A arte de Mona Caron nos muros de Porto Alegre
Painel, pintado em um cruzamento entre avenidas bastante movimentadas da capital gaúcha, mostra um recorte do cotidiano idealizado por ela sobre a bicicleta e a cidade de Porto Alegre
Em sua rápida passagem pelo Brasil, a artista de São Francisco/EUA Mona Caron foi uma das convidadas internacionais a participar do II Fórum Mundial da Bicicleta, que aconteceu em fevereiro de 2013, em Porto Alegre/RS. Sua palestra estava entre as mais esperadas, teve lotação máxima e transbordou inspiração para todos os lados.
Mona conseguiu emocionar com sua arte e simplicidade, enquanto exibia imagens de um trabalho maravilhoso que leva cores, sentido e dá vida a muitos muros ao redor do mundo. Com um olhar absolutamente sensível, ela fez dos desenhos uma possibilidade para expor soluções para as cidades, provocar debates, ocupar espaços públicos degradados e repensar o papel das pessoas e da convivência coletiva.
Durante sua estadia na capital gaúcha, a artista aproveitou para deixar um registro belíssimo e eternizar aquele momento tão especial para todos. As ilustrações podem ser vistas entre as Avenidas Venâncio Aires e João Pessoa, em Porto Alegre.
A artista, que já esteve em São Paulo, é uma das precursoras da Critical Mass e ficou conhecida por pintar, entre outras imagens, painéis que retratam a poesia da bicicleta na vida das pessoas, além dela como símbolo de resistência e luta pacífica por cidades mais humanas e agradáveis. Seu trabalho pode ser visto no site e em sua página do Facebook.
We love the work of Mona Caron!
Also featured on Daazine: http://daazine.com/mona-caron-manifestation-station/ 🙂
1 0
Putz, adorei o Manifestation Station (a fotinho de capa do Face) que, alinhada a perspectiva, modifica o entorno e se complementa com aquele outro mural dela ao fundo.
Já pensou experiências assim espalhadas pela cidade, layers “coladas” em perspectiva, com ciclovias, ciclofaixas e nelas e mesmo fora delas um montão de magrelas de lá pra cá? Aí você de lá pra cá: “Assim com, assado sem, assim com, assado sem…” Já pensou?
Putz, melhor pensar depois de pronto, né? rs. Ah, ou um app, deviam criar um app pra isso.
2 0