Faça você mesmo sua capa de chuva tipo “poncho”

Leia também
Dicas para pedalar na chuva

Minha empresa não tem chuveiro,
como eu faço?

O leitor Marco Labão, cicloativista “das antigas” da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, nos enviou essa dica simples para construir sua capa tipo “poncho”, para pedalar nos dias chuvosos.

Pode até não ser tão elaborada quanto os ponchos industrializados, mas dada a dificuldade de encontrar aqui no Brasil uma boa capa nesse estilo (e que não seja pesada ou abafada demais), torna-se uma alternativa a ser considerada.

O que você vai precisar

  • Um metro de plástico de espessura 0,10 mm, que tenha a largura de 1,40m. Se o plástico for mais grosso, a capa vai ficar mais pesada e “dura”.
  • Adesivo para tubo de PVC.

Esses ingredientes devem sair a menos de R$ 10.

Você pode procurar plástico colorido (recomendo amarelo, que aumenta a visibilidade), embora ele só tenha encontrado transparente ou estampado.

Como fazer

Para iniciar, o plástico deve estar com 1m x 1,40m. Depois, siga as instruções nas figuras abaixo, usando o adesivo para PCV para colar. Ao cortar no meio, no passo 1, você deve obter duas folhas de 0,70m x 1,00 m.

Se tiver dificuldade, deixe sua dúvida nos comentários da página que ele passa aqui para responder. Além das instruções do esquema abaixo, ele preparou um passo-a-passo com fotos.

clique para ampliar

Você tem alguma boa dica de “faça você mesmo”, que seja útil para outros ciclistas? Mande para nós, com fotos e explicação de como fazer, que publicaremos por aqui.


38 comentários para Faça você mesmo sua capa de chuva tipo “poncho”

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>