Foto: Willian Cruz/VdB

Como trancar a bicicleta de forma segura

Veja como trancar sua bicicleta para que o ladrão desista de levar

Às vezes penso que perco tempo demais trancando e destrancando a bicicleta quando paro em algum lugar. Mas então penso que é melhor perder alguns minutos do que perder a bicicleta.

Como as rodas e o selim da minha bicicleta têm blocagens (“quick release”), que permitem a remoção rápida e sem ferramentas, uso sempre uma u-lock conjugada com um cabo de aço. Com a u-lock, prendo o quadro e a roda traseira. Com o cabo de aço, prendo a roda dianteira e o selim, passando por dentro do quadro.

A u-lock deve passar por dentro do triângulo traseiro. Assim, se o ladrão soltar a roda, não consegue levar o resto da bicicleta. Veja na imagem.

Exagero? Prefiro chamar de precaução.
Exagero? Prefiro chamar de precaução. Foto: Willian Cruz
Presa à roda traseira e passando por dentro do triângulo, você prende o quadro sem precisar passar a trava por ele. Só serrando a trava - ou a roda.
Presa à roda traseira e passando por dentro do triângulo, você prende o quadro sem precisar passar a trava por ele. Só serrando a trava – ou a roda.

Para prender assim, junto com o selim, o cabo de aço precisa ser um pouco mais longo. Se o seu não alcançar, retire o selim e coloque-o no chão, ao lado da bicicleta. O cabo é passado pelos trilhos do selim.

Dois tipos de trava

A trava em formato de U (em amarelo nessa foto) não é infalível, mas aumenta e muito a segurança da bicicleta. É bem mais difícil de abrir que um cabo de aço tradicional.

Conjugando os dois tipos de trava, o meliante precisará de mais de uma ferramenta para conseguir levar a bicicleta e provavelmente acabará desistindo.

Dica: Se você estiver só com uma u-lock e precisar trancar uma bicicleta que tenha blocagens, solte a roda dianteira e o selim e coloque-os ao lado da roda traseira. Passe a u-lock pelas duas rodas mais o trilho do selim, sempre por dentro do triângulo traseiro do quadro.

Reduza as chances

De qualquer forma, não é recomendável deixar a bicicleta muito tempo estacionada no mesmo local sem supervisão, como por exemplo uma noite inteira na rua. Com tempo suficiente, o ladrão abre até um cofre…

A ilustração abaixo mostra uma maneira de prender a bicicleta usando uma u-lock e um cabo com loop nas pontas. Esse tipo de cabo vem com alguns modelos de u-lock, mas pode ser substituído por uma tranca de cabo de aço. Note que o selim está preso com um cabo menor.

Outra opção é trocar a blocagem do selim por um parafuso tradicional com porca, caso você não mude a altura do selim com frequência.

Imagem: SFPD Park Station - Reprodução
Imagem: SFPD Park Station – Reprodução

Travas de blocagem

A foto da minha bicicleta que abre essa matéria é de alguns anos atrás. Atualmente, uso no selim uma blocagem com “segredo”, o que me libera de passar o cabo de aço por ele.

O tal segredo eu posso contar: a blocagem só abre se a bicicleta estiver a pelo menos 90 graus em relação ao solo (em pé). Como a bicicleta trancada de forma correta só poderá ser levantada assim se for destrancada, é preciso soltar a bicicleta toda para conseguir retirar o selim.

Há outros tipos de blocagem segura, alguns com chaves especiais para abrir, que são únicas para cada conjunto. Mas ainda assim eu continuaria usando duas travas.

Veja na nossa galeria algumas imagens que mostram o que acontece quando não se tranca a bike com cuidado

Essa foto mostra uma situação mais que errada: além de prender apenas pela roda, a bicicleta estava presa pelos raios, que podem ser cortados com qualquer alicate. Foto: Kristian Ovaska/Wikimedia Commons
Essa foto mostra uma situação mais que errada: além de prender apenas pela roda, a bicicleta estava presa pelos raios, que poderiam ser cortados com qualquer alicate. O ladrão soltou os parafusos da roda e levou o resto da bicicleta. Foto: Kristian Ovaska/Wikimedia Commons

E você, como tranca sua bicicleta? Já teve alguma furtada? Conta pra gente!

Veja também
Cuidado com os suportes soltos
Boas recomendações no site “as bicicletas”
Polícia paulista terá acesso a informações de bicicletas roubadas
Roubaram sua bicicleta? A polícia pode ajudar
Leitor reclama: “roubaram meu guidão!”

97 comentários em “Como trancar a bicicleta de forma segura

  1. O que eu uso é uma corrente bem grossa com os aros soldados. Ponho um pedaço de mangueira de jardim para proteger a pintura, e um cadeado grande de segredo, com 4 números e possibilidade de mudança do segredo. Prendo a roda traseira em um obstáculo fixo e no quadro da bicicleta. Mas o detalhe mais importante e que mais inibe o roubo é parar em um lugar com bom movimento de pedestres, pois se tentarem roubar vai chamar a atenção das pessoas. Faço isso há mais de dez anos e nunca tive a bicicleta roubada. Com movimento de pessoas próximo à bicicleta não tentam nem mexer nos acessórios.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Ola. Por favor qual o tamanho em comprimento de uma boa corrente cadeado para bicicleta, na figura acima a corrente envolve roda (aro), quadro e selim. Quanto tem de comprimento essa corrente? Grato

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Ótimas dicas, William, parabéns. Eu só complementaria com alguns pontos: o primeiro deles é verificar se o poste ou o paraciclo está bem preso ao chão. Parece piada, mas acontece muito e qualquer pessoa consegue retirar o paraciclo ou o poste simplesmente puxando ele para cima, nos casos deles terem sido abalados por uma colisão de um automóvel, por exemplo, ou de não terem sido “xumbados” adequadamente por quem os instalou. Outro ponto que vale destacar é que qualquer cabo de aço ou corrente pode ser facilmente quebrada com uma barra de ferro – o ladrão coloca a barra atravessando o cabo e vai torcendo ela (a barra), até que a barra arrebente a tranca, ou um elo da corrente. Já vi casos de travas que são abertas com uma caneta de plástico. Parece uma situação ficticia, mas não é – se a sua chave for tubular, basta que a caneta plástica tenha o mesmo diâmetro. Dá uma olhada nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=egtn7swD_Jg

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Sou carioca; moro no RJ Zona Sul e portanto não preciso falar muito sobre a violência urbana.
    Tenho 70 anos e pedalo faz décadas; fui assaltado uma vez na Lagoa e não pude fazer nada, dois caras saíram de um arbusto e um armado levou a minha bike.
    Não era uma bike de alto valor mas muito boa para grandes percursos como faço. Hoje pedalo com mais cuidado e com um ótimo cadeado nas Paineiras, Aterro e Lagoa.
    Uma bolsinha com um 38 3mm sem mola com porte. “Radar” ligado pedalando, ou em lugares parado onde não perco de vista a nova bike.
    Funciona 100% ! Passou perto olhando a bike ou encostou nela, o cadeado entra em funcionamento, como não sou violento, os disparos (apenas uma vez até hoje) são apenas de contenção, pé ou pernas.
    Monto na bike e vou embora.
    Infelizmente no RJ, PM é assaltado, bikes da Prefeitura são furtadas e alteradas em uma pequena oficina no morro próximo e de cor abobora viram preta em a caixa dianteira.
    O assunto é bike, mas não posso omitir o resto, agora a moda é roubar pequenos animais domésticos, carrinhos de BB e jogar mostarda nas pessoas que saem de bancos e lojas com dinheiro e 20 metros a frente outros dois assaltam a pessoa “marcada”. Espero ter ajudado.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 3

  5. A minha bike que tem tranca U foi furtatada hoje durante o dia sendo que eu me ausentei por apenas 10 minutos – o U de puro aço que forma 2 paralelas perfeitas teve as extremidades aproximadas atraves de uma ferramenta que ignoro de modo que esse U quase virou um O – a base da tranca U não teve alteração, sequer um arranhão – tudo feito a 100 metros de uma delegacia – Afinal , existe um meio seguro de não passar por essa experiencia ? A tranca U não era kriptonite mas era a mais usada pelos ciclistas – aquela com cor preta e detalhes vermelhos.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

    1. isso provavelmente foi feito com macaco de levantar carro.
      Para evitar esse ataque a técnica é evitar deixar espaço para a ferramenta. Uma ulock comprida é mais vulnerável, então é bom passar pela roda e quadro em um ângulo que deixe o espaço mínimo possível.

      Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *