A arte de Mona Caron nos muros de Porto Alegre

Arte pintada por Mona Caron em Porto Alegre: detalhes da vida cotidiana. Foto: Arquivo pessoal

Não é coincidência: a menina da foto foi retratada no muro. Mona Caron costuma representar os desejos dos moradores locais em seus paineis. Foto: Arquivo pessoal

Sua obra está nos muros de Porto Alegre. Foto: Arquivo Pessoal

Sua obra está nos muros de Porto Alegre. Foto: Arquivo pessoal

Em sua rápida passagem pelo Brasil, a artista de São Francisco/EUA Mona Caron foi uma das convidadas internacionais a participar do II Fórum Mundial da Bicicleta, que aconteceu em fevereiro de 2013, em Porto Alegre/RS. Sua palestra estava entre as mais esperadas, teve lotação máxima e transbordou inspiração para todos os lados.

Mona conseguiu emocionar com sua arte e simplicidade, enquanto exibia imagens de um trabalho maravilhoso que leva cores, sentido e dá vida a muitos muros ao redor do mundo. Com um olhar absolutamente sensível, ela fez dos desenhos uma possibilidade para expor soluções para as cidades, provocar debates, ocupar espaços públicos degradados e repensar o papel das pessoas e da convivência coletiva.

Durante sua estadia na capital gaúcha, a artista aproveitou para deixar um registro belíssimo e eternizar aquele momento tão especial para todos. As ilustrações podem ser vistas entre as Avenidas Venâncio Aires e João Pessoa, em Porto Alegre.

A artista, que já esteve em São Paulo, é uma das precursoras da Critical Mass e ficou conhecida por pintar, entre outras imagens, painéis que retratam a poesia da bicicleta na vida das pessoas, além dela como símbolo de resistência e luta pacífica por cidades mais humanas e agradáveis. Seu trabalho pode ser visto no site e em sua página do Facebook.

Veja também
Um presente de Mona Caron para São Paulo, apagado pela prefeitura

Um resumo do II Fórum Mundial da Bicicleta, em Porto Alegre

Motorista quase causa atropelamento coletivo durante o FMB (vídeo)

Veja o que já publicamos sobre o Fórum Mundial da Bicicleta

Mona Caron e Antônio de Paula. Foto: Arquivo Pessoal

Mona Caron e Antônio de Paula. Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Retratando a leveza da bicicleta. Foto: Arquivo pessoal

Mural pintado pela artista Mona Caron em Porto Alegre. Foto: Arquivo Pessoal

Mural pintado pela artista Mona Caron em Porto Alegre. Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo pessoal


2 comentários para A arte de Mona Caron nos muros de Porto Alegre

  • Cícero Soares

    Putz, adorei o Manifestation Station (a fotinho de capa do Face) que, alinhada a perspectiva, modifica o entorno e se complementa com aquele outro mural dela ao fundo.

    Já pensou experiências assim espalhadas pela cidade, layers “coladas” em perspectiva, com ciclovias, ciclofaixas e nelas e mesmo fora delas um montão de magrelas de lá pra cá? Aí você de lá pra cá: “Assim com, assado sem, assim com, assado sem…” Já pensou?

    Putz, melhor pensar depois de pronto, né? rs. Ah, ou um app, deviam criar um app pra isso.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>