustados. Acredito que o policiamento não deve ser apenas dentro da via, mas em suas saídas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Olá pessoal. Estudo na USP e estou contente com o novo acesso na ponte da cidade universitária. Entretanto, moro no Campo Limpo, próximo à estação do metrô (linha lilás) e sinto muito a falta de uma destas opções:

    – poder embarcar no metrô com a minha bike pela manhã (sei que não posso, a não ser depois das 20:30 ou nos finais de semana);

    – ter um acesso para bikes na ponte João Dias (o que facilitaria a vida das pessoas que moram nesta região

    Alguém sabe de alguma informação sobre tudo isso?

    Bom pedal a todos!

    Luiz

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Luiz, vai demorar para permitirem bicicleta no metrô de manhã. Primeiro vão precisar desafogar o sistema, o que levará alguns anos ainda. Uma dobrável você pode levar a qualquer hora, desde que na bolsa ou capa.

      Quanto ao acesso, existe um na estação Santo Amaro, em funcionamento desde dezembro/2011. Não sei se te ajuda.

      Abraço,

      Willian Cruz

      Thumb up 0 Thumb down 0

    2. Luiz (meu chará), este é exatamente o mesmo problema que tenho (escrevi um post um pouco acima respondendo a Patricia) …. Temos que nos unir e mandar emails em lote para alguma autoridade responsável … Alguém sabe algum email em que possamos reivindicar um bicicletario em Sto Amaro ??

      Já mandei no twitter oficial da CPTM, metro, pres. do metro, etc e não funcionou … Talvez com mais pessoas requisitando eles deêm mais atenção …

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Peraí, a via que passa carro também foi pintada de vermelho? Como assim?
    Ela não deveria ser diferente da pista de bike justamente para tanto o carro quanto o ciclista a terem uma visão nítida de onde é o lugar de cada um?
    Achei estranho.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  5. Eu gosto muito da ciclovia e já usei várias vezes para passeios. Confesso que eu não apareço por lá há pelo menos um mês, mas achei que o policiamento era menor do que havia no começo. Os novos acessos vai nos possibilitar de usa-la com transporte, mas é preciso ter segurança senão mais casos como o relatado no fórum do site pedal.com irão se repetir:

    Olá. Eu estava lá no momento do roubo. Segundo as vitimas foi a mão armada. Assisti tudo a uns 3 metros. Os dois bandidos estavam entocados nos pilares do último viaduto em direção a Interlagos. Segundo me falaram (não sou de sp) é o viaduto que dá acesso a Favela da Paz. Abordaram duas vítimas. De uma levaram carteira, celular e bike. Do outro levaram o celular. Desitiram de levar a bike dele. Eu fui com a vitima pegar a bike. Eles abordaram os dois e pularam para a linha de trem com a bike. O inacretidável foi que eles levaram mais de 10 minutos para subirem até o viaduto. A maior deles não estava conseguindo subir até o viaduto. Depois deu para ver um pedalando a bike e o outro correndo no viaduto em direção a favela. Fui até o guarda da portaria de Interlagos. O mesmo tentou fazer comunicação com o Nextel mas ninguém respondeu (pelo menos no tempo que estive ao lado dele). O mesmo falou que foi o primeiro roubo que ele tem conhecimento. Na volta parei no guarda da estação Santo Amaro. Disse a mesma coisa, que nunca soube de roubos lá dentro. Nesse tempo todo, a polícia ferroviária não tinha chegado ainda. Passei pela vitima andando desolado. Só depois passou por mim a viatura da polícia ferroviária. Pelo que eu assisti, terão muitos roubos naquela região. A ousadia, o tempo que demorou a fuga, a facilidade de descer do viaduto a linha de trem e dessa entrar na ciclovia, a falta de policiamento, a proximidade com a favela, as bikes valiosas que circulam por lá e a falsa sensação de segurança que nos temos de lá me deu a certeza que os roubos serão muitos.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Mudando de assunto, apesar de que não é nada difícl de ocorrerem assaltos na ciclovia, pois o policiamento em determinados horários é baixo, li em alguns posts neste fórum (do link pedal.com.br) que algumas pessoas estão reclamando das speed/road bikes… Eu tenho uma e é lá que pratico minhas pedaladas! Alguns disseram: “vá treinar na estrada”! Eu pergunto COMO? Sozinho? E pra voltar depois? Vou ter que pegar ônibus??? Não! Se tenho uma CICLOVIA em que tenho essa alternativa dentro da cidade, bem próximo da minha casa, por quê não!?!? William, por favor, será que você poderia abrir esse debate antes de proibirem o uso da ciclovia pelos praticantes de ciclismo? Fiquei muito chateado, preocupado e puto ao mesmo tempo ao ler aqueles posts.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

      1. Desio, como comentei por lá, bicicleta é para todos, sejam atletas, pais com crianças, garotos pedalando de chinelo ou senhoras de chapéu. Bicicleta é universal. Temos que unir e não segregar. Ignoremos os trolls e sigamos pedalando.

        Thumb up 3 Thumb down 0

  6. Há um bom tempo a CPTM tem olhado com masi atenção aos ciclista. Essa ciclovia vai ficar show após essa expansão incluindo o acesso na estação Villa-Lobos.
    O que entra de sugestão seria se ela ciclovia fosse até a ponta da outra marginal (Tietê) porém isso ia implicar num grande investimento já que os lados do rio Tietê são inclinados mas seria show.
    Já pensou se essa ciclovia ligasse na do Parque ecológico do Tietê…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. E existe a possibilidade de colocarem aqueles postos da Porto Seguro de aluguel de bike ou mesmo bicicletários grandes, como na Estação de Mauá!? ficaria mais tranquilo para quem não tem onde guardar a bike no trabalho. E para quando fica a passarela e o acesso na estação Morumbi?

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Oi Patricia! Essa é uma pergunta que faz bem uns 3 meses que estou tentando responder. Ja mandei inumeros emails pra CPTM e a unica resposta que obtive foi que o acesso a estação morumbi será entregue até junho, o que me parece verdade já que quando se pergunta aos funcionarios da estação sobre o inicio da obra eles respondem com falta de educação que nao sabem. Se descobrir alguma coisa por favor divida comigo(monica_pp@hotmail.com). É muito frustrante porque moro pertinho desta estação e estudo na USP 🙁 Um abraço

      Thumb up 2 Thumb down 0

      1. Olá Monica e Patricia,

        Uso a ciclovia quase todos os dias e tbm estou ansioso sobre a entrega do acesso pela estação Morumbi.

        Por sorte, em dezembro encontrei com os engenheiros resposáveis pelas obras na ciclovia. Eles estavam fazendo uma reunião no acesso da Vila Olímpia.

        Perguntei sobre o acesso pela estação Morumbi, e eles informaram que o atraso no início da construção da passarela ocorre pela demora da Eletropaulo em aterrar a fiação que dará lugar a passagem da passarela.

        Eles informaram que todo o projeto e obras de aterramento já foram licitados juntamente com a Eletropaulo, e que estão aguardando o início das obras. Deram um prazo de 5 meses para concluirem a passarela.

        Mas vamos manter contato! É importante cobrarmos a CPTM para entregarem este acesso. Qq novidade, meu emai eh fmancini@unifesp.br

        Thumb up 2 Thumb down 0

        1. Olá Felipe! olá Monica!
          Obrigado pelas respostas!
          Essa passarela na Estação Morumbi seria excelente! Caso eu saiba de algo, publico aqui no blog e mando email para vocês

          Thumb up 2 Thumb down 0

    2. Patrícia, algumas estações da CPTM têm bons bicicletários, como na V. Olímpia. Quando puder, dê uma olhada. Muita gente deixa a bicicleta por lá diariamente. Na Cidade Universitária tem outro.

      Thumb up 0 Thumb down 0

    3. A idéia da Patricia é bastante pertinente.

      Também penso isto porém também em relação à estação Sto Amaro. Creio que ali seria o lugar ideal para um bicicletario (ou algum outro sistema de estacionamento de bicicletas). Por ser uma estação de integração (entre a CPTM e o metro) creio que o numero de usuários da ciclovia iria aumentar sensivelmente (para uso diário trajeto casa-trabalho).

      Eu moro na região do Campo Limpo, e como ali (na ponte João Dias) não tem acesso eu deixava a bicicleta lá no bicicletario de Jurubatuba, pegava o metro (+- 15 min.) depois fazia baldeação para voltar até Jurubatuba (=- 25 min.) pegava a bike e pedalava de volta até a est. vila olimpia… Ou seja, desnecessariamente eu gasto cerca de 40 minutos num trecho que se houvesse bicicletario em sto amaro eu simplesmente pegaria a bike lá e deixaria de rodar cerca de 6 KM para chegar até meu serviço (Itaim Bibi).

      Pelos calculos que fiz se não fizesse esta baudeação na CPTM eu chegaria no itaim bibi em cerca de 40 min de bike (de bike ou carro/onibus gasto 1:30 hs).

      Já mandei esta idéia para a CPTM, Metro, e tudo o mais porém até agora nada feito…

      Thumb up 0 Thumb down 0

  8. A passarela para a ponte Cidade Universitária me parece ter sido muito bem planejada!!! Muito legal! E ainda bem que a pintura é anti-derrapante… Já levei um tombo na Vila Olímpia após uma chuva e cheguei a ter uma fratura no braço… Muito bom…e mais interessante também é que neste trecho novo o asfalto está sendo refeito totalmente! Não igual ao trecho antigo que foi reaproveitado e muito mal acabado…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Uma unica vez q fui pedalar na ciclofaixa pinheiros, quase fui apedrejado. Os ciclistas não enxergam q é pra usar somente a via onde tem uma bicicleta desenhada, parece obvio mas não é. Por comodidade e erroneamente, adotam como sendo uma via total para bicicletas e dividida ao meio, obrigando aos que vão ao sentido interlagos, a usar a via dos carros. Falta muita educação ainda. Tenho medo quando um desses caras for pedalar na Holanda, Alemanha, Paris….. Vai tentar impor a própria regra e pode ser atropelado por um bonde…… Regras e educação tem que estar sempre junto ao ciclista e cidadão.

    Thumb up 3 Thumb down 4

    1. Pedalo lá com frequência razoável desde a inauguração. Os carros e motos passam muito eventualmente. Na minha opinião, não faz sentido deixar a faixa “dos carros” às moscas quase todo o tempo, só para esse carro bissexto. A tendência natural é usar esta faixa para pedalar no sentido Vila Olímpia – Grajaú.
      Quando passa um carro ou moto, passo para a faixa “das bikes”. Acredito que esse deveria ser o procedimento oficial, que já é intuitivamente adotado pela grande maioria.

      Thumb up 3 Thumb down 1

        1. Sim, Willian, na prática é o que acontece, mas a sinalização instalada sugere o uso defendido pelo Ricardo Roquetti, que comentou aí em cima. Seria prudente alterá-la, para evitar confusões.

          Thumb up 0 Thumb down 0

  10. william!

    algum sinal dos acessos intermediários? no WBT algumas pessoas contaram que compraram a bicicleta pra usar pra ir ao trabalho, mas tinham descoberto a inexistência de acessos intermediários e não poderiam usar a ciclovia pra isso….

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Odinn, o único aberto recentemente é o da Estação Santo Amaro. Há a promessa de outro no Parque do Povo para o mês de março. Precisaria ter acessos em todas as pontes, algo que venho dizendo desde antes da primeira inauguração em 2009…

      Thumb up 0 Thumb down 0

  11. Só uma pergunta ignorante de quem nunca passou por lá: Por que, no trecho que já está sinalizado, tem uma bicicleta desenhada sinalizando pros dois sentidos no mesmo lado da linha pontilhada e do outro lado tem um carro desenhado e de novo pros dois sentidos? Não vejo o menor sentido nisso, o que acontece?

    Thumb up 0 Thumb down 0

        1. Renato, o local onde foi construída a ciclovia é uma pista para tráfego de veículos da EMAE, que realizam trabalhos como limpeza, dragagem e medições no rio, bem como carros da CPTM para acesso à linha férrea. Por isso a pista é compartilhada. Tem funcionado razoavelmente bem desde 2009.

          Thumb up 1 Thumb down 0

        2. Na verdade, carros de serviço da CPTM e da usina elevatória de Traição (estação vila olímpia), para os quais aquela pista foi concebida originalmente. Bem depois é que decidiram aproveitá-la também como ciclovia. Alguns carros particulares de funcionários também passam por ali, o que não acredito ser correto, mas no fim das contas, no total, são bem poucos. E a velocidade deles é limitada (pelo menos nas placas…) a 30km/h.

          Thumb up 2 Thumb down 0

  12. Caros,

    A obra de expansão da ciclovia a sua entrega estava prevista para dezembro de 2011. Agora foram divididas em etapas.
    Agora pergunto: Não se planejou o acesso na estação Jaguaré Villa Lobos, já que temos um parque, e a ciclovia seria muito mais utilizada até em dias de semana, pois este acesso viria a facilitar.
    Então, talvez, seja uma nova etapa a ser pensada.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *