Como ultrapassar um ciclista sem colocá-lo em risco

Vídeo, que mostra na prática como ultrapassar ciclistas de forma segura, é parte de campanha que resultou em fiscalização a motoristas que ameaçam ciclistas.

Entenda no vídeo abaixo, de forma prática, como ultrapassar um ciclista de maneira que não o coloque em risco.

Uma boa convivência nas ruas começa por sabermos como dividir o espaço viário. Afinal, a rua é de todos nós.


Sobre o vídeo

Produzido em 2012, esse vídeo foi uma ação da CicloLiga, uma união de coletivos de ciclistas que se juntaram para propor, juntos, projetos e ideias que transcendam o universo de atuação de cada coletivo e que ajudem a promover uma cidade mais amiga de quem usa a bicicleta para se deslocar.

Fazem parte desse coletivo de coletivos: Bike Anjo – Coletivas – Coletivo CRU – Vá de Bike

Da página do vídeo, no site da CicloLiga:

Um metro e meio: a distância que aproxima – Vídeo 1

A Cicloliga lança hoje o primeiro vídeo de uma série sobre o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que protege os ciclistas contra as finas de automóveis e cujo descumprimento já vitimou tantos ciclistas. Embora exista e esteja presente em um código federal que é o CTB, o artigo 201 não é fiscalizado e seus infratores não são punidos pela CET. Veja nesse primeiro vídeo como cumprir o artigo 201 é fácil para qualquer motorista com bom senso e respeito. Veja também quais são as consequências do não cumprimento da lei, sempre endossadas pela omissão da CET.

Resultados

Após a divulgação dessa campanha e de uma reunião com o então presidente da CET, a companhia passou a fiscalizar e multar motoristas que colocam ciclistas em risco nas ruas paulistanas.

Apenas nos primeiros 11 meses, mais de 8 mil motoristas foram multados por ameaçar ciclistas nas ruas. No ano de 2014 foram 24.981 as autuações, o equivalente a um motorista autuado a cada 21 minutos.

Veja também

Saiba o que o Código de Trânsito diz sobre a bicicleta e os ciclistas

Entenda por que é importante guardar 1,5m ao ultrapassar uma bicicleta

37 comentários em “Como ultrapassar um ciclista sem colocá-lo em risco

  1. O vídeo esta mais q/ certo , mais os ciclistas também tem q/ ajudar a contra mão de direção é uma constante no transito dos mesmo.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  2. Precisa fazer um vídeo agora alertando o risco de se ultrapassar pela contramão. Sou ciclista de Curitiba e aqui é muito comum o motorista mudar de faixa, só que, ops, a faixa é contra-mão… Mas parabéns à quem fez os vídeos, eles são muito importante!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Ops… Onde tá 1:40-1:50, leia-se 1:40-1:45, pra cravar mesmo nos 30s. (Tá foda hoje. Ida e volta passando Viaduto Antártica, Marques de São Vicente, Ponte da Casa Verde, etc, etc, etc. pra fumante inveterado… é foda.)

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Hum… Então tá, 30s, reeditando assim:

    FADE IN:

    2:40-2:50
    O carro descortina a magrela à frente, ultrapassando-a corretamente

    1:40-1:50
    A mensagem: 1,5m – A distância que aproxima.

    1:50-2:05
    Carro e magrela lado a lado, representando a mensagem.

    FADE OUT.

    Pronto, 30s cravavos. Ah, e corta a narração em V.O. Põe no lugar um musiquinha de trilha. Tipo… Also sprach Zarathustra? Acho que vai cair como uma luva…rs.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Amigos, se a gente arranjasse um viedozinnho menor, tipo uns 30segundos, ficava mais fácil de propagar, afinal o objetivo é justamente quem DIRIGE ver o video, uma coisa pra gente martelar mesmo… IMO

    Thumb up 1 Thumb down 2

  6. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 2 Thumb down 7

  7. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 9

    1. Urgente! Precisamos fazer um filme que o Reinaldo goste de assistir. Parem tudo. Reunião hoje, às 19:00 sem hora para acabar.

      Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

  8. muito bom saber de todos esses detalhes e que motoristas tenham mais paciência com os outros veículos, pois isso provoca o envolvimento do mais fraco e menos errado, ciclista. grato pelo compartilhamento. carlos mettal

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Tentei mudar não meu estilo de vida mas precisava deixar de ser sedentário devido a varios fatores como uma pressão em torno de 17X9 e alguns problemas cardiocos iniciais. Hoje um ano após, depois de ter vendido meu carro,minha motorcicleta e feito uso de uma bicicleta voltei como de costume ao médico cardiologista e uma surpresa. Receita: Cancele todos os remédios que esta tomando e vida normal. Sua pressão é de 12X8 aos 52 anos e a sua retomada dos batimentos está bem parecida com um jovem de 30 anos. Chamo isso de o milagre da Bike. Quanto aos carrões ou motoristas que andam por ai, resolvi andar com cautela pela calçada. Escuto as vezes a velha frase: lugar de bicicleta é na rua. Mas e dai quem é que vai me prender ou me repreender. Um policial talvez, quem sabe. Se ele tiver mais de 3 estelas quem sabe?????

    Thumb up 3 Thumb down 0

  10. Gostei do video, muito educativo. CicloLigas, união de coletivos, o coletivo do coletivo! No fim, algo me incomodou: em vez de “ciclista é atropelado…” como vemos em todas as notícias, melhor seria “PESSOA é atropelada com sua bicicleta…” Essa ressalva poderia estar pelo menos no texto das matérias, para deixar claro que um ciclista é uma pessoa e não uma bicicleta.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  11. Jaqueline, é muito facil manter 1.5 m de distancia, mesmo na av. Paulista. É só ultrapassar o ciclista como faria para ultrapassar outro carro. Ou seja, é só Mudar De Pista!

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 1

    1. Tá na hora de rolar uma campanha educativa interna entre os ciclistas. Tem muuito ciclista andando na contra-mão e passando farol vermelho. Eu aprendi a esperar no farol, na verdade só sair uns segundos antes, assim que o outro amarela. Claro que nem sempre dá pra agir como um automóvel sobre uma bicicleta, mas deveríamos tentar.

      Wiliam, leio tudo o que vc escreve por aqui mas não me lembro de um texto falando sobre obedecer faróis e não andar na contra-mão. Seria legal abordar o tema. Abraços

      Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

      1. Concordo com vc Sergio, muito bem colocado, como disse, é claro que fazemos uso das facilidades da bike, porém deve ser feito com consciência.
        cai bem nesse contexto uma frase do millôr fernandes: “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.”
        o limite que separa nossa educação e luta por melhores formas de se locomover, por mais educação, consciência e respeito, por vezes está bem próxima dessa frase, apontar o outro é fácil, as ideias que defendemos devem estar enraizadas em nosso comportamento ou não passamos de contestadores momentaneos.

        Thumb up 1 Thumb down 0

  12. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 3 Thumb down 11

    1. Jaqueline, para respeitar o 1,5m basta mudar de faixa para ultrapassar, como seria feito com qualquer outro veículo lento. A Paulista tem quatro faixas de rolamento.

      Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

      1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

        Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 4 Thumb down 9

  13. Caramba… Pessoal! Amei o video, principalmente a “campanha”! Frase genial de efeito… “a distancia que aproxima”… A-do-rei!!!!! Estao mais que de parabens. Compartilhando em 3… 2… 1

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *