Empresa cria blocagem em forma de gatilho e troca de pneu fica mais rápida

Novo sistema de blocagem é mais simples e fácil de ser operado do que os tradicionais. Foto: Reprodução

Novo sistema de blocagem é mais simples e fácil de ser operado do que os tradicionais. Foto: Reprodução

Colocar e tirar uma roda de bicicleta se tornou muito fácil com a invenção da blocagem: não são necessárias ferramentas e qualquer um pode fazer. Mas a empresa norte-americana Topolino Technology levou essa facilidade a um novo nível.

Batizado de Speed Release, o sistema de blocagem criado pela empresa é mais simples e ágil de se operar. Um adaptador semelhante a uma porca é inserido no garfo (na frente) e na gancheira (atrás). A blocagem fica junto ao cubo e possui uma alavanca de aperto em forma de borboleta, facilitando seu manuseio.

A blocagem salta com apenas um clique, funcionando como uma espécie de gatilho graças a uma mola interna. Para travar ou destravar, basta girar o botão borboleta do mesmo jeito que uma blocagem padrão.

Veja no vídeo o funcionamento na prática (em inglês):

O sistema funciona em qualquer tipo de garfo e não impacta no desempenho de velocidade do ciclista. A blocagem pesa apenas 140 gramas, já considerando o adaptador. Segundo a empresa, uma versão em titânio será fabricada posteriormente, o que tornará o equipamento mais leve e resistente. Também está sendo desenvolvido um sistema específico para bicicletas de cyclecross.

A segurança do sistema foi atestada pela União Ciclística Internacional (UCI) e o equipamento tem autorização para ser usado em competições de pista e estrada. A empresa ainda não informou o preço.

Criada em 1999, a Topolino Technology se especializou na produção de tecnologia em rodas para bicicletas e cadeira de rodas.


1 comentário para Empresa cria blocagem em forma de gatilho e troca de pneu fica mais rápida

  • Marcos Antonio

    Não vi grande diferença comparando com a blocagagem padrão!
    Ou eu não entendi direito.

    De qualquer forma, tem que girar para dar o aperto que vai segurar a roda?
    E a blocagem padrão também tem umas molinhas que acabam empurrando as pontas da blocagem para fora facilitando a retirada…

    Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>