Ciclista pedala em trecho sem ciclovia da Av. Domingos de Morais. Em suas costas, o cartaz que diz: "respeite, um carro a menos". Foto: Willian Cruz

Abaixo-assinado a favor de ciclovias será entregue ao prefeito de São Paulo em 22/9

Petição, que já conta com mais de 7 mil assinaturas e o apoio de 16 entidades, será entregue a Fernando Haddad no Dia Mundial Sem Carro. Assine!

Ciclista pedala em trecho sem ciclovia da Av. Domingos de Morais. Em suas costas, o cartaz que diz: "respeite, um carro a menos". Foto: Willian Cruz
Ciclista pedala em trecho sem ciclovia da Av. Domingos de Morais. Em suas costas, o cartaz que diz: “respeite, um carro a menos”. Foto: Willian Cruz

Construído colaborativamente por ciclistas paulistanos, o manifesto a favor de ciclovias, preparado em forma de abaixo-assinado, será entregue ao prefeito Fernando Haddad na próxima segunda-feira, 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro. A petição, que já conta com mais de 7 mil assinaturas e o apoio de 16 entidades, incluindo a Rede Nossa São Paulo, ainda está aberta a novas assinaturas (clique aqui). Segundo a programação da Semana da Mobilidade, o prefeito e o secretário de Transportes irão ao trabalho de bicicleta nesse dia.

Mãe e criança indo para a escola são colocadas em risco por carros estacionados na ciclovia. Na volta, ela terá que circular na contramão com a criança, indo de encontro a carros como o que vemos se aproximando ali ao fundo. Foto: Paulo Preto
Mãe e criança indo para a escola são colocadas em risco por carros estacionados propositalmente na ciclovia, negando seu direito de circulação segura. No caminho de volta, ela terá que circular na contramão da via com a criança, indo de encontro a carros como o que vemos se aproximando ali ao fundo. Foto: Paulo Preto

Oposição a ciclovias

Sabemos que há em São Paulo alguns movimentos isolados contrários à implantação de ciclovias. São em geral preocupações locais, que fazem sentido somente se enxergarmos nossos bairros como partes desconectadas da cidade – um individualismo sem nenhuma lógica. Enquanto negam o direito coletivo de utilização segura das ruas em bicicletas, essas vozes defendem ainda que o espaço público (de todos) siga sendo utilizado para fins particulares, na forma de vagas de estacionamento exclusivo de automóveis, em detrimento a vias de circulação de pessoas utilizando o veículo bicicleta.

Envie por e-mail a seus contatos, compartilhe nas redes sociais. Divulgue e estimule a adesão. Vamos mostrar que, ao contrário do que alguns tentam nos fazer acreditar, muita gente na cidade quer, sim, as vias para ciclistas.

Só temos mais esse final de semana. A hora é agora. Contamos com vocês para divulgar a petição!

Por que assinar

A iniciativa de criar novas ciclovias na cidade representa um enorme passo em direção a uma cidade mais justa, mais inclusiva e mais democrática.  Mesmo que ainda existam pontos de melhora, que as ciclovias ainda não estejam totalmente conectadas e que ainda não atinjam toda a cidade, elas representam melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito. Uma cidade que nossos filhos merecem receber de nossas mãos.

“Implantar uma ampla rede de ciclovias em São Paulo é garantir uma cidade segura e saudável para todos aqueles que querem usar a bicicleta como meio de transporte e lazer”, afirma Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, ressaltando que a entidade apoia o transporte cicloviário e as políticas de mobilidade sustentável desde sua fundação, em 2007.

A maior cidade do Brasil ainda está estacionada no século passado em relação à mobilidade. Negar o desenvolvimento sustentável e o uso da bicicleta como alternativa de transporte aos cidadãos é manter um conceito ultrapassado e já abandonado nas cidades mais desenvolvidas do mundo, além de negar a quem utiliza esse meio de transporte seu direito inalienável de escolha. Em última análise, é negar a proteção à vida dessas pessoas.

Se você ainda está na dúvida sobre assinar ou não, leia este artigo. Leia também sobre a demanda por ciclovias em São Paulo.

Veja 18 razões para apoiar a implantação de ciclovias

3 comentários em “Abaixo-assinado a favor de ciclovias será entregue ao prefeito de São Paulo em 22/9

  1. gostaria que nosso prefeito olhasse mais p/ a Z.LESTE de sao paulo,precisamos de mais ciclovias/ciclofaixas nessa regiao,inclusive em viadutos como esses que fazem o contorno no estadio do corinthians poderiam virar uma ótima opçao de lazer a todos daqui,fica a dica.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *