Niterói recebe passeio ciclístico de mulheres neste domingo (14/9)

Passeio terá cerca de 25km, e está marcado para às 7h30 do dia 14/9, domingo.

Passeio terá cerca de 25km, e está marcado para às 7h30 do dia 14/9, domingo.

A ciclista Juliana de Almeida, responsável pela criação do grupo As Ciclistas do Rio de Janeiro, espera reunir mais de 100 pessoas para o “I Passeio Ciclístico Mulheres Movam-se”, que acontecerá em 14 de setembro, domingo, em Niterói (RJ). O ponto de encontro será na Praça JK, ao lado da estação das Barcas SA, com destino à Fortaleza de Santa Cruz da Barra, retornando ao mesmo local de partida. A saída está marcada para às 7h30.

A pedalada terá um total aproximado de 25 Km e passará por pontos turísticos como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que chama atenção pela construção em forma de disco voador. O MAC, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é um dos símbolos de Niterói.

Museu de Arte Contemporânea, um dos símbolos de Niterói, está no roteiro do passeio. Foto: Fabio Nazareth

Museu de Arte Contemporânea, um dos símbolos de Niterói, está no roteiro do passeio. Foto: Fabio Nazareth

O grupo As Ciclistas do Rio de Janeiro conta com cerca de 130 integrantes, e foi criado com objetivo de reunir mulheres que gostam de pedalar. “Entrei para um grupo de pedal de trilhas, só que a maioria era de homens”, explica Juliana, que teve como principal incentivador o marido, de quem ganhou uma bicicleta de presente.

Para a técnica em documentação Franciele Patrícia, que faz parte do grupo, a pedalada é uma forma de vencer os próprios limites. “Superação! É esse o termo mais importante, seja qual for o objetivo pessoal de cada uma das mulheres que inicia nesse mundo do pedal, superação é essencial.”

A Pedalada também é para homens, diz Juliana, cujo marido é um aliado para a concretização da atividade. “Quando o grupo atingiu a marca de 100 integrantes, combinamos de promover uma pedalada especial para o Dia Internacional das Mulheres, e quando cheguei ao ponto de encontro havia muito mais meninos. Todos são bem-vindos”, diz a idealizadora do grupo.

A cidade de Niterói está passando por mudanças na estrutura cicloviária. De acordo com o coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso, que está no cargo desde agosto de 2013, existem muitos planos para o desenvolvimento da malha cicloviária da cidade, que em um ano passou de 15 Km para 30 km. Outra conquista foi a instalação de um bicicletário no MAC e o ingresso gratuito para quem chegar de bicicleta no museu.

Serviço

O quê: I Passeio Ciclístico Mulheres Movam-se

Quando: 14/9, domingo

Onde: saída da Praça JK, ao lado da estação das Barcas SA

Horário: concentração às 7h30

Inscrição: preencher formulário aqui

Mais informações na página do evento.


6 comentários para Niterói recebe passeio ciclístico de mulheres neste domingo (14/9)

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>