Foto: Flávio Bonanome

Pedalada Pelada 2017 acontecerá nesse sábado (11/3), em várias cidades

Nudez não é obrigatória, mas encorajada, ainda que parcial. Veja fotos de outras edições, saiba quais as cidades e entenda o motivo da manifestação.

Foto: Renato Vasconcellos
Foto: Renato Vasconcellos
Participantes fazem desenhos e escrevem frases em seus corpos. A nudez como protesto tem sido respeitada pelas autoridades e o evento ocorre tranquilamente, em clima de festa. Foto: Rachel Schein
Participantes fazem desenhos e escrevem frases em seus corpos. A nudez como protesto tem sido respeitada pelas autoridades e o evento ocorre tranquilamente, em clima de festa. Foto: Rachel Schein

Todos os anos, inúmeras cidades ao redor do mundo realizam a World Naked Bike Ride (WNBR), conhecida no Brasil como Pedalada Pelada. No hemisfério sul, a manifestação ocorrerá no dia 11 de março, sábado. Na metade norte do planeta, a ação acontece em 10 de junho, aproveitando o verão de lá.

Atualizado: veja fotos da pedalada em São Paulo e saiba sobre a proibição em Belo Horizonte

Mas por que tantas pessoas pedalarão nuas nesse dia? Vem com a gente.

O que é a Pedalada Pelada

O objetivo da manifestação é chamar atenção para a situação de fragilidade e quase invisibilidade do ciclista no país, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público.

Várias razões levam as pessoas a participarem da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, celebrar o corpo e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais.

Foto: Silvia Ballan
Foto: Silvia Ballan

Nus ou seminus, os manifestantes costumam pintar os corpos com frases de efeito, passando cada qual sua mensagem.

E por que sem roupa?

A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. Também é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, parte da imprensa e especialmente pelo poder público ao pedalar sem roupa.

Tirar a roupa pra protestar não é novidade e nem faz parte só do universo das bicicletas. Veja neste link alguns protestos feitos pelo Brasil e pelo mundo usando o corpo como arma política e forma de expressão.

Galerias de fotos

São Paulo, 2019

São Paulo, 2018

São Paulo, 2017

São Paulo, 2016

São Paulo, 2015

Rio, 2015

São Paulo, 2014

Floripa, 2014

São Paulo, 2013

São Paulo, 2012

Veja em vídeo como é uma Pedalada Pelada

Foto: Silvia Ballan/VdB

É preciso ficar totalmente nu?

O princípio da WNBR é “o quão nu você ousar”. Ou seja: a nudez total não é obrigatória, mas é encorajada ao menos parcialmente.

Veja as galerias de fotos ao lado e inspire-se!

Dúvidas?

Neste endereço há respostas para perguntas frequentes e muitas dicas para quem pretende participar.

Nesta página há um “tutorial jurídico”.

Converse também com os demais participantes na página de cada evento, no Facebook (veja abaixo).

Quando e onde

Concentração da Pedalada Pelada 2016 em São Paulo, na Praça do Ciclista. Foto: Flavio Bonanome
Concentração da Pedalada Pelada 2016 em São Paulo, na Praça do Ciclista. Foto: Flavio Bonanome

As cidades brasileiras que já confirmaram a realização do protesto nesse sábado são Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Porto Alegre já realizou o evento no último fim de semana, no dia 3 (veja aqui). Foi o quinto da história da cidade.

No Rio e em Florianópolis, a manifestação está em sua quarta edição. São Paulo já tem a ação como uma tradição, que está sendo realizada pelo décimo ano consecutivo na capital.

Para saber horário e local de concentração da Pedalada Pelada em cada cidade, acesse as páginas dos eventos no Facebook:

Belo Horizonte/MG

Florianópolis/SC

Rio de Janeiro/RJ

São Paulo/SP

Vai ter Pedalada Pelada na sua cidade? Deixe o link aqui nos comentários!

3 comentários em “Pedalada Pelada 2017 acontecerá nesse sábado (11/3), em várias cidades

  1. QUE PALHAÇADA ESSA PEDALADA PELADA! PERDE TODO O MEU RESPEITO!!! ODEIO QUALQUER TIPO DE APELAÇÃO PARA REVINDICAR DIREITOS.
    COM TODO O MEU REPÚDIO, ESCREVO EM CAIXA ALTA.
    MARIA LUCIANI

    Thumb up 2 Thumb down 5

    1. Maria Luciani, desconfio que se a violência no trânsito tivesse te afetado, você iria rever sua opinião sobre a manifestação do nu. Não há nada de engraçado (PALHAÇADA) em perder pessoas queridas, ver ou ser mutilado apenas pelo fato de você ter escolhido um meio de locomoção – a bicicleta – que foge à regra do uso do veiculo automotor particular, mesmo sendo esse meio de transporte reconhecido pelo Código de Trânsito Brasileiro e ter seu direito às ruas assegurado em lei. Há urgência para que todas as formas de deslocamento nas vias sejam respeitadas, que as leis sejam cumpridas e também revistas a fim de dar ainda mais segurança aos usuários mais frágeis das vias (pedestres e ciclistas). Se ficar nu é apelação, então sim, que apelemos. Porque as demandas por segurança no trânsito não estão sendo atendidas. Seu repúdio não afeta, a intenção do nu foi cumprida e ao menos dessa vez o ciclista foi visto.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *