Bicicletada Inclusiva 2014 levará pessoas com e sem deficiência para pedalar na Av. Paulista

Hadbikes na Bicicletada Inclusiva 2013. Foto: Rachel Schein

Hadbikes na Bicicletada Inclusiva 2013. Foto: Rachel Schein

Nesse domingo, 7 de dezembro, pessoas com deficiência pedalarão bicicletas de diversos tipos na avenida mais famosa da cidade. É a IV Bicicletada Inclusiva, que faz parte das atividades da Virada Inclusiva 2014 – evento que além de celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), possibilita que todos possam estar juntos em ações inclusivas entre as pessoas com e sem deficiência, nas ruas, praças, parques, museus e teatros do Estado de São Paulo.

O encontro acontece a partir das 10h na Praça do Ciclista (Av. Paulista, próximo à Consolação), com grupos saindo para passeios na Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista – uma via reta e plana, com as bicicletas protegidas dos demais veículos por cones e sinalização. Veja como foram as edições 2012 e 2013!

“A Bicicletada Inclusiva não é só para pessoas com deficiência, mas para todos, porque a ideia justamente é trazer e levar o discurso da inclusão”, conta Marcio Bustamante, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, um dos organizadores do evento. “Acessibilidade não é somente rampa, a gente precisa ter acesso à cultura, a lazer, a informação”, esclareceu Valdir Gonçalves, participante da Virada Inclusiva, durante a edição 2013.

O passeio é aberto a todos, gratuito e a participação é incentivada. Voluntários do projeto Bike Anjo também estarão participando. Bora lá pedalar conosco! :D

Se você possui algum tipo de deficiência e nunca teve a oportunidade de andar de bicicleta, venha passear com a gente!

Se não possui, venha ajudar a mostrar que a bicicleta inclui a todos de forma democrática, une as pessoas em torno de causas cidadãs e fortalece laços, lutas, amizades, ideais. A bicicleta torna nossa cidade mais humana e espalha amor por onde passa.

Na Bicicletada Inclusiva, pessoas que nunca andaram de bicicleta podem ter o prazer de experimentar essa sensação. Serão disponibilizadas bicicletas convencionais e adaptadas para pessoas com e sem deficiência passearem e se divertirem na Ciclofaixa de Lazer.

Veja mais no vídeo abaixo, que gravamos durante a pedalada 2013, e também nossa galeria de fotos!

Bicicletas adaptadas

Leia também
Handbike, uma bicicleta inclusivaConheça o ciclismo ParalímpicoAjudando deficientes visuais a pedalar

Sempre dizemos que bicicleta é para todos. E para que todo mundo possa se divertir no passeio, teremos vários tipos de bicicleta disponíveis para uso. Algumas serão levadas por participantes do evento e apoiadores, que poderão emprestá-las para quem não tiver e quiser experimentar.

O destaque são as Handbikes, bicicletas reclinadas que são “pedaladas” com as mãos. Na verdade são um tipo de triciclo, por terem três rodas). Nesse modelo, o participante passeia sozinho, com seu próprio esforço.

Vem com a gente, vai ser divertido! \o/

Bicicletas e triciclos de diversos tipos permitem a mobilidade e a diversão dos participantes. Foto: Willian Cruz

Bicicletas e triciclos de diversos tipos permitem a mobilidade e a diversão dos participantes.

Marcio Campos levando a Dirce para uma volta de tandem no Parque Villa Lobos.

A “tandem” permite ao deficiente visual experimentar a leveza e a alegria de andar de bicicleta. Foto: Willian Cruz

Tem uma handbike ou tandem?

A quantidade de bicicletas disponíveis é bastante limitada, por isso, se você tiver possui uma handbike, uma tandem (bicicleta de dois lugares) ou outro veículo adaptado, pedimos por favor que o leve, para ajudar a proporcionar essa sensação a quem ainda não a experimentou! :)

A importância do evento

Segundo o IBGE, em 2010 havia 45,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil e São Paulo é a cidade que concentra a maior parte delas. Segundo o mesmo Censo, são 2,8 milhões na capital paulista, que precisam se locomover todos os dias para estudar, trabalhar e se divertir – um número maior que a população total de Salvador (2010), a terceira maior cidade do país.

Não é pouca coisa. Por isso, o evento traz à pauta a discussão sobre a necessidade de inclusão e acessibilidade para esse contingente de cidadãos.

Quando e onde

Domingo, 7 de dezembro de 2013

Passeio: a partir das 10h, com saídas da Praça do Ciclista (veja mapa)

A Praça do Ciclista fica no final da Avenida Paulista, bem próximo ao Metrô Consolação. E a Ciclofaixa de Lazer passa por diversas outras estações de Metrô (veja aqui), de onde você pode desembarcar e pedalar pela área protegida por cones até chegar na Praça. Aproveite o domingo! :)

Tire suas dúvidas na página da Bicicletada Inclusiva no Facebook!

virada inclusiva logo

Virada Inclusiva

A Bicicletada Inclusiva é parte da 5ª Virada Inclusiva, que acontece nos dias 3, 6 e 7 de dezembro. Inspirado na Virada Cultural e na Virada Esportiva, o evento oferece mais de 600 atividades culturais, esportivas e de lazer nas ruas, praças, parques, museus e teatros de todo o Estado, reunindo sempre pessoas com e sem deficiência.

Os locais e as atrações têm acessibilidade fĩsica e de comunicação, com uma programação inclusiva e gratuita, para que TODOS possam participar ou acompanhar as atividades em igualdade de condições.

A Virada Inclusiva é organizada em conjunto por mais de 100 parceiros, entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e conta com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo.

Mais informações no site oficial.

O Vá de Bike e o Bike Anjo apoiam essa pedalada. Vem com a gente fazer desse passeio uma grande festa!

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>