Prefeito de São Paulo afirma: todo novo corredor de ônibus terá ciclovia

Ciclovia Caminho Verde, na Radial Leste. Foto: Felipe Aragonez

Leia também
Os planos do novo prefeito de São Paulo para as bicicletas 

Pela lei, criação e reforma de avenidas
em São Paulo devem contemplar ciclovias

Centenas de km de ciclovias previstos para SP desde 2008,
incluindo Av. Paulista e Eliseu de Almeida

A declaração de Fernando Haddad foi feita em entrevista à rádio Tupi, na quinta-feira 17 de janeiro, e divulgada no jornal Folha de São Paulo. “Todo projeto de corredor [de ônibus] que for feito terá também projeto de ciclovia”, disse o prefeito, ao ser questionado sobre a possibilidade de construir uma ciclovia na Radial Leste.

A construção de corredores de ônibus facilita a instalação de ciclovias de canteiro central e de ciclofaixas na direita da via – além de beneficiar toda a população.

Ciclovia Caminho Verde

Vale lembrar que a Radial Leste já tem uma ciclovia, porém apenas em parte de sua extensão, não chegando até o centro. A ciclovia atual vai da estação Itaquera do Metrô até a estação Tatuapé.

Isolada do tráfego, protege adequadamente os ciclistas do trânsito agressivo daquela via. É compartilhada com pedestres, mas sua circulação por ali é baixa por não haver comércio, serviços ou residências daquele lado da via.

Apesar de eventuais relatos de assaltos em determinados pontos, a maior reclamação costuma ser por ela não chegar ao centro, deixando o ciclista à sua própria sorte numa região com poucas (e complicadas) rotas alternativas.


28 comentários para Prefeito de São Paulo afirma: todo novo corredor de ônibus terá ciclovia

  • Poderíamos formar um grupo de vários ciclistas para ir até a prefeitura e pressionar o Prefeito sobre essas reivindicações, eu por exemplo acho um absurdo que a ciclovia da radial, caminho verde ainda não exista projeto para chegar até o centro. É uma das vias principal da zona leste que atenderia vários bairros, muita gente não trabalha de bike porque não há ciclovia que chega até o centro. Não só a radial mas outras reivindicações poderíamos nos unir para pressionar o prefeito.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Marcos

    A ciclovias não deveriam ser conservadas pela prefeitura e sim pelos ciclistas que pedalam nela, os ciclistas tomariam conta do lugar, como uma associação de bairro, teria mais segurança e melhor conservação.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • sandro

    Em fevereiro de 2012 li no site mobilize se a seguinte notícia:
    que o presidente do Metrô teria um projeto funcional para estender a atual ciclovia “Caminho Verde”, com 12,2 km entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé, até a região do Parque Dom Pedro.para até 2014.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Esse projeto do nosso prefeito Fernando hadad, dos 400 km, esta incluído a ciclovia  caminho verde?Aguardo retorno Obrigado. 

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • luis Fernando Vasto

    Pela continuidade da ciclovia na av Eliseu de Almeida até o Taboao da Serra !

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Fabio

    ciclovia da radial muito boa porém muito perigosa principalmente nos chamados pontos cegos atras de viadutos fui assaltado atras do viaduto da conselheiro carrão me levaram tudo bike mochila tudo portanto fiquem espertos so agem nesses pontos cegos valeu.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Lucas

    Mentira !
    Não existe ciclovia nenhuma no projeto de corredores da Radial Leste.
    http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/sp_obras/mobilidade_urbana/index.php?p=157461

    Basicamente, quando se trata de infra para as bikes, tudo o que o Estado faz limita-se a PROMESSAS. Em São Paulo, só existe mobilidade eficiente e segura pra quem tem cacife pra um helicóptero. O resto, continuará tomando naquele mesmo lugar por muitos e muitos anos. Contando os dias em que estarei bem longe dessa aberração de cidade ¬¬

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • naide

    Moro em V Matilde e uso a ciclovia que está ficando cada vêz mais cheia de buracos,a CET está quebrando a ciclovia para alguma obra e deixando bastante buracos,e rachaduras, estão acabando com a ciclovia

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Valdir Pingoelo

    Uma ótima idéia, é realizar ciclovia sob os monotrilho linha Av. Professor Ahahamelo a cidade tiradentes, ou seja parelamente as bases das colunas de sustentação, sentido ida e volta. Será uma maravilha

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • José Rodrigues

    Pode colocar ciclovia também abaixo do “Monotrilo Freguesia do Ó / Vila Nova Cachoeirinha” do METRÔ que eu deixo, sem problemas ok???

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Ezequiel

    CICLOVIA NA AV. ARICANDUVA URGENTE!!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  • rafael lutiano

    Uma vergonha o estado da ciclovia da radial leste…o mato tomando conta, mal da pra passar 2 bicicletas nela. Descaso total.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Valdemir

    Caras que boa noticia! Se for verdade vai ser show ! Eu ando direto na Ciclovia da Radial Leste, e posso afirmar ela é exelente, bonita e cumpre bem o seu papel, claro que tem alguns trechos que não são tão bem cuidados, mas no geral ela é bem bacana, seja para se locomover pelos bairros da Zona Leste ou para lazer, se expandirem ela até o centro com a segurança que ela dá deixando o ciclista bem longe do transito INFERNAL, vai ser tudo de bom! Vamos cobrar do Prefeito estes compromissos de expansão da Ciclovia Radial e das ciclovias nos corredores de Onibus!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Jacqueline

    Ótima notícia,contando com o plano de governo de campanha, a zona leste ganhará muito mais ciclovias. Vamos torcer para tudo dar certo!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Ricardo Laudari Neves

    Willian,

    A notícia é boa, mas nada como aguardar para ver e pedalar!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Ricardo Martinelli de Oliveira

    Esse é um trecho da reportagem na Folha que me preocupa mais:

    “Ele não se comprometeu com uma meta de ciclovias a serem feitas em seu mandato. A promessa é apenas de criar “uma rede de vias cicláveis, o que inclui ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais”.”

    Sem uma meta, o que cobrar do novo prefeito então? Afinal, ele pode alegar que criou 1km de ciclovia e que não prometeu mais que isso.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 4 Thumb down 4

  • Joaquim

    Será que agora a ciclovia da Eliseu de Almeida tem chance de sair do papel então? Imagino que queiram refazer o corredor de ônibus naquela avenida juntamente com as obras do terminal urbano na Vila Sônia..

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  • Boa notícia!
    Se sair do papel será melhor ainda!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Cristiano Bertoni

    Willian, sobre a extensão da ciclovia na ZL, como ficou aquela conversa / promessa de expansão (do Sérgio Avelleda) até o centro fazendo uso do espaço entre as linhas de trem e metro?

    Lembro que vários meios trataram disso durante o ano passado mas, pelo visto, também “miou”.

    abração

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  • Flavio

    Ansioso pelo cumprimento. Promessas são apenas promessas.

    Saudações!

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  • Manuel

    Vamos continuar na pressão!! Pergunta: O Haddad foi infomado do projeto de 142 km de 2008?

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

    • Não diretamente, Manuel. Acho bastante provável que o assunto já tenha chegado (ou chegará) a ele por outras vias, mas creio que ele optará por realizar implantações de infraestrutura cicloviária conforme forem realizadas as mudanças que ele pretende fazer na cidade. Seguiremos acompanhando.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  • Alê

    Duca!

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>