Ciclovias de São Paulo terão asfalto especial para bicicletas

Pavimentação de ciclovia na Holanda: asfalto já vem vermelho. Imagem: BicycleDutch/Reprodução

Pavimentação de ciclovia na Holanda: asfalto já vem vermelho. Imagem: BicycleDutch/Reprodução

Nota sobre a intenção de realizar a licitação saiu apenas na versão impressa do jornal. Imagem: Reprodução

Nota sobre a intenção de realizar a licitação saiu apenas na versão impressa do jornal. Imagem: Reprodução

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) está preparando uma licitação para produção e instalação de asfalto especial para as ciclovias da cidade. O pavimento deverá vir pigmentado na cor vermelha e oferecer maior aderência aos pneus.

A notícia foi publicada no jornal O Estado de São Paulo, no sábado 18 de outubro. “Você tira aquela capinha de dois ou três centímetros [de asfalto] e aí põe a massa asfáltica pigmentada. Não tem mais o problema [do desgaste] da pintura e você prepara a própria sarjeta e a guia”, declarou ao jornal o secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto.

A aplicação de asfalto específico deve melhorar a aderência em situações de chuva (embora em nossos testes não tenham ocorrido problemas), o leve desgaste que já aparece na tinta de algumas das ciclovias e o desnível em relação à sarjeta em alguns locais – além de que a aplicação de novo asfalto representa, por si só, uma melhora grande na qualidade do pavimento.

Holanda também usa asfalto pigmentado

País tido como referência em bicimobilidade, a Holanda também utiliza asfalto pigmentado em ciclovias e ciclofaixas. O vídeo abaixo, produzido pelo site BicycleDutch, mostra o processo de recapeamento de uma rua com ciclofaixas, utilizando um asfalto diferente para a área das bicicletas.


19 comentários para Ciclovias de São Paulo terão asfalto especial para bicicletas

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>