Cidade ficará sem a Ciclofaixa de Lazer por três semanas. Foto: Willian Cruz/VdB

Ciclofaixa de Lazer está suspensa em São Paulo

Estrutura segue desativada até março, decisão que afeta cerca de cem mil pessoas. Prefeitura alega conflito com blocos de carnaval – mesmo onde não há nenhum.

A cidade de São Paulo acaba de perder sua Ciclofaixa de Lazer por mais três semanas. A operação, que deveria ocorrer nos dias 12, 19, 21 e 26 de fevereiro (três domingos e um feriado nacional), retorna somente no mês de março.

A prefeitura alega que não haverá montagem da Ciclofaixa de Lazer pois “as vias da cidade de São Paulo receberão os blocos carnavalescos” do Carnaval de Rua 2023.

No entanto, muitas perguntas surgem sobre esta decisão. Haverá blocos de carnaval em todos os 100 km do trajeto? E já que não há viabilidade de montar a Ciclofaixa de Lazer em toda essa extensão, esses 100 km também serão fechados aos carros o dia todo?

Não haveria outra solução?

Alta utilização da Ciclofaixa de Lazer

A Ciclofaixa de Lazer é usada por cerca de 100 mil pessoas a cada ativação. Mais do que um Morumbi lotado.

São ciclistas a passeio, grupos de amigos, famílias com crianças. E todas essas pessoas serão afetadas pela falta da estrutura de proteção durante essas três semanas.

Enquanto isso, para os motoristas, tudo continua igual. E quando eventualmente um trecho da avenida é interditado aos carros para a passagem dos blocos, há sempre um desvio.

Crianças pedalando na Ciclofaixa de Lazer de São Paulo
Crianças pedalam na Ciclofaixa de Lazer, no trecho do Butantã. Foto: Willian Cruz/VdB

Apenas 4 ativações em 2023

Do início do ano até o final de fevereiro, serão nove domingos. Com o feriado nacional, seriam 10 oportunidades de pedalar na estrutura. Mas só tivemos 4 ativações da Ciclofaixa de Lazer até agora e não haverá mais nenhuma até março.

A Ciclofaixa está operando menos da metade das vezes em que deveria operar. Isso sem considerar que, de acordo com a legislação municipal, ela também deveria ser ativada aos sábados.

Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes e secretário de mobilidade e trânsito Ricardo Teixeira pedalando na Ciclofaixa de Lazer
O prefeito Ricardo Nunes (à esq., de camiseta e capacete pretos) pedalou na inauguração do trecho Butantã da Ciclofaixa de Lazer, em dezembro de 2011. À direita (camiseta branca), o secretário de mobilidade e trânsito, Ricardo Teixeira. É uma pena que não compreendam a real importância da estrutura que pedalaram para promover. Foto: Simone Penninck/Bike Zona Oeste

Eventos ficaram no passado

Infelizmente, qualquer situação diferente na cidade é uma desculpa para não ativar a estrutura que protege os ciclistas. Seja no Carnaval, no Natal, Réveillon e até mesmo ENEM e Fuvest, a Prefeitura ignora essa opção de lazer e deslocamento e a Ciclofaixa de Lazer de São Paulo é desativada.

No passado, eventos como o Natal tinham atrações especiais para os ciclistas, fazendo a alegria das crianças. Infelizmente, há anos não vemos mais esses eventos.

Com isso, uma oportunidade incrível foi perdida: a realização de uma Pedalada de Carnaval na Ciclofaixa de Lazer, com todos fantasiados. Seria uma ótima iniciativa, com custo apenas da divulgação, e muitas pessoas teriam participado. Evento semelhante já aconteceu em anos anteriores na cidade.

Papai Noel em trenó puxado por ciclistas, na Ciclofaixa de Lazer de São Paulo
No passado, a Ciclofaixa de Lazer de São Paulo já teve programação especial no final de ano, páscoa, carnaval e outros eventos. No Natal, Papai Noel circulava em um trenó puxado por ciclistas, com a estrutura operando das 22h do sábado até o final do domingo, incluindo toda a madrugada. Foto: Ivson Miranda/Movimento Conviva

Repercussão

Muitos seguidores comentaram indignados em nossas redes sociais, especialmente no Instagram. No geral, concordaram que o fechamento é injusto e que deveria haver uma pedalada de carnaval na Ciclofaixa de Lazer.

O pessoal do coletivo Bike Zona Sul comentou sobre o uso intenso nesse domingo 12, mesmo sem a estrutura montada. “Mais um absurdo do @prefeitoricardonunes e da @cetsaopaulo ! Na Av. Paulista tem filas de ciclistas nos faróis!”

Rodrigo Sacramento relatou que fez o trajeto da Paulista e achou muito estranho a Ciclofaixa de Lazer estar fechada. “Certeza que se rolasse um bloquinho de bike, muita gente iria aderir.”

Também lamentou o fechamento Thaty Campos lamentou a suspensão, apontando que a estrutura montada aos domingos é a única forma que ela tem de “conseguir rodar vários quilômetros em segurança nessa cidade caótica”.

Comentários dos leitores do Vá de Bike sobre a suspensão da Ciclofaixa de Lazer até o final de fevereiro
Alguns dos comentários dos nossos leitores nas redes sociais.

Fechamento injusto

A decisão de desativar a Ciclofaixa de Lazer por mais três semanas, além de todas as outras suspensões ocorridas esse ano, é injusta, sem sentido e precisa ser revista. A ciclovia operacional dos domingos é uma opção importante de lazer e deslocamento para centenas de milhares de pessoas na cidade. Deve ser mantida aberta durante todo o ano, independentemente de eventos esporádicos.

Já está mais que na hora da gestão Ricardo Nunes (MDB) compreender a importância da Ciclofaixa de Lazer, revisar essa decisão e garantir que a estrutura continue funcionando para a população de São Paulo. E parar de arranjar desculpas para não realizar sua operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *