Gallo chegou fantasiado de Papai Noel, em sua bicicleta de dois andares. Foto: Rachel Schein

Campanhas de Natal 2013 arrecadam bicicletas para doações

Campanhas de final de ano arrecadam bicicletas para doação. Veja em que cidades isso acontece e como ajudar.

Em 2012, a ONG Bicicreteiros conseguiu encher um caminhão com as bicicletas reformadas, que foram doadas para crianças e jovens de uma comunidade em São Paulo. Foto: Rachel Schein
Em 2012, a ONG Bicicreteiros conseguiu encher um caminhão com as bicicletas reformadas, que foram doadas para crianças e jovens de uma comunidade em São Paulo. Foto: Rachel Schein

Neste Natal, adultos e crianças de duas cidades ganharão inesperadamente bicicletas do Papai Noel. E em cada uma delas o bom velhinho tem um nome: Os Bicicreteiros (SP), e Rodas da Paz (DF) – duas associações que estão realizando arrecadações de bicicletas para esse final de ano.

As doações são feitas por pessoas que tenham bicicletas encostadas em casa por falta de uso, ou porque ficaram pequenas para seus filhos. Mesmo que não estejam em perfeitas condições, mecânicos e voluntários fazem os consertos necessários para que possam ser utilizadas.

É muito comum observar nos prédios bicicletas com peças enferrujadas ou pneus vazios. Nada mais justo do que transformar esses objetos parados e empoeirados num meio de locomoção para quem realmente precisa, ou de diversão para quem fará um bom uso.

Andre Pasqualini e os voluntários da Bicicreteiros consertam as bicicletas doadas. Foto: Rachel Schein
Andre Pasqualini e os voluntários da Bicicreteiros consertam as bicicletas doadas. Foto: Rachel Schein

São Paulo: além das bikes, as rodinhas

Em São Paulo, “Os Bicicreteiros” estão recebendo as doações no Largo da Batata, ao lado da Estação Faria Lima do Metrô, todos os domingos, das 8h as 16h. A campanha vai até 15 de dezembro.

Já foram arrecadadas mais de 30 bicicletas. A expectativa é de receber 100, a mesma quantidade que o ano passado. As bicicletas, que serão reformadas, ficam armazenadas em um espaço cedido pela CPTM e em paraciclos doados pelo Itau e pela Ciclomídia.

E se você não tiver bicicleta mas quiser colaborar, é só aparecer lá tanto pra aprender sobre mecânica quanto para ajudar a reformá-las.

Segundo André Pasqualini, coordenador do projeto, a campanha também estimula a criançada a tirar as rodinhas da bicicleta e doá-las. “Se a pessoa tem um filho que ainda não tirou a rodinha, vamos pedir para eles levarem a criança lá que a ensinaremos a pedalar sem rodinhas. Se ela conseguir, ela doa a rodinha para a campanha. E se algum adulto também quiser aprender a pedalar, vamos ensinar também”, convida André.

Gallo chegou fantasiado de Papai Noel, em sua bicicleta de dois andares. Foto: Rachel Schein
Gallo chegou fantasiado de Papai Noel, em sua bicicleta de dois andares. Foto: Rachel Schein

Ação presenteou cerca de 100 pessoas no ano passado

Já é o segundo ano que a ONG promove essa arrecadação. No ano passado cerca de 100 pessoas foram presenteadas com as bicicletas arrecadadas.

A entrega foi feita na Padaria Comunitária da Ilha do Bororé, rota conhecida pelos ciclistas que fazem a Rota Márcia Prado. Um grupo de voluntários levou algumas bicicletas pedalando e um caminhão levou o restante. Um dos voluntários se fantasiou de Papai Noel e chegou pedalando em sua bicicleta alta.

A Rede Record publicou uma reportagem sobre a transformação da vida das pessoas que foram presenteadas o ano passado, como o menino Evandro, nos 4:50 do vídeo abaixo.

As peças que sobraram da outra campanha serão reaproveitadas, mas de acordo com André, ainda faltam pneus aro 26 e muitos infantis, de aros 16 a 24.

Para saber mais

Informações: www.osbicicreteiros.org

Onde: Largo da Batata – Estação Faria Lima do Metrô, lado par – São Paulo

Quando: todos os domingos, das 8 as 16h, até dia 15/12

 

Distrito Federal: mais de 5.000 bicicletas doadas

Flyer da campanha da Rodas da Paz.
Flyer da campanha da Rodas da Paz.

A ONG Rodas da Paz já tem um “currículo” extenso de doações. Foram mais de 5.000 desde 2003. Parte das doações vão para os Correios, que atendem cartas de crianças ao Papai Noel, e outra parte é voltada para atender aos alunos da área rural e instituições sociais diversas.

Algumas peças são usadas para criar bicicletas adaptadas a pessoas com deficiência e outras ainda são utilizadas em projetos como cursos de mecânica básica, oferecidos junto a comunidades carentes.

Este ano, pela primeira vez a coleta será feita em locais espalhados pelo Distrito Federal e não apenas no Eixão de Lazer. As bicicletas podem ser entregues nos Batalhões da Policia Militar e na Rádio Transamérica. Veja aqui os locais de arrecadação.

A ONG convida condomínios a doarem bicicletas, até 6 de dezembro. E as empresas também podem participar, cobrindo os custos dos consertos (mesmo depois de encerradas as doações).

Para saber mais

Informações: www.rodasdapaz.org.br / doebicicleta@rodasdapaz.org.br

Pontos de coleta: www.rodasdapaz.org.br/doe-bicicleta-2013/

Quando: até 06/12

 

Rio de Janeiro faz campanha em condomínios

Voluntária mostra duas bicicletas que foram doadas em um condomínio do Leblon, no Rio de Janeiro. Foto: Mentes de Ferro/Divulgação
Voluntária mostra duas bicicletas que foram doadas em um condomínio do Leblon, no Rio de Janeiro. Foto: Mentes de Ferro/Divulgação

Além das iniciativas para presentear crianças e adultos no Natal, há campanhas que arrecadam as bicicletas para apoiar projetos sociais. Na cidade do Rio de Janeiro, a associação “Mentes de Ferro” recebe doações de bicicletas para ajudar o Bike Park, projeto que será inaugurado no Complexo do Alemão em março de 2014.

Esse é a primeira edição da campanha Bike Friendly, organizada pelo movimento Mentes de Ferro. Será feito contato com associação dos moradores de condomínios na Barra da Tijuca e também serão colocados flyers em elevadores de alguns prédios em Copacabana.

As doações podem ser feitas até 10 de dezembro. Para doar, entre em contato pelo e-mail mentesdeferro@gmail.com.

Para saber mais

Informações: www.mentesdeferro.com

e-mail: mentesdeferro@gmail.com

Quando: até 10/12

 

 

Se você mora em uma dessas cidades, tem uma bicicleta para doação ou conhece alguém que tenha, participe!

E se você conhece alguma campanha de doações de bicicletas na sua cidade, mande informações pra ajudarmos na divulgação!

3 comentários em “Campanhas de Natal 2013 arrecadam bicicletas para doações

  1. Que ótima iniciativa!

    Seria ótimo também realizar uma ação dessas nas comunidades, onde ocorreram os assaltos de Cubatão ou Santos. Assim, o pessoal de lá poderá compreender que a Rota Márcia Prado é mais do que um passeio, mas uma luta para conseguirmos um trajeto definitivo para tofa a população (ideia de um amigo nosso, influente na cena ciclística).

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Senhores,

    Sei que este não é o espaço (notícia) correto. Mas as obras da ciclovia da Eliseu de Almeida começaram. Soltem fogos!

    Abraços,

    Eduardo

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *