Pavimentação de ciclovia na Holanda: asfalto já vem vermelho. Imagem: BicycleDutch/Reprodução

Ciclovias de São Paulo terão asfalto especial para bicicletas

CET-SP está preparando licitação para asfalto especial nas ciclovias, já pigmentado na cor vermelha. Holanda utiliza mesmo sistema, veja em vídeo.

Pavimentação de ciclovia na Holanda: asfalto já vem vermelho. Imagem: BicycleDutch/Reprodução
Pavimentação de ciclovia na Holanda: asfalto já vem vermelho. Imagem: BicycleDutch/Reprodução
Nota sobre a intenção de realizar a licitação saiu apenas na versão impressa do jornal. Imagem: Reprodução
Nota sobre a intenção de realizar a licitação saiu apenas na versão impressa do jornal. Imagem: Reprodução

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) está preparando uma licitação para produção e instalação de asfalto especial para as ciclovias da cidade. O pavimento deverá vir pigmentado na cor vermelha e oferecer maior aderência aos pneus.

A notícia foi publicada no jornal O Estado de São Paulo, no sábado 18 de outubro. “Você tira aquela capinha de dois ou três centímetros [de asfalto] e aí põe a massa asfáltica pigmentada. Não tem mais o problema [do desgaste] da pintura e você prepara a própria sarjeta e a guia”, declarou ao jornal o secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto.

A aplicação de asfalto específico deve melhorar a aderência em situações de chuva (embora em nossos testes não tenham ocorrido problemas), o leve desgaste que já aparece na tinta de algumas das ciclovias e o desnível em relação à sarjeta em alguns locais – além de que a aplicação de novo asfalto representa, por si só, uma melhora grande na qualidade do pavimento.

Holanda também usa asfalto pigmentado

País tido como referência em bicimobilidade, a Holanda também utiliza asfalto pigmentado em ciclovias e ciclofaixas. O vídeo abaixo, produzido pelo site BicycleDutch, mostra o processo de recapeamento de uma rua com ciclofaixas, utilizando um asfalto diferente para a área das bicicletas.


19 comentários em “Ciclovias de São Paulo terão asfalto especial para bicicletas

  1. Tem previsão de quando começa a aplicação do novo asfalto???
    já pensou? ciclovia que não escorrega, chão liso sem as ondas….
    QUE JÓIA JILMAR…..

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  2. Meus caros…a tinta de sinalização escorregadia é uma praga que se alastra pelo BRASIL inteiro, infelizmente….Aqui em Porto Alegre, não lembro mais quantas reuniões compareci implorando que não colocassem mais esta maldita tinta. Já presenciei tombos com fraturas bem sérias.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. A prefeitura pode aproveitar e começar a pavimentar as ruas da cidade da mesma forma desse video, e nao do jeito que fazem hj q a rua fica parecendo uma lombada

    Thumb up 5 Thumb down 2

  4. Que bom! A gente precisa de algo melhor mesmo. Aqui em Vitória usaram uma tinta vermelha de sinalização mas quando chove pouco vira um sabão os ciclsitas caem muito facilmente mesmo com mountain bike. Semana passada vi um ciclista cair na minha frente em baixa velocidade.

    Thumb up 2 Thumb down 0

      1. Isto é o que acontece só pintando … sendo líquido ele tende a fazer uma superfície lisa quando excessivamente aplicado … o que acontece com frequência. Boa observação, é algo que devemos olhar nas “ciclovias” novas que o prefeito Haddad está implantando, além de verificar buracos, irregularidades, carros parados, e humor da vizinhança. :-).

        Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Que inveja desses holandeses. Vamos torcer pra prefeitura seguir melhorando as coisas por aqui. O primeiro passo já foi dado, agora é cobrar para que as ciclovias sejam cada vez melhores.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  6. Desculpem, acabei fazendo uma reclamação e não comentei o assunto principal do post.

    Que coisa linda hein!

    Andar numa ciclovia como a do vídeo é como um motorista digirir numa Rod. Anhanguera/Washigton Luis. Rsss.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  7. E Falando em desnível em relação à sarjeta…

    Também é muito comum as bolas de asfalto que se formam junto a sarjeta, acredito que com o calor mais o peso dos ônibus/caminhões o asfalto começa a se esparramar em cima das sarjetas formando aquelas protuberâncias que para uma bicicleta é um grande problema.

    Quando o pessoal está preparando a ciclovia já não podiam consertar estas pequenas coisas?

    Eles simplesmente vão pintando o asfalto do jeito que está?

    Vale lembrar também de algumas tampas de bueiro que ficam um pouco abaixo do nível do asfalto.

    Thumb up 2 Thumb down 2

  8. Muito bacana já irem vendo licitação, que demora demais, para ir arrumando as coisas, mas isso é para ser feito junto ou após os 400 km de ciclovias e ciclofaixas prometidos!

    Falando em o que fazer primeiro, já começaram a arrumar algumas pontes para as bikes, bota a notícia ai, chefe!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  9. olhando pra algo tão bem feito, e planejado da gosto de se ver. chega ser convidativo, fazer um passeio de bicicleta ou ate mesmo, fazer da mesma seu meio de transporte.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *