Curitiba inaugura Praça de Bolso do Ciclista

Após cinco meses de obras realizadas por voluntários, Praça de Bolso do Ciclista é inaugurada em Curitiba. Foto: Mundo Munhoz

Após cinco meses de obras realizadas por voluntários, Praça de Bolso do Ciclista é inaugurada em Curitiba. Foto: Mundo Munhoz

Na segunda-feira 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, foi inaugurada oficialmente em Curitiba (PR) a Praça de Bolso do Ciclista, com a presença do prefeito Gustavo Fruet (PDT). O evento integrou a série de atividades da Semana da Mobilidade organizada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu).

A praça fica na esquina da rua São Francisco com a rua Presidente Faria, no centro da capital paranaense, em frente à Bicicletaria Cultural, tradicional ponto de encontro dos ciclistas da cidade. “Queremos que a praça seja um local de celebração e convivência”, afirma Jorge Brand, também conhecido como Goura Nataraj, membro da CicloIguaçu. Nos últimos dias, o local recebeu shows e performances de diferentes grupos, incluindo a Musicletada.

Terreno da Praça de Bolso antes da reforma. Foto: Reprodução/CicloIguaçu

Terreno da Praça de Bolso antes da reforma. Foto: Reprodução/CicloIguaçu

Com 127,8 m², o local era um terreno abandonado da prefeitura e foi completamente recuperado em cinco meses de obras. A transformação foi possível graças a uma parceria com a prefeitura de Curitiba e ao trabalho de voluntários aos fins de semana. Foi necessária a realização de terraplanagem, construção de muro, bancos, entre outras coisas. A praça recebeu ainda sete paraciclos e aguarda a instalação de mosaicos, ponto de wi-fi e a retirada de um poste. “Esta praça é um respiro no cimento dos prédios”, diz Goura. “Queremos que esse modelo seja replicado nas periferias.”

Durante o 3º Fórum Mundial da Bicicleta, realizado em fevereiro desse ano, a artista suíça Mona Caron deixou sua arte em um mural na praça. Radicada nos Estados Unidos há mais de 20 anos, Mona foi uma das primeiras participantes da Massa Crítica de São Francisco e possui uma extensa obra cujo foco principal está nos murais pintados em diferentes cidades do mundo.

A prefeitura de Curitiba planeja uma ciclovia na frente da praça, pela rua Presidente Faria, ligando as vias calmas da rua 7 de Setembro e da avenida João Gualberto.

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>