Foto: Odervan Santiago/Divulgação

André Trigueiro: “candidato sem proposta para a bicicleta não merece voto”

Em sua coluna na rádio CBN, Trigueiro declara ser fã da bicicleta e lembra que os candidatos à prefeitura que não incluírem este meio de transporte em seus planos de governo não merecem seu voto!

"Eu, particularmente, não sei se deu pra perceber, sou fã da bicicleta". Foto: Divulgação

Em participação ao vivo na rádio CBN, no início de 2012, o comentarista André Trigueiro fez uma das declarações mais importantes que ouvi nos últimos tempos, especialmente em função do período eleitoral que estava por vir.

A conversa sobre bicicletas começa a partir do 1’42” do áudio, quando ele fala sobre a importância indiscutível do Fórum Mundial da Bicicleta, que aconteceu em Porto Alegre, comentando que não houve “nenhuma grande empresa ou nenhuma grande mobilização de governo para tornar possível a vinda de representantes do Brasil e do mundo que estão empenhados em disseminar a bicicleta como modal de transporte”.

Trigueiro deu uma aula de cidadania, citando também os investimentos em transporte público de massa e a importância de pensar nas diferentes possibilidades da bicicleta nos centros urbanos. “As cidades estão se tornando colapsadas pela multiplicação indiscriminada de veículos”, afirmou.

“Nós precisamos ter outro olhar sobre a bicicleta. Por mais absurdo que seja a gente imaginar, em grandes cidades brasileiras, a bicicleta abrindo caminho como uso contínuo, não apenas como lazer, entretenimento, prática esportiva”. Pode até parecer absurdo num primeiro momento, já que as pessoas não são estimuladas a pensar fora da caixinha, mas a ideia logo se torna possível, simples e fácil quando discutida de maneira racional.

“A gente está no ano de eleições municipais. O candidato a prefeito que não tiver uma proposta CONCRETA e VIÁVEL para tornar o uso da bicicleta inteligente e seguro nas cidades – não sei se vou exagerar aqui, é uma opinião minha – não merece o voto do eleitor, esse cara está DESCONECTADO da realidade”.

André se baseia no contexto de que grande parte das pessoas faz deslocamentos curtos, de até 7km, e poderia facilmente deixar seus carros na garagem, descongestionando as vias para o transporte de massa e para aqueles que precisam realmente utilizar um veículo, como por exemplo as ambulâncias.

O jornalista ainda lembra, dentro do contexto de propostas eleitorais, que “é importante os locais de trabalho terem o bicicletário, chuveiro ou vestiário, é possível fazer essa adaptação”. Facilitar o uso da bicicleta é convidar as pessoas a pedalar. Muita gente, hoje, deixa de usar a bicicleta por não poder guardá-la na empresa, ou por falta de um vestiário (se esse é seu caso, veja estas dicas).

Essa também é nossa opinião: o candidato a prefeito que não incluir a bicicleta em seus planos de governo e, principalmente, nos planos de metas, está FORA das opções de voto. E as propostas devem ser, como comentou André, concretas e viáveis (prometer ciclovia genericamente, só para dizer que tem proposta, não vale).

Pensar no uso da bicicleta é pensar numa cidade melhor, mais segura, mais humana, pacífica, democrática e saudável para TODOS – como concluíram os americanos nesse estudo.

Ao finalizar, André Trigueiro se assume fã da bicicleta e diz o que todos nós já sabemos: em vez de serem intimidados, os movimentos que questionam atropelamentos, acidentes e tragédias que acontecem nas nossas cidades (com ou sem ciclistas envolvidos) deveriam instigar as autoridades a achar soluções viáveis para evitar tantas mortes.

Parabéns, André! Que fique registrada nossa admiração, pelas suas palavras e pela sua postura em relação ao tema.

Ouça a entrevista completa no site da CBN

8 comentários em “André Trigueiro: “candidato sem proposta para a bicicleta não merece voto”

  1. Sabe o grande problema que o futuro prefeito e os vereadores terão?O candidato que se comprometer e realizar(pelo menos em parte) o que prometeu,será cobrado.E aquele que nem se comprometeu,será mais cobrado ainda!Ahahahaha!!!!Tenho dó desses candidatos…ou melhor,tenho não!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. A matéria está excelente parabéns, mas acho que São Paulo precisa focar mais neste assunto, mesmo com todos os manifestos que são feitos os governantes pouco estã se importando com isso

    abraços

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Adorei o texto, Aline, um destaque relevante, o Trigueiro colocou a questão com a importância que ela tem no mundo e que por aqui não reverbera.
    Te ler aqui na cada do amigo William é ótimo, ele empresta a o potente megafone e você manda o recado.

    beijo a ambos

    Márcio Campos

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Parabéns pela entrevista @andretrig !
    Diferentemente de uma certa apresentadora de canal fechado, que faz parte do mesmo grupo que o canal na qual você trabalha, sua consciência e visão em relação ao transp. público e as bicicletas é mais do que correta.
    Hoje um candidato a prefeito que não inclua a bicicleta em seus planos de governo/metas como meio de transporte não é opção de voto. Não lembro onde eu li, mas fiquei abismado ao saber que mais de 60% da população que utilizam veículos automotores o fazem para percursos menores que 7km. Absurdo!!
    Em uma conta burra: 7 milhões de veículos registrados em SP. Se a metade disso usasse a bike, dificilmente teríamos congestionamentos quilométricos que temos hoje e o meio ambiente agradeceria.
    Depois disso tenho vindo mais de bike para o trabalho. E quando preciso vir de carro, fico com peso na consciência e quando pego algum congestionamento fico pensando: Burro!Burro!Burro! rs..

    Mas é isso ai galera!As eleições estão chegando e vamos parar de reclamar de A ou B e votar em quem oferecer(e com possibilidade de cumprir) a melhor proposta para nossas cidades.

    Thiago

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *