Ciclofaixa de Lazer de São Paulo foi desativada com ciclistas pedalando

Av. Paulista às 13h: mesmo sem manifestação, foi liberada antecipadamente para os carros e novamente proibida aos ciclistas. Foto: Daniel Guth

Av. Paulista, às 13h: mesmo sem manifestação, faixa da esquerda foi liberada antecipadamente para os carros e novamente proibida aos ciclistas. Foto: Daniel Guth

Veja também
Ciclovia Rio Pinheiros interditada por tempo indeterminado

CET quer ciclistas fora das avenidas de São Paulo

Pela Lei, Ciclofaixa de Lazer de SP deveria operar
também aos sábados e em todos os feriados

A Ciclofaixa de Lazer de São Paulo foi interditada em vários trechos, nesse domingo 23 de junho, a partir das 11h, inclusive na Av. Paulista. Ciclistas que estavam no local reclamaram que a retirada dos cones, sem aviso e feita às pressas, fez com que automóveis invadissem o espaço e tirassem fina de quem ainda pedalava por ali, colocando sua vida em risco.

“Estava na paulista nesta hora e quase fui atropelado por um carro que entrou na faixa”, nos contou o leitor Marcos Esposito, em nossa página no Facebook. “Os cones foram tirados muito rápido, em questão de minutos os carros estavam na ciclofaixa”. Outro leitor, Rafael Bertola, classificou a atitude como irresponsável. “Quando vimos o caminhão retirando os cones, pedalamos mais rápido para ir a frente do caminhão para pelo menos chegar a Praça do Ciclista em segurança, porém os plaqueiros foram tirando os cones (nao sei porque, já que o caminhão estava retirando) e abrindo caminho para os carros, que não quiseram nem saber e foram jogando pra cima da ciclofaixa”.

Sem a Ciclofaixa de Lazer, ciclistas ocuparam a faixa do ônibus para conseguir trafegar. Foto: Rachel Schein

Sem a Ciclofaixa de Lazer, ciclistas ocuparam a faixa do ônibus para conseguir trafegar. Foto: Rachel Schein

Posicionamento

A única informação oficial da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) até o fechamento dessa matéria foi um curto comunicado no Twitter, às 13h10, dizendo: “desativação antecipada da Ciclofaixa da Av. Paulista”. A página da Ciclofaixa de Lazer no Facebook informou, às 15h22, que a interdição foi na Paulista e Centro, “por recomendação da CET, para dar espaço às manifestações”.

Outra reclamação dos usuários foi em relação ao trecho entre o Parque do Povo e o Parque Villa-Lobos. Quanto a essa interdição, que também não teve comunicação prévia nas redes sociais, a informação na fan page era de que o trecho foi suspenso também pela CET, “excepcionalmente hoje”, das 7 às 9h, “em virtude da realização da Corrida Track & Field Run Series – Shopping Villa Lobos 2013“.

Vários usuários reclamaram do fechamento antecipado e sem aviso, mesmo sem estar ocorrendo nenhuma manifestação naquele momento. “Deveriam desativar somente se começasse a se formar um grupo”, reclamou um deles na fan page da Ciclofaixa.


8 comentários para Ciclofaixa de Lazer de São Paulo foi desativada com ciclistas pedalando

  • Cícero Soares

    Aaaah, acho que foi por isso! A CET (ou de quem tenha partido a decisão) “encerrou o expediente” não por causa de nenhum medinho de protesto algum, muito pelo contrário. A ciclofaixa de lazer desse domingo só foi “aberta”… pra Comitiva de Amsterdã desfilar nela! rs.

    http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sptv-1edicao/t/edicoes/v/comitiva-da-holanda-fala-sobre-ampliacao-de-ciclovias-em-sp/2651913/

    Não, sério agora. Reportagem bem legal, beeeem legal. Principalmente porque deixou a vice-prefeita pautá-la quase integralmente. Claro que o percurso ficou restrito àquela parte chique da cidade (aliás, que mulher chiquérrima, não? rs.), mas pelo menos ele não ficou “confinado”, deu pra ver em alguns momentos que a vice-prefeita experimentou compartilhar o viário.

    Meu, e outra coincidência. Nesse domingo de manhã deu de eu dar um rolê na ciclofaixa da lazer da Zona Norte, que gosto de respirar naqueles espaços promissores prum sistema ciclável permanente e… Sim, que também gosto (e aqui vai meu lado masoquista) de suspirar em lamentos por aquele Frankenstein que criaram na Brás Leme. (Aaaah, se tivessem levado a dona pra dar uma voltinha lá…)

    E após respiros e suspiros, decidi pegar o metro na Parada Inglesa, descer na estação Vergueiro e voltar pra casa utilizando a ciclofaixa da Paulista (é que adoro dar liçãozinhas de decoro ciclista aos freqüentadores de lá, é inevitável…rs.) Cara, e saí de lá, rumo à Dr. Arnaldo, 5 minutinhos antes dessa tal desativação?!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • André Almeida

    Estava num grupo de amigos experientes e fomos surpreendidos na esquina da vergueiro com a Paulista. Simplesmente tiraram os cones e quanto questionamos, disseram que esta tendo manifestação. Isso foi por volta de 11:40 da manhã. Descemos a vergueiro e seguimos até a zona norte.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Wilson

    A CET desativa a ciclofaixa por causa da manifestação que ocorreria e libera a faixa para o tráfego de veículos automotores?
    Não entendi esta atitude.
    Deveria ter fechado completamente a Paulista para o trânsito. Carro na via sim é risco para quem está na Paulista para se manifestar.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  • Gerd Jakobovitsch

    No centro a ciclofaixa também sumiu. Não sei se havia sido instalada de manhã, mas por volta das 13:00 ela não existia na Duque de Caxias, República, Viaduto do Chá, Sé, avenida Liberdade.

    Começo a ficar preocupado com esta gestão: promessa de futuro glorioso, mas o presente é de retrocesso.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Rubens

    Infelizmente fui surpreendido, levei meus dois filhos para ver como é pedalar na Paulista e tive a decepção.Como não sabia da interrupção disse que eu havia me enganado e que apenas na R. Domingos de Moraes é que funciona a Ciclo-faixa.Lamentável, mas não vou desanimar !!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 0

    • Carlos

      Isto vale uma manifestação ! O que uma ciclofaixa de lazer tem a ver com as manifestações ? Certamente o CET foi obrigado a agir desta maneira, porque alguém das altas cúpulas fez de má fé, ou puro pânico, mandou esta ordem.
      Isto é uma marca de um órgão ou autoridade despreparadas, que desviam dinheiro ou acharam onde se pendurar no armário da prefeitura.

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • Carlos

        Uma outra suposição: com o corte da tarifa, alguém, também de cima, viu que deveria economizar recursos, e, com certeza, foi uma decisão reativa, pois foi feito no domingo. Pânico na prefeitura ou no órgão da CET. Assim com esta atitude, certamente, ciclovias, vias cicláveis vai ser afetado pelo despreparo ou pela fé dos administradores desta cidade. Sendo assim, é bom todos usarem o SAC, o 1188 para reclamar desta decisão. Vamos ajudar eles a encontrarem rumo da melhor administração de trânsito e reclamar através do SAC, do CET todos os canais formais, e, também juntarmos ao movimento que com esta ação demonstrou que não irá cumprir nem mesmo as vias cicláveis, e, com certeza, as ciclovias ao longo dos corredores de ônibus. Vamos cobrar !

        Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>