Foto: Willian Cruz

Conversa com um motorista de ônibus que passou perto demais

Feriado, avenida vazia em São Paulo, e um ônibus passa rápido muito perto, dando o maior susto. Claro que me irritei. Logo à frente, ele parou no ponto.

Foto: Willian Cruz
Foto: Willian Cruz

Num feriado, com a avenida de quatro faixas vazia em São Paulo, um motorista de ônibus passou perto demais da minha bicicleta, dando o maior susto. Estiquei o braço e consegui tocar o ônibus enquanto ele me ultrapassava.

Claro que me irritei, afinal é difícil relevar uma atitude que te coloca em risco. Logo à frente, o ônibus parou no ponto. Ultrapassei e parei do lado da janela:

– Ô meu amigo, não precisa passar tão perto, né?

– Pô, mais distancia que isso??

– Eu consegui encostar a mão no seu ônibus e meu braço não tem 1,5m. Tem que mudar de faixa!

– Mas eu passei longe! Não foi distância suficiente?

– Pra quem tá no ônibus pode até parecer que tá longe, mas quem tá na bike sabe o medo que dá. Se eu desequilibrar com o susto, você passa em cima!

Três segundos pensando, olhando ao longe, para voltar os olhos pra mim com um sorriso de compreensão e um “joinha”.

Não era preciso dizer mais nada. Sorri de volta, com um sincero “obrigado, um bom dia pra você” e segui em frente, já que ele esperava com o ônibus para que eu voltasse à faixa.

O motorista entendeu que, mesmo parecendo longe para ele, era perto o suficiente para causar um acidente só pelo susto. E eu compreendi que ele não tinha feito aquilo por displicência, por falta de consideração, muito menos de forma intencional. Ele sabia que era preciso dar distância, só não sabia o quanto. E acreditava estar fazendo isso do jeito certo, dando espaço suficiente.

Não seja agressivo na abordagem

Sim, eu sei, é difícil manter a calma nessa hora. Mas faça um favor a todos nós: controle sua irritação e vista seu melhor sorriso. Conversando com calma, a gente (geralmente) se entende. Nem todos os motoristas fazem isso de propósito, muitas vezes é por falta de informação.

Transforme o conflito em uma oportunidade para melhorar a conduta do colega. Todos somos parte do trânsito.

Veja também
Motorista, cuidado: uma “fina” pode resultar em morte (com vídeos)
Por que 1,5m ao ultrapassar ciclista? Tem espaço pra isso?
Um motorista é multado a cada 21 minutos por colocar ciclistas em risco em São Paulo
Como ultrapassar um ciclista sem colocá-lo em risco (vídeo)

49 comentários em “Conversa com um motorista de ônibus que passou perto demais

  1. Sou ciclista há 30 anos, só no trânsito caótico do Rio de Janeiro pedalo há mais de 13 anos. Circular de bicicleta na cidade não é pra quem se assusta porque é um verdadeiro terror. Infelizmente temos que ter consciência que a realidade se muda aos poucos ainda mais num país onde educação ainda é um privilégio. Muitas vezes até os pedestres atiram coisas, se projetam, gritam, tudo pra te assustar. Os motoristas de ônibus são profissionais que no meu ver devem ter uma paciência, tranquilidade e habilidades sobrenaturais para prestar atenção em tantas coisas num pais que o Código Brasileiro de Trânsito é exigido apenas dos usuårios e onde a sinalização e organização das vias, incluindo as reservadas aos ciclistas não existem. Em primeiro lugar temos que exigir que os órgãos governamentais cumpram o CBT. E de resto, somos todos vítimas, pedestres, ciclistas, motoristas e por isso temos que ser solidários e compreensivos.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Às vezes eu tento me manter o mais seguro, como ouvir o transito e andar sempre mais distanciado do fim da pista! Ao passar um veículo grande eu dou uma encostada para o canto e ao passar volto a posição original! Andar mais para a esquerda intimida o motorista, principalmente em vias de transito complicado como em centros comerciais! Mas sempre é bom ter cuidado e lembrar que na realidade vc parece um papel em cima de uma bike e principalmente não use clip em locais de transito perigoso, em várias ocasiões me deparei com momentos que quase preciso saltar da bike pra evitar me ferrar em uma colisão (uma delas eu realmente saltei) com clip como faz?

      Thumb up 0 Thumb down 0

  2. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 2 Thumb down 19

    1. Existem estradas que são de via expressa onde bicicletas não são permitidas assim como tuneis longos devidamente sinalizados. As demais meu amigo, não sinalizadas ou na extrema direita mesmo sem acostamento, vale a lei do maior cuida do menor ESSA é a lei, vc pode passar a pé, bicicleta, moto, carro, onibus, caminhões… e se por acaso encontrar alguem andando qual o problema os motoristas tem em reduzir por um segundo… mudar de faixa ou aguardar passagem para continuar seu trajeto?… mentalidade retrogada desse povo sem educação e egoista.

      Thumb up 4 Thumb down 1

    2. Bicicleta também é veículo cara….está na CTB e tem o mesmo direito de circulação nas vias que os carros. Sugiro que leia a CTB e se informe melhor. Não tem essa de que “não pode”.

      Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

  3. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 1 Thumb down 13

  4. Passei por uma parecida mês passado, a caminho da faculdade, ao chegar ao fim da ciclovia da Faria Lima atravessei a avenida e prossigo pela faixa da direita até a avenida Helio Pelegrino, uns dois quarteirões para frente um motorista, ao invés de reduzir para deixar o carro que estava mudando de faixa passar, acelerou e jogou o carro pra cima de mim, porém parou no semáforo seguinte.

    Ao emparelhar com o carro abordei-o e ocorreu o seguinte dialogo:
    “O senhor quase me atingiu com seu carro ali atrás, precisava disso?”
    “Mas também, você vem andar de bicicleta a essa hora na Faria Lima? Eu tenho compromissos.”
    “Meu senhor, eu também tenho compromissos, estou indo para a minha faculdade que fica logo ali, não tenho outro caminho para chega lá e diferente do senhor não tenho 1ton de aço me protegendo.”
    “Então vá pela ciclovia!!”
    “A ciclovia acaba dois quarteirões atrás e no CTB, quando não houver ciclovia eu sou obrigado a circular na via, não posso subir na calçada. Ali na frente já está tudo congestionado, ter me deixado passar não ia mudar sua chegada em mais do que 1 minuto, mas se o senhor me atingisse estaríamos os 2 lá atrás, atrapalhando o transito, esperando uma ambulância e o senhor ainda seria multado e seria processado pelo estado, vale apena tudo isso para chegar 1 minuto mais cedo?”

    O senhor ficou pensativo um pouco abriu um sorriso, me pediu desculpas e desejou boa aula… agradeci, aproveitei que o semáforo já tinha aberto mas os carros ainda não podiam avançar, entrei no corredor e continuei meu caminho com a sensação de que aquele senhor mudou a sua visão dos ciclistas no trânsito.

    Comentário bem votado! Thumb up 19 Thumb down 0

    1. Bom que vc teve essa oportunidade de diálogo. Espero que esse senhor repasse essas informações e multiplique o conhecimento que adquiriu.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Sabem o que isso mostra? Falta de treinamento, em outras palavras culpa do estado. Claro que existe motorista FDP por aí, mas prefiro pensar que não são maioria. Se o estado obrigasse as empresas de onibus a dar treinamento para os motoristas dividirem o trânsito com os ciclistas, mostrando por exemplo que “quando vc acha que está longe na verdade está muito perto e pode causar um acidente”, certeza que isso teria impacto no nosso dia a dia.

    Thumb up 2 Thumb down 1

  6. Acho que é a melhor forma de tentar “sensibilizar” os motoristas a respeitarem os ciclistas é tentar essa argumentação,o que na maioria das vezes é muito difícil,(já que como “pagadores de IPVA” eles imaginam serem donos da rua),se começamos a brigar demais acaba gerando uma antipatia maior pelo ciclista.È claro que manter um auto controle nesse momento é bem difícil,mas se a gente conseguir quem sabe consigamos conscientizar mais pessoas que sobre uma bicicleta está um ser humano e dentro do carro também.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Acho muito bom andar de bike, no final dos anos 80 e parte dos 90 fui trabalhar de bike foram anos indo e vindo ao serviço, naquela época não tinha medo era bem jovem e não ficava pensando no perigo, hoje ando com muito cuidado e fico bem longe dos onibus e caminhões.
    Poderia ser bem diferente pois as ruas deveriam ser prioridade para as bike e não para os carros;

    Mas tudo com educação e gentileza melhora e muito dia a dia.

    Thumb up 1 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *