Foto: Willian Cruz

19 razões para apoiar a implantação de ciclovias

Entenda por que a construção de estrutura cicloviária é tão importante para as cidades brasileiras.

 

Entenda nesta página por que a implantação de ciclovias é tão importante – mesmo para quem não as utiliza

ciclovia nao prejudica o comercioA construção de ciclovias, em São Paulo e em outras cidades brasileiras, representa um enorme passo em direção a cidades mais justas, mais inclusivas e mais democráticas.

Mesmo que ainda existam pontos de melhora, que as ciclovias ainda não estejam totalmente conectadas e que não atinjam toda a cidade, elas representam melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito. Uma cidade que nossos filhos merecem receber de nossas mãos.

Sabemos que há um crescente movimento contrário à implantação de ciclovias na capital paulista que, apesar de alegar motivos nobres como “qualidade” e “segurança do ciclista”, resumem-se a uma disputa mesquinha para preservar áreas de estacionamento e não reduzir em hipótese alguma o espaço de circulação do automóvel (nem mesmo na forma de redução da largura de faixas de rolamento em avenidas).

Ao mesmo tempo em que nega o direito de utilização segura das ruas em bicicletas, essa mobilização defende a continuidade do uso do espaço público para fins particulares, priorizando o estacionamento de automóveis em detrimento da proteção à vida das pessoas que utilizam o veículo bicicleta.

É importante ressaltar que estacionar o carro na rua não é direito garantido por lei, seja na esfera municipal, estadual ou federal, ao contrário da destinação de espaço seguro para circulação de bicicletas. Além disso, comodidades e interesses econômicos individuais não podem sobrepujar a coletividade, a proteção à vida e o direito do cidadão que utiliza a bicicleta de circular com mais segurança, sem se sentir ameaçado por pessoas que pensam de forma diferente e se utilizam de outros veículos.

A maior cidade do Brasil ainda está estacionada no século passado em relação à mobilidade. Negar o desenvolvimento sustentável e o uso da bicicleta como alternativa de transporte aos cidadãos é manter um conceito ultrapassado e já abandonado nas cidades mais desenvolvidas do mundo, além de negar a quem utiliza esse meio de transporte seu direito inalienável de escolha.

Na decisão de apoiar ou se opor à construção de ciclovias, deve-se pesar os pontos abaixo:

1Construir ciclovias significa preservar vidas, pois a bicicleta é frágil frente ao tamanho e velocidade dos demais veículos nas ruas. Queremos uma cidade onde idosos e crianças possam ocupar as ruas sem medo.

2Ciclovias promovem ocupação do espaço público, tornando-o espaço de convivência e não apenas de passagem. Espaços ociosos, pouco frequentados e abandonados pelo poder público e pelos cidadãos têm maior índice de criminalidade. Por isso, investir na bicicleta aumenta a segurança pública.

3Ciclovias são boas para o comércio, pois ciclistas são clientes potenciais que passam em baixa velocidade e não exigem grandes áreas de estacionamento, podendo facilmente parar em frente a uma vitrine, entrar numa loja, conhecer um serviço. No entorno da Ciclofaixa de Lazer, onde 100 mil pessoas circulam a cada domingo, comerciantes mais conectados com as tendências de mercado souberam aproveitar o fluxo de clientes potenciais e estão lucrando com isso. Um estudo da Portland State University mostrou que quem vai às compras de bicicleta visita as lojas mais vezes e, na média total, consome mais. Em Melbourne, na Austrália, comerciantes que investem em uma vaga de carro têm AU$ 65 de retorno por hora, mas substituindo esse espaço por seis vagas de bicicletas o retorno é de AU$ 283 por hora. Sem contar o quanto ajudam nas entregas.

4Há demanda pelo uso da bicicleta em São Paulo. Pesquisa de Mobilidade da Região Metropolitana, realizada pelo Metrô em 2012, registrou 333 mil viagens diárias em bicicleta durante os dias úteis, mesmo com a infraestrutura ainda reduzida, deficiente e desconectada. Vale ressaltar que esse número já representava, naquele ano, mais do que o dobro das viagens de táxi, contabilizadas em 158 mil/dia.

5Em locais onde ciclovias foram implantadas na cidade, o uso da bicicleta cresceu espantosamente: na avenida Faria Lima, onde quase não passavam ciclistas, o contador instalado na ciclovia contabiliza hoje 2500 viagens diárias; na Consolação, contagens indicam aumento de 227% no fluxo de bicicletas após a implantação da ciclofaixa. Estrutura cicloviária induz demanda.

6Grande parcela da população só adotará a bicicleta a partir da proteção oferecida por áreas segregadas. Na pesquisa sobre Mobilidade Urbana realizada pela Rede Nossa São Paulo e Instituto Ibope, em 2012, entre as pessoas que afirmaram não utilizar nunca a bicicleta, 63% afirmaram que passariam a usar havendo melhores condições. Dentre essas pessoas, 27% traduziram essa falta de segurança expressamente em necessidade de ciclovias.

7A mesma pesquisa apontou que uma em cada quatro pessoas já usa a bicicleta, ainda que eventualmente. Entre os jovens de 16 a 24 anos, esse número saltava para 47%. A quantidade de pessoas que utilizava a bicicleta “todos os dias” ou “quase todos os dias” também é bem maior do que se imagina: 7%. Somados, os ciclistas habituais e eventuais representavam, em 2012, 32% da amostra, praticamente um terço da população entrevistada e o dobro da parcela de pessoas que usava frequente ou eventualmente a moto (16%).

8O uso da bicicleta é benéfico à saúde dos cidadãos, pois o simples fato de usar a bicicleta como transporte os afasta do sedentarismo e de todos os problemas de saúde deles decorrentes. A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCshipertensão, ajuda a prevenir e a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida.

9O uso da bicicleta melhora a qualidade de vida de quem a utiliza, não só pelo ganho em saúde mas também pela diminuição do stress, melhorando os relacionamentos interpessoais e humanizando o trânsito e a cidade.

10As ciclovias proporcionam uma retomada do uso das ruas pelas crianças, sendo uma opção de lazer que resgata uma faceta da infância há muito esquecida nas regiões mais urbanizadas da cidade. Já temos crianças utilizando as ciclovias junto a seus pais e, conforme sua aceitação, abrangência e conectividade aumentarem, esse fenômeno tende a crescer, com o potencial de permitir que pedalem sozinhas até a escola.

11Quem opta pela bicicleta economiza tempo, sobretudo nos horários de pico, quando a velocidade média dos automóveis chega a meros 6,9 km/h em alguns casos – a mesma de alguém caminhando com pressa. Os Desafios Intermodais realizados desde 2006 comprovam que a bicicleta é bem mais rápida que o carro nesses horários – em um deles, chegou antes até mesmo do helicóptero, que necessita aguardar autorização para decolagem e tráfego.

12A bicicleta traz economia em dinheiro, pois os custos com compra, utilização e manutenção são muito menores que o do automóvel, representando redução de gastos até para quem a utiliza em substituição ao transporte público. Além de ser um fator importante para as camadas sociais mais baixas, o valor economizado pode ter destino em consumo, aquecendo comércio e serviços.

13O uso da bicicleta é benéfico à cidade, por ser um meio de transporte não poluente. Conforme pesquisa do Instituto Saúde e Sustentabilidade, nos próximos 16 anos a poluição atmosférica matará 256 mil pessoas no Estado (quase 44 pessoas por dia) e a concentração de partículas poluentes no ar levará a internação de 1 milhão de pessoas e um gasto público estimado em mais de R$ 1,5 bilhão, com pelo menos 25% das mortes (59 mil) ocorrendo na capital. Construir ciclovias, portanto, preserva vidas também de forma indireta e diminui o gasto público com o sistema de saúde e o da população com medicamentos para tratar doenças causadas pela poluição.

14A bicicleta é um veículo silencioso e sua adoção em maior escala trará uma diminuição da poluição sonora da cidade.

15A construção de vias para bicicletas têm um custo muito menor que a de vias para veículos motorizados. Quanto mais cidadãos as adotarem, menor será o gasto com criação e manutenção do viário a longo prazo, economizando o dinheiro da cidade.

16O incentivo e a garantia de uso seguro da bicicleta democratizam o deslocamento, aumentando o acesso dos cidadãos às diversas áreas da cidade, ainda que as condições de transporte coletivo dificultem a chegada a alguns locais. Todos os cidadãos são importantes para uma cidade, não apenas os que se deslocam em automóveis e essa mensagem é passada claramente com a construção de ciclovias.

17Ciclovias atuam no sentido de reduzir os congestionamentos e a lotação dos transportes públicos, ao passo que cada vez mais pessoas troquem suas opções de deslocamento pelas bicicletas, ainda que eventualmente.

18O Plano Diretor Estratégico de São Paulo (PDE), que tem força de Lei Municipal, tem como uma de suas diretrizes a “prioridade no sistema viário para o transporte coletivo e modos não motorizados”. Isso significa que o uso de bicicletas deve ter prioridade sobre o uso do automóvel. Portanto, a construção de ciclovias cumpre uma das diretrizes dessa Lei. O PDE também determina que a cidade deve “desestimular o uso do transporte individual motorizado”, “adaptar as condições da circulação de transportes motorizados a fim de garantir a segurança e incentivar o uso de modais não motorizados”, “garantir o deslocamento seguro e confortável de ciclistas em todas as vias” e “implantar redes cicloviárias”, entre outros apontamentos.

19Da mesma maneira que o PDE, a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem força de Lei Federal, tem como uma de suas diretrizes a “prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados”, determinando que o uso de bicicletas deve ter prioridade sobre o uso do automóvel. A construção de ciclovias cumpre, também, uma das diretrizes dessa Lei, que determina ainda a “dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e modos de transporte não motorizados”, entre outras citações.

59 comentários em “19 razões para apoiar a implantação de ciclovias

  1. Alguém por aqui sabe onde é possível consultar o projeto da rede de ciclovias? As já implantadas aparecem no Google maps e também no site da CET mas não encontrei informações sobre o projeto da rede completa que se pretende implantar.

    Thumb up 2 Thumb down 0

      1. Obrigada pelas informações Vitor. Já havia consultado esse material da CET e de fato é bem genérico. Procurei informações na sptrans, cet e sites que divulgam o uso da bicicleta como meio de transporte e não encontrei nada. Talvez essa informação não esteja disponível para a população. Espero ao menos que ela existe.

        Thumb up 1 Thumb down 0

  2. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 1 Thumb down 26

    1. Progresso era deixar vias e avenidas que NÃO tem espaço para ciclovias sem nada, como era até 2013, não?

      Pesquise sobre ciclofaixas no mundo e se surpreenda.

      Comentário bem votado! Thumb up 22 Thumb down 0

    2. Ciclofaixas tiram espaço de circulação dos ônibus? De onde você “tirou” isso, Maria Cecília? Aliás, você é realmente usuária dessa modalidade de transporte coletivo?

      Agora, como é público e notório, em nenhum lugar do mundo, nem aqui, uma ciclofaixa impede o acesso de veículos a garagens de condomínios, de comércio, etc. Mas leia bem, tá?, garagens, espaços PRIVADOS de estacionamento.

      Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

      1. Como disse, sou a favor de Ciclovias. Utilizo uma delas em conjunto com as bikes da rede disponível por um banco. Levo mais tempo porque não me sinto segura para usar a ciclofaixa. Dois motivos:
        1- o pavimento é muito ruim. Já cai em buracos na ciclofaixa da Liberdade.
        2- ao passar na porta de garagens em subidas já fui abalrroada por um carro que saia da rampa de um condomínio. E simplesmente foi embora.

        Não vim aqui polemizar.
        Apenas gostaria de mais ciclovias como a da Faria Lima, da Radia Leste ou da Marginal Pinheiros. Assim, ciclistas como eu que tem medo dos carros sentiriam-se mais seguras.
        Se houvesse mais ciclovias como alternativa à ciclofaixa seria muito bom. Assim, cada um escolheria a via que achar melhor .
        Ótimo dia a todos.

        Polêmico. O que acha? Thumb up 6 Thumb down 3

        1. Ok, Maria Cecília, sem polemizar. E agora você descreveu melhor seu ponto de vista, que está intimamente ligado a sua experiência como usuária das ciclofaixas.

          E, sim, o ideal seria termos inúmeras ciclovias como a da Faria Lima, Eliseu de Almeida, no futuro a da Paulista, etc. Mas infelizmente um sistema completo assim o viário da cidade não comporta, as ciclofaixas são indispensáveis para a interligação das ciclovias segregadas dos grandes eixos viários, por exemplo.

          Quanto ao problema do asfalto inadequado, embora haja promessas de melhoria (está ou em estudo ou já em curso uma licitação para aquisição de asfalto pigmentado), como ciclistas não devemos nunca deixar de cobrar da prefeitura (e do partido que for) 100% de condições desse que é como um “item de segurança” fundamental pra nós. Inclusive, como forma de pressão, e enquanto uma reforma mais sistemática não ocorrer, procedendo reclamações formais (CET, Subprefeituras) para a manutenção e recapeamento onde exista pontos de risco.

          Já sobre o “abalroamento”, o que te aconselho é, se possível, não fazer pouco caso, não “deixar pra lá”. Se tiver como identificar o veículo e fazer um Boletim de Ocorrência, faça. Na ciclofaixa, a preferência é do ciclista, e o condutor do veículo motorizado que não respeitar isso não estará apenas transgredindo uma mera infração de trânsito: ele está atentando contra sua integridade física, Maria Cecília, pior, contra sua própria vida.

          Enfim, desculpe se me exaltei um pouco no “espírito da polêmica”. Como eu disse antes, entendendo melhor os fatos que a levaram a ter tal ponto de vista, espero que agora, com minha resposta, você venha a reconsiderá-lo.

          Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

        2. Como bem frisou o CiceroS, o viario da cidade não tem espaço para ciclovias padrão Faria Lima por não terem sido projetadas para isso. Veja que onde há espaço, eles construiram a ciclovia no canteiro central, a exemplo das avenidas Atlantica, Eliseu de Almeida, Gastão Vidigal, Escola Politecnica, Braz leme, cruzeiro do sul, entre outras.

          Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

  3. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 1 Thumb down 21

    1. Vergonhoso é você não apresentar nenhum contra-argumento, Hélio, não escreveu um único sequer. Mas, por favor, razoáveis e dignos de discussão, ok? E 18, não esqueça, 18 contra-argumentos, um para cada argumento listado no post.

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  4. Pois é amigos, vejo nesse post as razões para apoiar e onde moro Butantã infelizmente as pessoas não tem essa mesma ideia.

    A rua onde moro Valson Lopes, está sendo implantada uma ciclovia que será Circuito USP que ligara varias ruas do bairro a USP.

    Porem já existe uma pedição feita por moradores do condomínio onde moro solicitando o cancelamento da implantação por motivos citados que não condiz com a verdade.

    Mas o real interesse que mobilizou isso tudo é que vai atrapalhar o transito “na minha rua” como muitos dizem, que o ciclista não terá seguração naquela via, recomenda que seja desviado para outra via (afinal lá pode, não está passando em frente a minha casa mas sim na dos outro), não poderei mais estacionar o carro na via entre outras coisas absurdas relacionado até a falta de água que um ciclista toma mais banho.

    Portanto peço o apoio de vocês para que isso não aconteça e sim seja implantada a via e não que prevaleça o interesse de algum achando que são donos da rua.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

    1. Essa da falta de água para o ciclista tomar banho é sensacional!!! Representa o cúmulo do desespero de quem não tem argumentos.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  5. SOU GAÚCHA,MAS RESIDO NO RIO DE JANEIRO,TENHO AMIGOS EM MONTENEGRO,APOIO A CICLOVIA,POR SER SALUTAR,ECONÔMICA,SEM POLUIÇÃO,DESDE QUE OS CICLISTAS TENHAM A DEVIDA SEGURANÇA.NA MAIORIA DAS CIDADES, JÁ EXISTEM CICLOVIAS, QUE AJUDAM MUITO,NA LOCOMOÇÃO,E PORQUE MONTENEGRO NÃO TERIA? VAMOS LUTAR A FAVOR.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. sou gaucha mas resido no rio de janeiro,e acho excelente o meu amado rio grande do sul ,ter ciclovias,é excelente para saúde,econômico e não polui.por favor vamos lutar por isso é mais do que válido.contem comigo.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. A lista dos “pró” está justa e técnica. É o que ocorre. Antes dessa gestão, o tema não era destaque. Se falássemos então sobre locomoção urbana, onde metrôs e trens estão em déficit, voltaria a se comentar na opção do pedal. Então, é irreversível a tendência. As ciclovias vieram depois, das calças, ruas e avenidas; portanto a maioria foi adaptada ao que existe. Algumas ciclovias sobem em calçadas, outras eliminam uma faixa de veículo. Num primeiro momento no conceito emergencial, pode ser funcional; mas não é engenharia inteligente. Países de ciclovias adaptadas, também fizeram o mesmo. Há leis a serem adequadas para sanções cabíveis à infratores tanto ciclistas, como motociclistas e motoristas.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  8. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 1 Thumb down 19

  9. Tem uma outra coisa sobre o uso de bicicletas que neste momento de escassez de água faz saltar os olhos: um carro pode gastar no mínimo mil litros ( caixa de água de residencia ) segundo Akatu http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Producao-industrial-aposta-no-consumo-racional-de-agua, mas pode passar tranquilamente isto ( em alguns sites falam de 400 mil litros http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/4912/1/quanta-agua-e-gasta.html), enquanto que a bicicleta com certeza utiliza-se menos água para sua fabricação. Sobre a manutenção o uso da água também é maior nos automóveis: Para lavar 1 carro utiliza-se 90 litros de água. ( http://www.amvapmg.org.br/con_cisam_curiosidades02.htm ), lavar bicicleta não vai 5 litros.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    1. Também não contribui para as Ilhas de Calor, pois ao contrário do carro que gera muito calor ( os motores a combustão, os elétricos não geram esse calor todo ), bicicleta transfere pouquíssimo calor para o meio ambiente.

      Thumb up 3 Thumb down 0

      1. O calor que a bicicleta em si transfere pode ser desconsiderado, já que não há motor para produzi-lo. Há apenas um mínimo, causado pelo atrito dos pneus e peças.

        Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

        1. Isso mesmo. Em resumo, bicicleta é um transporte tranquilamente sustentável. Trens e metrô são também porque usam energia elétrica, embora o problema seja justamente este: eletricidade, depende da infraestrutura de transmissão e geração elétrica. Ônibus, eventualmente terá que trocar o combustível pelo elétrico ou híbrido. Em termos administrativos, a ciclovia tem menos trabalho, ou seja, para mantê-lo é uma fração das vias normais. Temos que it procurando os fatos que o comprovem. Como dizem contra fatos não há argumentos. E, assim, diminuimos a fase inicial da resistência.

          Thumb up 2 Thumb down 0

        2. Fiz um teste, postando numa comunidade no Facebook. Tem gente que contesta. E essa é uma boa oportunidade de mostrar as vantagens, melhor, o acréscimo de qualidade de vida nas pessoas. Embora é claro, há aqueles problemas como aquele do lojista de carros, as desvantagens que deve ser trabalhado. Em um ponto eles tem razão, não foram informados ou consultados. Então antes de haver uma implantação de ciclovia, é bom a comunidade já ir trabalhando, ou fazer lição de casa. Como fiz esta tentativa numa comunidade do Facebook. Creio que esta é uma das atividades de um legítimo cicloativista, como o William. O William está atuando no macro, e o restante do pessoal tem que atuar no micro, ou seja, no local onde moram, trafegam, trabalham.

          Thumb up 2 Thumb down 0

  10. Excelente. Esse texto pode servir como referência e ponto de reflexão até mesmo para alguns relutantes e recalcitrantes, pois não deixa nada de lado! Parabéns ao vá de bike. É indispensável movimentar-se para apoiar e defender essa grande conquista para a cidade de São Paulo!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    1. É importante que nós mais conscientes dos benefícios ( e das resistências ), sejamos o disseminador deste conhecimento, desta conscientização. Aí eu recomendo a leitura do livrinho do Mário Sérgio Cortela e Renato Janine Ribeiro: “Política para não ser idiota.”. A palavra idiota parece ofensivo, mas não é, se refere a pessoa que não procura se informar, participar da comunidade ( mais explicação você acha no YouTube, no Google, e no livro ). E é justamente pessoas assim que oferecem resistência, porque não tem o conhecimento, e por causa desta postura não procuram saber das coisas. O cicloativista depara com esta resistência, este problema. Estamos propondo uma solução para os problemas de qualidade de vida nesta cidade, desta maneira, temos por obrigação, saber o maior possível de consequências desta solução na vida das pessoas, para poder mostrar que é uma boa termos ciclovias na cidade, não se contentem com este tópico, procurem mais e mais implicações que podem beneficiar a vida das pessoas, enriquecendo-a.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  11. Muitos pontos positivos e bem argumentados, excelente! Dia desses pedalando no horário de pico em uma avenida congestionada em SP, parei no farol vermelho ao lado de um motorista em veículo de passeio (aliás, era o único ocupante do carro). Ele olhou pra mim e disse “um dia todos estarão andando de bicicleta q nem vc”. Apenas respondi “tomara”, sorri e segui em frente qdo o farol abriu. As manifestações nas ruas dos motoristas em relação aos ciclistas está se tornando mais amistosa e o respeito aumenta tb. Sinto isso no dia a dia.

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *